Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4663
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO SUJEITO PÓS-MODERNO
Autor(es): Costa, Elizabete Bento da
Primeiro Orientador: Oliveira, Flávio Silva de
Resumo: A presente pesquisa foi realizada por meio da metodologia de revisão de literatura, seguindo o método hermenêutico, ou seja, interpretar e compreender como os teóricos analisam os temas da pós-modernidade e identidade, que direciona a discussão sobre a ideia de “Pós-modernidade”. No debate teórico, autores afirmam que o período pós-moderno pôde ser identificado nas últimas décadas do século XX. Mas é válido ressaltar que não há um consenso unânime sobre o início deste período, muito menos em qual ápoca ele se firmou, sendo assim a divisão temporal usada nessa pesquisa seguirá a cronologia do Sociólogo Polônes, Zygmunt Bauman (2007), pela sua praticidade em dividir os séculos por relevantes marcos históricos. A escolha dos autores que corroboram para a construção dessa pesquisa em suma segue uma linha de estudo conforme as exibições do estudo das ciências sociais, filosofia, artes, arquitetura, geografia, história, entre muitas outras áreas que estudam e tendem em conceituar este período. A pós-modernidade passa a ser um período histórico totalmente diverso ao período moderno, o que tem proporcionado debates pertinentes sobre tais mudanças. Ao refletirmos sobre a expansão de múltiplas identidades é necessário analisarmos também as críticas e resistências que repercutem sobre esta nova modulação social. Espera-se que esse estudo promova uma reflexão relevante, que impulsione os leitores a examinarem todo contexto debatido, para melhor redirecionar seus pensamentos e práticas enquanto sujeitos pós-modernos, tanto no âmbito coletivo como no individual. Eagleton (1998) descreve esse período da história da seguinte forma: "Pós-modernidade é uma linha de pensamento que questiona as noções clássicas de verdade, razão, identidade e objetividade, a ideia de progresso ou emancipação universal, os sistemas únicos, as grandes narrativas ou os fundamentos definitivos de explicação" (Eagleton, 1998, p. 05). Considera-se que um dos pontos relevantes exposto pelo debate teórico que será explorado neste texto abrange vários questionamentos, com reflexões que foram e estão sendo percebidas e discorridas entre os pensadores contemporâneos, que buscam retratar as várias formas da atual organização social protagonizada desde que este período foi identificado, classificado e nomeado como “pós-modernidade” e as identidades pertencentes a esse período.
Abstract: This research was carried out using the literature review methodology, following the hermeneutic method, that is, interpreting and understanding how theorists analyze the themes of postmodernity and identity, which directs the discussion on the idea of ​​“Postmodernity ”. In the theoretical debate, authors state that the postmodern period could be identified in the last decades of the 20th century. But it is worth highlighting that there is no unanimous consensus on the beginning of this period, much less at which time it was established, so the temporal division used in this research will follow the chronology of the Polish Sociologist, Zygmunt Bauman (2007), due to its practicality in divide the centuries by relevant historical milestones. The choice of authors who support the construction of this research, in short, follows a line of study in accordance with the study of social sciences, philosophy, arts, architecture, geography, history, among many other areas that study and tend to conceptualize this period. Postmodernity becomes a historical period completely different from the modern period, which has provided pertinent debates about such changes. When reflecting on the expansion of multiple identities, it is also necessary to analyze the criticism and resistance that affect this new social modulation. It is hoped that this study will promote relevant reflection, which will encourage readers to examine the entire debated context, to better redirect their thoughts and practices as postmodern subjects, both at the collective and individual levels. Eagleton (1998) describes this period of history as follows: Postmodernity is a line of thought that questions classical notions of truth, reason, identity and objectivity, the idea of ​​progress or universal emancipation, single systems, grand narratives or definitive foundations of explanation (Eagleton, 1998, p. 05). It is considered that one of the relevant points exposed by the theoretical debate that will be explored in this text covers several questions, with reflections that have been and are being perceived and discussed among contemporary thinkers, who seek to portray the various forms of the current social organization carried out since this period was identified, classified and named as “postmodernity” and the identities belonging to this period.
Palavras-chave: Identidade
Modernidade
Pós-modernidade
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Campos Belos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4663
Data do documento: 26-Jun-2024
Aparece nas coleções:Especialização em Práticas de Ensino em Humanidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mon_especialização_Elizabete Costa.pdfArtigo científico964,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.