Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4817
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Laís Alice Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5021603348570433pt_BR
dc.contributor.referee1Mariano, Sangelita Miranda Franco-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1240496516313247pt_BR
dc.contributor.referee2Libanio, Weverton Oliveira da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7172336784704571pt_BR
dc.creatorDuarte, Pâmela Oliveira-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/3955505332837925pt_BR
dc.date.accessioned2024-10-10T19:26:42Z-
dc.date.available2024-10-02-
dc.date.available2024-10-10T19:26:42Z-
dc.date.issued2024-10-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4817-
dc.description.abstractThis paper analyzed the stereotypes surrounding Autism Spectrum Disorder (ASD) through a film analysis. We can define these stereotypes as prejudiced and simplified perceptions that often distort the reality of the condition. This issue directly impacts the development of inclusive education and the rights of people with Autism Spectrum Disorder. The aim of this study was to investigate the stereotypes created around people with ASD in the school context, from the perspective of film production. To this end, a review of the technical-scientific literature and a film analysis were carried out, with a view to summarizing and presenting the results of different studies on the subject, as well as a survey of films that dealt with ASD in a school context. The results of the analysis show that through film productions it is possible to disseminate myths about people with ASD, from the perspective of a normalizing idea, when these productions are made from the point of view of pre-established concepts, while when they set out to present aspects of autistic people who, even though they are under the same diagnosis, are different, these productions can be valuable tools for reflection on recognizing the singularities of each individual on the spectrum, valuing their unique abilities and talents.pt_BR
dc.description.resumoO Presente trabalho analisou os estereótipos em torno do transtorno do espectro do Autista (TEA) por meio de uma análise fílmica. Podemos definir esses estereótipos como percepções preconceituosas e simplificadas que muitas vezes distorcem a realidade da condição. Esse assunto impacta diretamente o desenvolvimento de uma educação inclusiva e valer os direitos da pessoa com o Transtorno do Espectro do Autismo. O objetivo do presente estudo foi investigar os estereótipos criados em torno da pessoa com TEA no contexto escolar, sob a percepção da produção fílmica. Para tanto, foi realizada uma revisão da literatura técnico-científica e uma análise fílmica, na perspectiva de sumarizar e apresentar os resultados de diferentes pesquisas ligadas ao tema, Além de uma pesquisa sobre os filmes que abordassem sobre o TEA em contexto escolar. Os resultados das análises feitas apontam que por meio das produções fílmicas é possível disseminar mitos a respeito da pessoa com TEA, na perspectiva de uma ideia normalizadora, isso quando essas produções são elaboradas sob o olhar dos conceitos pré estabelecidos, já quando ela se propõe a apresentar os aspectos das pessoas autistas que mesmo estando sob o mesmo diagnósticos, são diferentes, essas produções podem ser valiosas ferramentas para uma reflexão de reconhecimento das singularidades de cada indivíduo no espectro valorizando suas habilidades e talentos únicos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Pâmela Oliveira Duarte (pamela.duarte@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2024-10-10T19:06:30Z No. of bitstreams: 1 tcc_ Pamela Duarte.pdf: 1105367 bytes, checksum: 70109c6a5175c9961f5d8b383f48163b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2024-10-10T19:26:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_ Pamela Duarte.pdf: 1105367 bytes, checksum: 70109c6a5175c9961f5d8b383f48163b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2024-10-10T19:26:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_ Pamela Duarte.pdf: 1105367 bytes, checksum: 70109c6a5175c9961f5d8b383f48163b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-10T19:26:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc_ Pamela Duarte.pdf: 1105367 bytes, checksum: 70109c6a5175c9961f5d8b383f48163b (MD5) Previous issue date: 2024-10-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Morrinhospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTEApt_BR
dc.subjectEstereótipospt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
dc.titleESTEREÓTIPOS EM TORNO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): UMA ANÁLISE FÍLMICApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_ Pamela Duarte.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.