Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4484
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Vasconcelos, Renato-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3321755677736912pt_BR
dc.creatorPassos, Luana-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/1381479982695761pt_BR
dc.date.accessioned2024-04-17T17:02:30Z-
dc.date.available2024-04-18-
dc.date.available2024-04-17T17:02:30Z-
dc.date.issued2024-04-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4484-
dc.description.abstractNumeral gaps is a term used to refer to the mathematical conceptual deficiencies exhibited by students, mostly in the early years of elementar school. The process of overcoming numerical gaps in early childhood education is complex and crucial for ensuring solid mathematical development among students. These gaps arise due to various factors, such as the inadequate approach to teaching mathematics, which often prioritizes memorization of procedures over understanding underlying concepts. Additionally, undiagnosed learning difficulties and superficial comprehension of mathematical concepts also contribute to the problem. To address these gaps, effective strategies are needed, including personalized teaching approaches, formative assessment to monitor student progress, and early intervention in areas of difficulty. Promoting an inclusive and supportive learning environment where students feel encouraged to actively participate and explore mathematical concepts meaningfully is essential. The study consists of a descriptive work of bibliographical review and free observation as an intern on the pedagogy course in the early years of Elementary School. The bibliographical research was based on effective publications and works in the areas of pedagogy and mathematics. Free observation was developed in public schools in Morrinhos – GO, during the Pedagogy course internships.pt_BR
dc.description.resumoLacunas numéricas é um termo utilizado para se referir às deficiências conceituais matemáticas apresentadas por alunos, em grande maioria, nos anos iniciais do ensino fundamental. Superar as dificuldades existentes é complexo e crucial para garantir um desenvolvimento matemático sólido entre os alunos. As lacunas surgem devido a diversos fatores, como a abordagem inadequada do ensino da matemática, que muitas vezes prioriza a memorização de procedimentos em detrimento da compreensão dos conceitos pressupostos. Além disso, dificuldades de aprendizagem não diagnosticadas e a compreensão superficial dos conceitos matemáticos também contribuem para a potencialização do problema. Para superar esses vazios conceituais, são necessárias estratégias eficazes, incluindo abordagens personalizadas de ensino, avaliação formativa para monitorar o progresso dos alunos e intervenção precoce em áreas de dificuldade. É fundamental promover um ambiente de aprendizagem inclusivo e acolhedor, onde os alunos se sintam encorajados a participar ativamente e a explorar os conceitos matemáticos de maneira significativa. O estudo consiste em um trabalho descritivo de revisão bibliográfica e observação livre enquanto estagiária do curso de pedagogia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa bibliográfica baseou-se em publicações eficazes e em obras da área de pedagogia e matemática. A observação livre foi desenvolvida nas escolas públicas de Morrinhos – GO, durante os estágios do curso de Pedagogia.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Luana de Souza Passos (luana.passos@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2024-04-17T15:53:38Z No. of bitstreams: 1 LUANApdf__281_29__282_29_assinado-mesclado.pdf: 796073 bytes, checksum: 2c8db2963be4fd8bf78f4a18f295d07b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2024-04-17T16:57:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LUANApdf__281_29__282_29_assinado-mesclado.pdf: 796073 bytes, checksum: 2c8db2963be4fd8bf78f4a18f295d07b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2024-04-17T17:02:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LUANApdf__281_29__282_29_assinado-mesclado.pdf: 796073 bytes, checksum: 2c8db2963be4fd8bf78f4a18f295d07b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-17T17:02:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LUANApdf__281_29__282_29_assinado-mesclado.pdf: 796073 bytes, checksum: 2c8db2963be4fd8bf78f4a18f295d07b (MD5) Previous issue date: 2024-04-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Morrinhospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectLacunas Numéricaspt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleEXPLORANDO AS LACUNAS NUMÉRICAS: ANÁLISE DAS DIFICULDADES NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Luana de Souza Passos.pdf777,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.