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https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4443
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Conceição, Marcus Vínicius Costa da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5367034769218991 | pt_BR |
dc.creator | Silva , Karen Eduarda Teixeira | - |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/9643901052969401 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-29T20:32:41Z | - |
dc.date.available | 2024-03-29 | - |
dc.date.available | 2024-03-29T20:32:41Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-29 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4443 | - |
dc.description.abstract | This work discusses the different aspects present and involved in the process of the black population within the educational system throughout the history of Brazil, as well as public policies aimed at this population. As a methodology, a bibliographic review was carried out on the Scielo, Pepsic, Google Scholar platforms, monographs, dissertations and theses in repositories from different Universities. After the review, relationships were drawn from different perspectives and authors who discuss themes involved in the process of exclusion of the black population, with regard to education. It was possible to observe that different factors and forms of operation of racism were present at different moments in history, and that they drove racial inequality within the Brazilian social fabric. Furthermore, it was also possible to observe the fundamental presence of the black movement throughout the entire process involving public policies, from demands to the implementation and supervision of such policies. Within this perspective, it is worth highlighting how racial inequalities spread across different areas of society, affecting the black population not only in the educational aspect. Within the final considerations, it is clear that there is a huge need to create a large apparatus of public policies to develop actions aimed at reducing numerous racial inequalities, including in the field of education. That is, thinking about inequalities within the field of education involves a complexity of social, economic and cultural factors that have direct influences on racial and social relations and inequalities. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho discute os diferentes aspectos presentes e envolvidos no processo da população negra dentro do sistema educacional ao longo da história do Brasil, bem como as políticas públicas voltadas para esta população. Como metodologia, foi realizado uma revisão bibliográfica nas plataformas Scielo, Pepsic, Google Acadêmico, monografias, dissertações e teses em repositórios de diferentes Universidades. Após a revisão, foi traçada relações de diferentes perspectivas e autores que discorrem sobre temáticas envolvidas no processo de exclusão da população negra, no que diz respeito à educação. Foi possível observar que diferentes fatores e formas de operação do racismo estiveram presentes em diferentes momentos da história, e que impulsionaram a desigualdade racial dentro do tecido social brasileiro. Além disso, também foi possível observar a fundamental presença do movimento negro em todo o percurso que envolve as políticas públicas, desde as reivindicações até a implementação e fiscalização de tais políticas. Dentro desta perspectiva, cabe ressaltar como as desigualdades raciais se alastram por diferentes áreas da sociedade, afetando a população negra não apenas no aspecto educacional. Dentro das considerações finais, percebe-se que há uma enorme necessidade de criação de um grande aparato de políticas públicas para a elaboração de ações que visem a diminuição das inúmeras desigualdades raciais, incluindo o campo da educação. Isto é, pensar nas desigualdades dentro do campo da educação envolve uma complexidade de fatores sociais, econômicos e culturais que tem influências diretas nas relações e desigualdades raciais e sociais. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Karen Eduarda Teixeira Silva (karen.eduarda@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2024-03-29T20:02:55Z No. of bitstreams: 3 termo_de_autorizacao.pdf: 89517 bytes, checksum: 7a8aa37ec3fdbb03752ec4f391969b50 (MD5) Ata_defesa_Karen_assinado_assinado.pdf: 351636 bytes, checksum: 9fa0b17c70879919e017f0868b1bb95c (MD5) Artigo Concluido.pdf: 177362 bytes, checksum: add5f4c59449f50843df6fe558744f2b (MD5) | en |
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dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Morrinhos | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Desigualdade racial | pt_BR |
dc.subject | Racial inequality | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Ações afirmativas | pt_BR |
dc.subject | Affirmative actions | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | O NEGRO E O SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO: ENTRE EXCLUSÕES E NEGLIGÊNCIAS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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art_tcc_Karen Eduarda Teixeira Silva.pdf | 173,21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
tcae_Karen Eduarda Teixeira Silva.pdf | 87,42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Ata_defesa_Karen Eduarda Teixeira Silva.pdf | 343,39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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