Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4455
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bergamo, Thelma Maria de Moura-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0108721244666715pt_BR
dc.creatorDias, Geovanna Alves-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/4602905987713427pt_BR
dc.date.accessioned2024-04-05T00:27:47Z-
dc.date.available2024-04-04-
dc.date.available2024-04-05T00:27:47Z-
dc.date.issued2024-03-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4455-
dc.description.abstractThis work discusses the role of the school in identifying and combating violence committed against children and adolescents. Highlighting the cultural and historical relationships that contribute to these actions occurring frequently in the family environment despite legal efforts to reduce them. The damage caused by violence in the family environment affects the social, psychological and educational aspects of the victims, causing various losses to the educational process of children and young people, making it urgent and fundamental to outline strategies to put an end to these events. To develop the work, bibliographical research was used, through which it was possible to prepare a literature review on the topic, resuming and reflecting on already consolidated discussions, since there are publications of great importance on the topic and which aim to increase awareness of the need for effective actions in school environments that focus on preventing child violence. The research brings a reflective approach to the influence of the school in combating and preventing this violence, considering the importance of the school institution for identifying children who are victims of any type of violence, offering understanding and access to protection resources, since the aggressor is a relative or person close to the victim. Key words: Violence. Child. School. Educationpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho discute a função da escola no trabalho de identificação e combate à violência cometida contra crianças e adolescentes. Destacando as relações culturais e históricas que contribuem para que essas ações ocorram de forma frequente no ambiente familiar apesar dos esforços legais no sentido de sua redução. Os prejuízos ocasionados pela violência no ambiente familiar refletem em aspectos sociais, psicológicos e educacionais das vítimas, causando diversos prejuízos ao processo formativo das crianças e jovens, tornando-se urgente e fundamental traçar estratégias que cessem esses acontecimentos. Para o desenvolvimento do trabalho, foi utilizada a pesquisa bibliográfica por meio da qual foi possível a elaboração de uma revisão de literatura sobre o tema, retomando e refletindo sobre as discussões já consolidadas, uma vez que existem publicações de grande importância sobre o tema e que visam ampliar a conscientização da necessidade de ações efetivas nos ambientes escolares que tenham como foco a prevenção da violência infantil. A pesquisa traz uma abordagem reflexiva sobre a influência da escola no combate e prevenção dessas violências, considerando a importância da instituição escolar para identificação de crianças vítimas de qualquer tipo de violência, oferecendo compreensão e acesso a recursos de proteção, uma vez que o agressor é um parente ou pessoa próxima da vítima.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Geovanna Alves Dias (geovanna.dias@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2024-04-04T22:54:38Z No. of bitstreams: 2 tcc_Geovanna Alves Dias.pdf: 1081958 bytes, checksum: 80cc51c34295b596d9890a671a41c0e6 (MD5) ATA_Geovana_merged.pdf: 485906 bytes, checksum: ab5e0bbd663773a99a2f8d26185d77bc (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2024-04-05T00:24:50Z (GMT) No. of bitstreams: 2 tcc_Geovanna Alves Dias.pdf: 1081958 bytes, checksum: 80cc51c34295b596d9890a671a41c0e6 (MD5) ATA_Geovana_merged.pdf: 485906 bytes, checksum: ab5e0bbd663773a99a2f8d26185d77bc (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2024-04-05T00:25:18Z (GMT) No. of bitstreams: 2 tcc_Geovanna Alves Dias.pdf: 1081958 bytes, checksum: 80cc51c34295b596d9890a671a41c0e6 (MD5) ATA_Geovana_merged.pdf: 485906 bytes, checksum: ab5e0bbd663773a99a2f8d26185d77bc (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-05T00:27:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 tcc_Geovanna Alves Dias.pdf: 1081958 bytes, checksum: 80cc51c34295b596d9890a671a41c0e6 (MD5) ATA_Geovana_merged.pdf: 485906 bytes, checksum: ab5e0bbd663773a99a2f8d26185d77bc (MD5) Previous issue date: 2024-03-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Morrinhospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TEORIAS DA INSTRUCAOpt_BR
dc.titleA IMPORTÂNCIA DA ESCOLA NO COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E JOVENSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Geovanna Alves Dias.pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ATA_Geovana_merged.pdf474,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.