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https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4519
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Braghiroli, Rodrigo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6916862503287463 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Belisário, Celso Martins | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4895640412872390 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Hercos, Guilherme Freitas de Lima | - |
dc.creator | Marques, Laylla Rosa de Oliveira | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6329871723618148 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-05-07T17:24:39Z | - |
dc.date.available | 2024-05-02 | - |
dc.date.available | 2024-05-07T17:24:39Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-29 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4519 | - |
dc.description.abstract | The growing challenge of awakening students' interest in learning has been a constant concern among educators. Educational games have emerged as a promising tool to promote more engaged and meaningful learning. In this study, conducted in a school in Bom Jesus Municipality, Goiás, a qualitative approach was adopted to investigate the impact of games on the teaching-learning process. Participatory observations were conducted during the implementation of a board game, inspired by classic games such as Monopoly, in 8th and 9th-grade classes. The game was designed to address a variety of topics, providing an interactive and dynamic learning experience. The results revealed a significant increase in student engagement and classroom participation, indicating the potential of games as a didactic tool. It is concluded that the integration of playful activities can be an effective strategy to stimulate students' interest in learning and promote a more stimulating and interactive teaching environment. | pt_BR |
dc.description.resumo | O crescente desafio de despertar o interesse dos alunos pela aprendizagem tem sido uma preocupação constante entre educadores. Os jogos educacionais têm se destacado como uma ferramenta promissora para promover uma aprendizagem mais engajada e significativa. Neste estudo, realizado em uma escola do município de Bom Jesus – GO, adotou-se uma abordagem qualitativa para investigar o impacto dos jogos no processo de ensino-aprendizagem. Observações participativas foram conduzidas durante a aplicação de um jogo de tabuleiro, inspirado em jogos clássicos como o Banco Imobiliário, em turmas do 8º e 9º ano. O jogo foi projetado para abordar uma variedade de temas, proporcionando uma experiência de aprendizagem interativa e dinâmica. Os resultados revelaram um aumento significativo no engajamento dos alunos e na participação em sala de aula, indicando o potencial dos jogos como ferramenta didática. Conclui-se que a integração de atividades lúdicas pode ser uma estratégia eficaz para estimular o interesse dos alunos pela aprendizagem e promover um ambiente de ensino mais estimulante e interativo. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Laylla Rosa de Oliveira Marques (laylla.rosa@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2024-05-06T23:36:39Z No. of bitstreams: 1 tcc _Laylla Rosa.pdf: 1104929 bytes, checksum: d3b873da48f3cc590cac2892d9b50096 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2024-05-07T17:17:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc _Laylla Rosa.pdf: 1104929 bytes, checksum: d3b873da48f3cc590cac2892d9b50096 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-05-07T17:24:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc _Laylla Rosa.pdf: 1104929 bytes, checksum: d3b873da48f3cc590cac2892d9b50096 (MD5) Previous issue date: 2023-11-29 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Rio Verde | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Estratégias de ensino | pt_BR |
dc.subject | Processos de ensino e de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | JOGOS COMO FERRAMENTA LÚDICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Química |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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tcc _Laylla Rosa.pdf | tcc_Laylla Rosa | 1,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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