Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/470
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCampos, E. C.-
dc.creatorPires, L. L. de A.-
dc.date.accessioned2019-07-08T11:07:36Z-
dc.date.available2018-09-28-
dc.date.available2019-07-08T11:07:36Z-
dc.date.issued2018-
dc.citation.issueAnais da XV Semana de Licenciaturapt_BR
dc.identifier.issn2179-6076pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/470-
dc.description.abstractThis article presents the results of the research carried out in the Qualification Course in Administrative Assistant, Proeja, Câmpus Iporá, in the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. . The research had as focus to investigate if the school dropout occurred in said course was related, among other factors, to the teaching-learning process in the Mathematics discipline. The applied methodology was qualitative in nature. The kind of research was the case study, regarding the objectives, exploratory. Data were collected through the application of a semi-structured questionnaire and an audio recording interview. It was observed in the answers that the school dropout, besides the questions of order socioeconomic variables, there are difficulties in the teaching-learning process. The data indicated intra and extracurricular factors that contribute to the school dropout decision. The mathematics discipline, which is the focus of this analysis, was not confirmed as a factor the learner's decision to dropout the course. Difficulties were identified in the process education and lack of specific pedagogical training for Youth and Adult Education (EJA). The identification of these results led to the preparation and implementation of a continuing training course for teachers working in the EJA. It is believed that this research has social relevance by addressing the issue of school dropout as a thermometer indicating the need for political and school action, so that the students of the EJA to appropriate emancipatory education.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo apresenta o resultado da investigação realizada no Curso de Qualificação em Auxiliar Administrativo, Proeja, Câmpus Iporá, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. A pesquisa teve como foco investigar se a evasão ocorrida no referido curso estava relacionada, dentre outros fatores, ao processo ensino-aprendizagem na disciplina de Matemática. A metodologia aplicada foi de natureza qualitativa. O tipo de pesquisa foi o estudo de caso, quanto aos objetivos, exploratória. Realizou-se a coleta de dados por meio de aplicação de questionário semiestruturado e entrevista com gravação em áudio. Observou-se nas respostas que a evasão escolar, além das questões de ordem socioeconômicas, tem-se as dificuldades no processo ensino-aprendizagem. Os dados indicaram fatores intra e extraescolares que contribuem na decisão de evasão escolar. A disciplina de Matemática, que é o foco dessa análise, não se confirmou como um fator relevante na decisão do aluno em evadir-se do curso. Identificou-se dificuldades no processo ensino-aprendizagem e falta de formação pedagógica específica para os professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A identificação desses resultados levou a decisão de elaboração e execução de um curso de formação continuada para os professores que atuam na EJA. Acredita-se que esta pesquisa tem relevância social por abordar a questão da evasão como sendo um termômetro que indica a necessidade de ação política e escolar, para que o sujeito da EJA se aproprie de uma educação emancipadora.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Elizete Costa Campos (elizete.campos@ifgoiano.edu.br) on 2019-07-07T00:42:30Z No. of bitstreams: 2 Anais_ArtigoCompleto-Evasão na Educ.Jov.Adul.Profissionalizante.pdf: 288400 bytes, checksum: d2254d75f520c8c0dcf15bd3f30ba86f (MD5) TCAE_Artigo_anais.pdf: 262272 bytes, checksum: e378051cdf89d98756c345e95ebe014b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2019-07-08T11:07:13Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Anais_ArtigoCompleto-Evasão na Educ.Jov.Adul.Profissionalizante.pdf: 288400 bytes, checksum: d2254d75f520c8c0dcf15bd3f30ba86f (MD5) TCAE_Artigo_anais.pdf: 262272 bytes, checksum: e378051cdf89d98756c345e95ebe014b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-08T11:07:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Anais_ArtigoCompleto-Evasão na Educ.Jov.Adul.Profissionalizante.pdf: 288400 bytes, checksum: d2254d75f520c8c0dcf15bd3f30ba86f (MD5) TCAE_Artigo_anais.pdf: 262272 bytes, checksum: e378051cdf89d98756c345e95ebe014b (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituição extra IF Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsInstituição extra IF Goianopt_BR
dc.relation.ispartofXV Semana de Licenciatura. VI Seminário da Pós-Graduação para Ciências e Matemática. Interdisciplinaridade no Processo de Formação Docente em Educação para Ciências e Matemática.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos. Processo Ensino-Aprendizagem. Evasão.pt_BR
dc.subjectYouth and Adult Education. Teaching-Learning Process. school dropout.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOSpt_BR
dc.titleEVASÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PROFISSIONALIZANTEpt_BR
dc.title.alternativeSchool dropout among young people and adults at the professional levelpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
Aparece nas coleções:Artigos de Periódicos Científicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Anais_ArtigoCompleto-Evasão na Educ.Jov.Adul.Profissionalizante.pdfhttp://semlic.com.br/semlic/revista/index.php/anais/article/view/305281,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCAE_Artigo_anais.pdftermo de autorização256,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.