Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/470
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Campos, E. C. | - |
dc.creator | Pires, L. L. de A. | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-08T11:07:36Z | - |
dc.date.available | 2018-09-28 | - |
dc.date.available | 2019-07-08T11:07:36Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.citation.issue | Anais da XV Semana de Licenciatura | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2179-6076 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/470 | - |
dc.description.abstract | This article presents the results of the research carried out in the Qualification Course in Administrative Assistant, Proeja, Câmpus Iporá, in the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. . The research had as focus to investigate if the school dropout occurred in said course was related, among other factors, to the teaching-learning process in the Mathematics discipline. The applied methodology was qualitative in nature. The kind of research was the case study, regarding the objectives, exploratory. Data were collected through the application of a semi-structured questionnaire and an audio recording interview. It was observed in the answers that the school dropout, besides the questions of order socioeconomic variables, there are difficulties in the teaching-learning process. The data indicated intra and extracurricular factors that contribute to the school dropout decision. The mathematics discipline, which is the focus of this analysis, was not confirmed as a factor the learner's decision to dropout the course. Difficulties were identified in the process education and lack of specific pedagogical training for Youth and Adult Education (EJA). The identification of these results led to the preparation and implementation of a continuing training course for teachers working in the EJA. It is believed that this research has social relevance by addressing the issue of school dropout as a thermometer indicating the need for political and school action, so that the students of the EJA to appropriate emancipatory education. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo apresenta o resultado da investigação realizada no Curso de Qualificação em Auxiliar Administrativo, Proeja, Câmpus Iporá, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. A pesquisa teve como foco investigar se a evasão ocorrida no referido curso estava relacionada, dentre outros fatores, ao processo ensino-aprendizagem na disciplina de Matemática. A metodologia aplicada foi de natureza qualitativa. O tipo de pesquisa foi o estudo de caso, quanto aos objetivos, exploratória. Realizou-se a coleta de dados por meio de aplicação de questionário semiestruturado e entrevista com gravação em áudio. Observou-se nas respostas que a evasão escolar, além das questões de ordem socioeconômicas, tem-se as dificuldades no processo ensino-aprendizagem. Os dados indicaram fatores intra e extraescolares que contribuem na decisão de evasão escolar. A disciplina de Matemática, que é o foco dessa análise, não se confirmou como um fator relevante na decisão do aluno em evadir-se do curso. Identificou-se dificuldades no processo ensino-aprendizagem e falta de formação pedagógica específica para os professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A identificação desses resultados levou a decisão de elaboração e execução de um curso de formação continuada para os professores que atuam na EJA. Acredita-se que esta pesquisa tem relevância social por abordar a questão da evasão como sendo um termômetro que indica a necessidade de ação política e escolar, para que o sujeito da EJA se aproprie de uma educação emancipadora. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Elizete Costa Campos (elizete.campos@ifgoiano.edu.br) on 2019-07-07T00:42:30Z No. of bitstreams: 2 Anais_ArtigoCompleto-Evasão na Educ.Jov.Adul.Profissionalizante.pdf: 288400 bytes, checksum: d2254d75f520c8c0dcf15bd3f30ba86f (MD5) TCAE_Artigo_anais.pdf: 262272 bytes, checksum: e378051cdf89d98756c345e95ebe014b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2019-07-08T11:07:13Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Anais_ArtigoCompleto-Evasão na Educ.Jov.Adul.Profissionalizante.pdf: 288400 bytes, checksum: d2254d75f520c8c0dcf15bd3f30ba86f (MD5) TCAE_Artigo_anais.pdf: 262272 bytes, checksum: e378051cdf89d98756c345e95ebe014b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-07-08T11:07:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Anais_ArtigoCompleto-Evasão na Educ.Jov.Adul.Profissionalizante.pdf: 288400 bytes, checksum: d2254d75f520c8c0dcf15bd3f30ba86f (MD5) TCAE_Artigo_anais.pdf: 262272 bytes, checksum: e378051cdf89d98756c345e95ebe014b (MD5) Previous issue date: 2018 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituição extra IF Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | Instituição extra IF Goiano | pt_BR |
dc.relation.ispartof | XV Semana de Licenciatura. VI Seminário da Pós-Graduação para Ciências e Matemática. Interdisciplinaridade no Processo de Formação Docente em Educação para Ciências e Matemática. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos. Processo Ensino-Aprendizagem. Evasão. | pt_BR |
dc.subject | Youth and Adult Education. Teaching-Learning Process. school dropout. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS | pt_BR |
dc.title | EVASÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PROFISSIONALIZANTE | pt_BR |
dc.title.alternative | School dropout among young people and adults at the professional level | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos de Periódicos Científicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Anais_ArtigoCompleto-Evasão na Educ.Jov.Adul.Profissionalizante.pdf | http://semlic.com.br/semlic/revista/index.php/anais/article/view/305 | 281,64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
TCAE_Artigo_anais.pdf | termo de autorização | 256,12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.