Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4351
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Assunção, Ricardo Gomes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2076041948976443pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Mylena Pasquêwitti-
dc.contributor.referee2Paronetto, Claudia Fernanda Macedo-
dc.creatorCardoso, Ana Hellen Ribeiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7657742705602202pt_BR
dc.date.accessioned2024-03-11T01:16:58Z-
dc.date.available2024-03-10-
dc.date.available2024-03-11T01:16:58Z-
dc.date.issued2024-02-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4351-
dc.description.abstractThe present Bachelor's Thesis aims to explore the construction of scale models as an effective pedagogical tool in teaching mathematical and geometrical knowledge, with a special focus on the application of scales and exploration of geometric solids. The Oscar Niemeyer Cultural Center (CCON), located in Goiânia-GO, was chosen for the construction of the scale models, which were applied to students from the 2nd grade A and 2nd grade B of Rodrigo Rodrigues da Cunha School, in Pires do Rio-GO. The study developed addresses the importance of using scales in the construction of scale models, as well as the identification of different geometric solids, highlighting how this practice contributes to students' geometric understanding. We will show the different techniques and materials that students used in the elaboration of the scale models, as well as the results obtained in the execution of this activity. We can already say that this work provided a whole differentiated teaching and learning experience throughout the construction of the scale models.pt_BR
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão tem como objetivo explorar a construção de maquetes como uma ferramenta pedagógica eficaz no ensino de conhecimentos matemáticos e de geometria, com foco especial na aplicação de escalas e exploração de sólidos geométricos. Foi escolhido o Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON), localizado em Goiânia/GO, para a construção das maquetes, cuja aplicação aconteceu para alunos do 2ºA e 2ºB do Colégio Estadual Rodrigo Rodrigues da Cunha, em Pires do Rio/GO. O estudo desenvolvido aborda a importância da utilização de escalas na construção de maquetes, bem como a identificação de diferentes sólidos geométricos, destacando como essa prática contribui para a compreensão geométrica dos alunos. Mostraremos as diferentes técnicas e materiais que os alunos utilizaram na elaboração das maquetes, além dos resultados que foram obtidos na execução dessa atividade. Desde já, podemos dizer que esse trabalho oportunizou toda uma experiência de ensino e aprendizagem diferenciada no decorrer construção das maquetes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Hellen Ribeiro Cardoso (ana.hellen@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2024-03-10T18:27:17Z No. of bitstreams: 1 TC Ana.pdf: 4200439 bytes, checksum: b382a66b35864772bab5aeaa9b5d5a52 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2024-03-11T01:03:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TC Ana.pdf: 4200439 bytes, checksum: b382a66b35864772bab5aeaa9b5d5a52 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-03-11T01:16:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TC Ana.pdf: 4200439 bytes, checksum: b382a66b35864772bab5aeaa9b5d5a52 (MD5) Previous issue date: 2024-02-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCCONpt_BR
dc.subjectEscalapt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectMaquetespt_BR
dc.subjectOscar Niemeyerpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleConstrução de Maquetes do Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON): Uma Proposta de Ensino de Alguns Conceitos Matemáticospt_BR
dc.title.alternativeConstruction of Scale Models of the Oscar Niemeyer Cultural Center (CCON): A Proposal for Teaching Some Mathematical Conceptspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Ana Hellen Ribeiro Cardoso.pdfConstrução de Maquetes do Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON): Uma Proposta de Ensino de Alguns Conceitos Matemáticos4,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.