Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4553
Tipo: Dissertação
Título: A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO NA LITERATURA INFANTIL GOIANA
Autor(es): Oliveira, Gleidson da Silva
Primeiro Orientador: Ribeiro, Cristiane Maria
Resumo: Esta dissertação teve como objetivo analisar a representação do negro na literatura infantil goiana. Aborda-se a história da literatura infantil no Brasil, analisando suas transformações e as representações sociais presentes nela. Investigamos por meio da revisão bibliográfica o uso desta literatura nas escolas, propósitos pedagógicos e seu papel nas políticas educacionais, visando compreender sua trajetória e impacto na sociedade brasileira. A dissertação fundamenta na metodologia de representação social segundo Moscovici. Neste sentido, analisamos as perspectivas de diversos autores sobre a representação da população negra na literatura infantil goiana, destacando o racismo no Brasil e sua manifestação na literatura. Abordamos desde a invisibilidade da população negra até estereótipos. O conhecimento adquirido por meio de análise da literatura goiana assumirá a responsabilidade e o compromisso social da conscientização progressiva dos leitores e editores para haver um olhar minucioso para esta questão, alertando da importância de termos uma literatura que represente o negro de forma positiva. A partir dos dados foi elaborado um manual de orientações a ser apresentado aos escritores, editores, acadêmicos, professores e demais profissionais envolvidos na produção e divulgação de literatura infantil, instigando a representação sem estereótipos dos negros goianos.
Abstract: The aim of this dissertation was to analyze the representation of black people in children's literature from Goiás. It looks at the history of children's literature in Brazil, analyzing its transformations and the social representations present in it. We investigated, through a bibliographical review, the use of this literature in schools, pedagogical purposes and its role in educational policies, aiming to understand its trajectory and impact on Brazilian society. The dissertation is based on the methodology of social representation according to Moscovici. In this sense, we analyze the perspectives of various authors on the representation of the black population in goiana children's literature, highlighting racism in Brazil and its manifestation in literature. We addressed everything from the invisibility of the black population to stereotypes. The knowledge acquired through the analysis of literature from Goiás will assume the responsibility and social commitment of progressively raising the awareness of readers and publishers so that there is a thorough look at this issue, alerting them to the importance of having literature that represents black people in a positive way. Based on the data, a guidance manual was created to be presented to writers, editors, academics, teachers and other professionals involved in the production and dissemination of children's literature, encouraging the representation of black people from Goiás without stereotypes.
Palavras-chave: Literatura infantil
Representação social
Representação da população negra
Children's literature
Social representation
Representation of the black population
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Urutaí
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4553
Data do documento: 23-Mai-2024
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Gleidson_da_Silva_Oliveira.pdfDissertação5,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto técnico educacional_Gleidson_da_Silva_Oliveira.pdfProduto Educacional7,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.