Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4287
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Tavares, Jussana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7272375701066650pt_BR
dc.creatorOliveira, Thays-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6980046962097831pt_BR
dc.date.accessioned2024-02-28T21:41:43Z-
dc.date.available2024-02-28-
dc.date.available2024-02-28T21:41:43Z-
dc.date.issued2024-02-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4287-
dc.description.abstractThis article aims to understand the evolution of issues related to education and teaching of Biological Sciences in the National Student Performance Exam (ENADE) in the years 2014, 2017 and 2021. A mixed approach was adopted, combining quantitative and qualitative elements for a comprehensive understanding of the topic. The comparative analysis of the issues in those years provided important results on changes and continuities, offering a comprehensive view of the development of graduates in Biological Sciences. The evolution of ENADE questions revealed significant changes in concerns and pedagogical approaches over the years. There was a notable inclusion of social, ethical and environmental themes, reflecting a growing sensitivity of graduates to contemporary issues. The analysis also highlighted persistent challenges, such as the need for contextualization, social participation and adequate choice of teaching modalities. Adaptation to social and educational demands was evidenced by the evolution of ENADE approaches. The inclusion of contemporary themes can better prepare graduates for real challenges in the classroom, but careful analysis of these changes is crucial to ensure that they contribute effectively to the training of competent professionals. The need for practical guidance for applying these concepts in everyday educational life stands out as a potential area for future improvements in the evaluation process.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo compreender a evolução das questões relacionadas à educação e ao ensino de Ciências Biológicas no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) nos anos de 2014, 2017 e 2021. Adotou-se uma abordagem mista, combinando elementos quantitativos e qualitativos para uma compreensão abrangente do tema. A análise comparativa das questões nos referidos anos proporcionou resultados importantes sobre as mudanças e continuidades, oferecendo uma visão abrangente do desenvolvimento dos licenciados em Ciências Biológicas. A evolução nas questões do ENADE revelou mudanças significativas nas preocupações e abordagens pedagógicas ao longo dos anos. Houve uma inclusão notável de temas sociais, éticos e ambientais, refletindo uma crescente sensibilidade dos licenciados a questões contemporâneas. A análise também destacou desafios persistentes, como a necessidade de contextualização, participação social e escolha adequada de modalidades didáticas. A adaptação às demandas sociais e educacionais foi evidenciada pela evolução nas abordagens do ENADE. A inclusão de temas contemporâneos pode melhor preparar os licenciados para desafios reais em sala de aula, mas a análise cuidadosa dessas mudanças é crucial para garantir que contribuam efetivamente para a formação de profissionais competentes. A necessidade de orientações práticas para aplicação desses conceitos no cotidiano educacional destaca-se como uma área potencial para futuros aprimoramentos no processo avaliativo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thays da Silva Pereira de Oliveira (thays.oliveira@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2024-02-28T16:58:58Z No. of bitstreams: 1 tcc_THAYS DA SILVA PEREIRA DE OLIVEIRA.pdf: 1295350 bytes, checksum: b42bcfff0a0a8e17c96e69b5c444da28 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2024-02-28T21:25:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_THAYS DA SILVA PEREIRA DE OLIVEIRA.pdf: 1295350 bytes, checksum: b42bcfff0a0a8e17c96e69b5c444da28 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-28T21:41:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc_THAYS DA SILVA PEREIRA DE OLIVEIRA.pdf: 1295350 bytes, checksum: b42bcfff0a0a8e17c96e69b5c444da28 (MD5) Previous issue date: 2024-02-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectENADEpt_BR
dc.subjectCiências Biológicaspt_BR
dc.subjectLicenciaturapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO E ENSINO NO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES (ENADE) DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - 2014, 2017 E 2021pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_THAYS DA SILVA PEREIRA DE OLIVEIRA.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.