Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4471
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mariano, Sangelita-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1240496516313247pt_BR
dc.contributor.referee1Cunha, Maria Francisca-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0943586067297134pt_BR
dc.contributor.referee2Borges, Ronaldo Elias-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9774059000739053pt_BR
dc.creatorSilva, Leticya Maria da Costa-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/1164358163997694pt_BR
dc.date.accessioned2024-04-11T19:11:25Z-
dc.date.available2025-04-10-
dc.date.available2024-04-11T19:11:25Z-
dc.date.issued2024-04-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4471-
dc.description.abstractThis work addresses Critical Mathematics Education in the early years of elementary school. This theory brings an approach that seeks to develop in students not only technical and procedural skills, but also a critical understanding of the role of mathematics in society and an awareness of the social, political and cultural issues related to the discipline. In this sense, the objective of this study was to problematize the need for critical education from the early years, as well as to analyze teaching from the perspective of innovation, based on the reality of students; lives for learning in the classroom. We also sought to verify how current legislation treats the teaching of mathematics in the initial years, observing whether they make reference to the teaching of mathematics that is critical. It is considered that at the end of this the importance of contextualizing the Teaching of Mathematics in the Early Years was highlighted, relating it to mathematical concepts with real and significant situations for students in a Critical way, from the perspective of Skovsmose (2007). If Mathematics teaching is done critically from the beginning, such education can help students understand the relevance of Mathematics in their everyday lives and develop a critical perspective on the use and application of Mathematics in the world around them. For this study, texts by Skovsmose (2007,2008), Freire (1996), Passos and Nacarato (2018) were used, as well as other sources necessary for the research.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho aborda a Educação Matemática Crítica nos anos iniciais do ensino fundamental. Essa teoria traz uma abordagem que busca desenvolver nos estudantes não apenas habilidades técnicas e procedimentais, mas também uma compreensão crítica do papel da matemática na sociedade e uma consciência das questões sociais, políticas e culturais relacionadas à disciplina. Nesse sentido, o objetivo desse estudo, foi o de problematizar a necessidade de uma educação crítica desde os anos iniciais, bem como analisar o ensino na perspectiva de inovação, mediante a realidade de vida dos estudantes para a aprendizagem em sala de aula. Procurou-se também verificar como a legislação vigente trata o ensino da matemática nos anos iniciais, observando se faz referência ao ensino de uma matemática que seja crítica. Considera-se, que ao final deste foi destacado a importância de contextualizar o Ensino da Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, relacionando-o aos conceitos matemáticos com situações reais e significativas para os estudantes de forma Crítica, na perspectiva de Skovsmose (2007). Caso o ensino de Matemática, seja feito desde o início de forma crítica, tal educação poderá ajudar os estudantes a compreenderem a relevância da Matemática em suas vidas cotidianas e a desenvolverem uma perspectiva crítica sobre o uso e aplicação da matemática no mundo ao seu redor. Observou- a necessidade de uma educação crítica em Matemática desde os anos iniciais do Ensino Fundamental, sendo a Educação Crítica fundamental para promover o desenvolvimento integral dos estudantes, combater as desigualdades e prepará-los para os desafios do mundo contemporâneo. Para esse estudo utilizou-se textos de Skovsmose (2007,2008), Freire (1996), Passos e Nacarato (2018) bem como outras fontes necessárias à pesquisa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Leticya Maria da Costa Silva (leticya.maria@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2024-04-11T01:39:11Z No. of bitstreams: 1 Tcc_Leticya Maria da Costa Silva.pdf: 835618 bytes, checksum: 24459b762806efce35ee3dcab4451e2e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2024-04-11T19:08:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tcc_Leticya Maria da Costa Silva.pdf: 835618 bytes, checksum: 24459b762806efce35ee3dcab4451e2e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2024-04-11T19:09:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tcc_Leticya Maria da Costa Silva.pdf: 835618 bytes, checksum: 24459b762806efce35ee3dcab4451e2e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-11T19:11:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tcc_Leticya Maria da Costa Silva.pdf: 835618 bytes, checksum: 24459b762806efce35ee3dcab4451e2e (MD5) Previous issue date: 2024-04-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Morrinhospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectMatemática Críticapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO Ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Uma Perspectiva Críticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tcc_Leticya Maria da Costa Silva.pdf816,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.