Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4817
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Santos, Laís Alice Oliveira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5021603348570433 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Mariano, Sangelita Miranda Franco | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1240496516313247 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Libanio, Weverton Oliveira da Silva | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7172336784704571 | pt_BR |
dc.creator | Duarte, Pâmela Oliveira | - |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/3955505332837925 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-10T19:26:42Z | - |
dc.date.available | 2024-10-02 | - |
dc.date.available | 2024-10-10T19:26:42Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-02 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4817 | - |
dc.description.abstract | This paper analyzed the stereotypes surrounding Autism Spectrum Disorder (ASD) through a film analysis. We can define these stereotypes as prejudiced and simplified perceptions that often distort the reality of the condition. This issue directly impacts the development of inclusive education and the rights of people with Autism Spectrum Disorder. The aim of this study was to investigate the stereotypes created around people with ASD in the school context, from the perspective of film production. To this end, a review of the technical-scientific literature and a film analysis were carried out, with a view to summarizing and presenting the results of different studies on the subject, as well as a survey of films that dealt with ASD in a school context. The results of the analysis show that through film productions it is possible to disseminate myths about people with ASD, from the perspective of a normalizing idea, when these productions are made from the point of view of pre-established concepts, while when they set out to present aspects of autistic people who, even though they are under the same diagnosis, are different, these productions can be valuable tools for reflection on recognizing the singularities of each individual on the spectrum, valuing their unique abilities and talents. | pt_BR |
dc.description.resumo | O Presente trabalho analisou os estereótipos em torno do transtorno do espectro do Autista (TEA) por meio de uma análise fílmica. Podemos definir esses estereótipos como percepções preconceituosas e simplificadas que muitas vezes distorcem a realidade da condição. Esse assunto impacta diretamente o desenvolvimento de uma educação inclusiva e valer os direitos da pessoa com o Transtorno do Espectro do Autismo. O objetivo do presente estudo foi investigar os estereótipos criados em torno da pessoa com TEA no contexto escolar, sob a percepção da produção fílmica. Para tanto, foi realizada uma revisão da literatura técnico-científica e uma análise fílmica, na perspectiva de sumarizar e apresentar os resultados de diferentes pesquisas ligadas ao tema, Além de uma pesquisa sobre os filmes que abordassem sobre o TEA em contexto escolar. Os resultados das análises feitas apontam que por meio das produções fílmicas é possível disseminar mitos a respeito da pessoa com TEA, na perspectiva de uma ideia normalizadora, isso quando essas produções são elaboradas sob o olhar dos conceitos pré estabelecidos, já quando ela se propõe a apresentar os aspectos das pessoas autistas que mesmo estando sob o mesmo diagnósticos, são diferentes, essas produções podem ser valiosas ferramentas para uma reflexão de reconhecimento das singularidades de cada indivíduo no espectro valorizando suas habilidades e talentos únicos. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Pâmela Oliveira Duarte (pamela.duarte@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2024-10-10T19:06:30Z No. of bitstreams: 1 tcc_ Pamela Duarte.pdf: 1105367 bytes, checksum: 70109c6a5175c9961f5d8b383f48163b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2024-10-10T19:26:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_ Pamela Duarte.pdf: 1105367 bytes, checksum: 70109c6a5175c9961f5d8b383f48163b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2024-10-10T19:26:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_ Pamela Duarte.pdf: 1105367 bytes, checksum: 70109c6a5175c9961f5d8b383f48163b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-10-10T19:26:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc_ Pamela Duarte.pdf: 1105367 bytes, checksum: 70109c6a5175c9961f5d8b383f48163b (MD5) Previous issue date: 2024-10-02 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Morrinhos | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | TEA | pt_BR |
dc.subject | Estereótipos | pt_BR |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | pt_BR |
dc.title | ESTEREÓTIPOS EM TORNO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): UMA ANÁLISE FÍLMICA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_ Pamela Duarte.pdf | 1,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.