Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4647
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cury, Lacordaire-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9984652331518240pt_BR
dc.contributor.referee1Alves, Laura-
dc.contributor.referee2França, Vanessa-
dc.creatorSilva, Guilherme-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2293701790201487pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T18:09:13Z-
dc.date.available2024-08-08T18:09:13Z-
dc.date.issued2024-06-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4647-
dc.description.abstractThis work aims to investigate the potential and challenges of applying Artificial Intelligence (AI) in predictive analysis in Small Businesses (EPPs). Through a literature review, we explored how AI can promote process optimization, personalization of the customer experience and strategic decision making. The research addressed the benefits of AI in crucial areas for retail, such as inventory management, demand forecasting, customer segmentation and fraud detection, using examples of tools and techniques such as Machine Learning, Deep Learning, and Natural Language Processing. However, the study also identifies the challenges faced by SMEs in adopting AI, including the scarcity of financial resources and qualified personnel, the lack of maturity in data management, resistance to cultural change, and the scarcity of applied research on the subject in the Brazilian context. The literature analysis reveals a significant gap in case studies and empirical research investigating the reality of AI application in retail SMEs in Brazil. The work has concluded that, despite the challenges, AI presents a transformative potential for retail SMEs, and overcoming existing obstacles is crucial for these companies to thrive in an increasingly digital and competitive landscape.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo investigar o potencial e os desafios da aplicação da Inteligência Artificial (IA) na análise preditiva em Empresas de Pequeno Porte (EPPs). Por meio de uma revisão bibliográfica, explorou-se como a IA pode promover a otimização de processos, a personalização da experiência do cliente e a tomada de decisão estratégica. A pesquisa abordou os benefícios da IA em áreas cruciais para o varejo, como gestão de estoque, previsão de demanda, segmentação de clientes e detecção de fraudes, utilizando exemplos de ferramentas e técnicas como Machine Learning, Deep Learning e Processamento de Linguagem Natural. No entanto, o estudo também identificou os desafios enfrentados pelas EPPs na adoção da IA incluindo a escassez de recursos financeiros e humanos qualificados, a falta de maturidade em relação à gestão de dados, a resistência à mudança cultural e a escassez de pesquisas aplicadas sobre o tema no contexto brasileiro. A análise da literatura revela uma lacuna significativa em estudos de caso e pesquisas empíricas que investiguem a realidade da aplicação de IA em EPPs varejistas no Brasil. O trabalho concluiu que, apesar dos desafios, a IA apresenta um potencial transformador para as EPPs do varejo, e a superação dos obstáculos existentes é crucial para que essas empresas prosperem em um cenário cada vez mais digital e competitivo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Guilherme Antônio Ramos da Silva (guilherme.antonio@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2024-08-07T21:48:09Z No. of bitstreams: 3 tcae_Guilherme Antônio Ramos da Silva.pdf: 399891 bytes, checksum: b23a8725cbf4743c3b8eb2d9b04eea67 (MD5) ata de defesa_Guilherme Antônio Ramos da Silva.pdf: 169727 bytes, checksum: d3c301a5d8ebc211f1d5b0712e4d68bb (MD5) tcc_Guilherme Antônio Ramos da Silva.pdf: 279677 bytes, checksum: 6927d44040ea7f2dd60eef3f3c953b16 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2024-08-08T18:09:06Z (GMT) No. of bitstreams: 3 tcae_Guilherme Antônio Ramos da Silva.pdf: 399891 bytes, checksum: b23a8725cbf4743c3b8eb2d9b04eea67 (MD5) ata de defesa_Guilherme Antônio Ramos da Silva.pdf: 169727 bytes, checksum: d3c301a5d8ebc211f1d5b0712e4d68bb (MD5) tcc_Guilherme Antônio Ramos da Silva.pdf: 279677 bytes, checksum: 6927d44040ea7f2dd60eef3f3c953b16 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-08-08T18:09:13Z (GMT). No. of bitstreams: 3 tcae_Guilherme Antônio Ramos da Silva.pdf: 399891 bytes, checksum: b23a8725cbf4743c3b8eb2d9b04eea67 (MD5) ata de defesa_Guilherme Antônio Ramos da Silva.pdf: 169727 bytes, checksum: d3c301a5d8ebc211f1d5b0712e4d68bb (MD5) tcc_Guilherme Antônio Ramos da Silva.pdf: 279677 bytes, checksum: 6927d44040ea7f2dd60eef3f3c953b16 (MD5) Previous issue date: 2024-06-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Catalãopt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInteligência Artificialpt_BR
dc.subjectEmpresas de pequeno portept_BR
dc.subjectAnálise Preditivapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAOpt_BR
dc.titleOS IMPACTOS DO USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA EMPRESAS DE PEQUENO PORTEpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Bacharelado em Sistemas de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcae_Guilherme Antônio Ramos da Silva.pdfTERMO DE CIÊNCIA E DE AUTORIZAÇÃO PARA DISPONIBILIZAR PRODUÇÕES TÉCNICO-CIENTÍFICAS NO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DO IF GOIANO390,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ata de defesa_Guilherme Antônio Ramos da Silva.pdfATA DE DEFESA PÚBLICA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO165,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcc_Guilherme Antônio Ramos da Silva.pdfArtigo Cientifico273,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.