Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4202
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Paniago, Rosenilde Nogueira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8530013371818091pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Oliveira, Adrielly Aparecida de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7099000742320971pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Luciana Aparecida Siqueira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0324273797464677pt_BR
dc.contributor.referee2Belo Filho, Marcio Antonio Ferreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0986077475580390pt_BR
dc.creatorJesus, Geovanna Gomes de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3591206916985686pt_BR
dc.date.accessioned2024-02-06T17:20:20Z-
dc.date.available2025-02-05-
dc.date.available2024-02-06T17:20:20Z-
dc.date.issued2023-11-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4202-
dc.description.abstractThe present research aimed to work on strategies and didactic-pedagogical materials in teaching Science in Basic Education from the perspective of Maker Culture in the classroom during the Supervised Curricular Internship (ECS) and Pedagogical Residency Program (PRP) in a degree in Biological Sciences. The ESC and the PRP are crucial moments in initial teacher training, as they allow immersion and experience in the school and classroom, moments that are important for learning and the beginning of the construction of a teaching identity. This research is characterized as a qualitative approach, in which data collection took place through observation in the school environment and classroom to assess the diagnosis. Subsequently, the intervention was carried out through regency and projects. The entire process was recorded in a field diary. Thus, the ambiance period was marked by careful classroom observation, using observation and dialogue with the teacher to understand which were the most complex contents in science teaching, for subsequent intervention. The results indicate situations that favor teaching learning, since, in addition to the production of teaching materials, the moment of conducting for evaluation in the classroom were situations rich in teaching learning. In effect, the student's experience in the school environment during the ECS provides real contact with their future work environment, an important factor for teaching learning.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa objetivou trabalhar estratégias e materiais didático-pedagógicos no ensino de Ciências na Educação Básica pelo viés da Cultura Maker em sala de aula durante o Estágio Curricular Supervisionado (ECS) e Programa Residência Pedagógica (PRP) em licenciatura em Ciências Biológicas. O ESC e o PRP são momentos cruciais na formação inicial de professores, pois permitem a imersão e experiência na escola e sala de aula, momentos estes que são importantes para a aprendizagem e início da construção da identidade docente. Esta pesquisa se caracteriza como de abordagem qualitativa, em que a recolha dos dados se deu por meio da observação no ambiente escolar e sala de aula para levantamento do diagnóstico. Posteriormente, realizou-se a intervenção por meio de regência e projetos. Todo o processo foi registrado em diário de campo. Assim, o período de ambientação foi marcado por uma observação criteriosa de sala de aula, utilizando a observação e diálogo com professora para compreender quais eram os conteúdos de maior complexidade no ensino de ciências, para posterior intervenção. Os resultados sinalizam situações que favorecem a aprendizagem docente, pois, além da produção dos materiais didáticos, o momento de regência para avaliação em sala de aula foram situações ricas de aprendizagem docente. Com efeito, a vivência do licenciando no ambiente escolar durante o ECS propicia o real contato com seu futuro ambiente de trabalho, fator importante para a aprendizagem docente.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Geovanna Gomes de Jesus (geovanna.gomes@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2024-02-06T00:34:48Z No. of bitstreams: 1 tcc_geovanna gomes.pdf: 1782289 bytes, checksum: 5add7aa7ff970a6716ded54c0069f8cc (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2024-02-06T17:20:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_geovanna gomes.pdf: 1782289 bytes, checksum: 5add7aa7ff970a6716ded54c0069f8cc (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-06T17:20:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc_geovanna gomes.pdf: 1782289 bytes, checksum: 5add7aa7ff970a6716ded54c0069f8cc (MD5) Previous issue date: 2023-11-30en
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Rio Verdept_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMateriais didáticospt_BR
dc.subjectCultura makerpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEstágiopt_BR
dc.subjectResidência pedagógicapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA PRODUÇÃO E UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS PELO VIÉS DA CULTURA MAKER NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADOpt_BR
dc.title.alternativeTHE PRODUCTION AND USE OF TEACHING-PEDAGOGICAL MATERIALS FOR TEACHING SCIENCE THROUGH THE MAKER CULTURE BIAS IN THE SUPERVISED CURRICULAR INTERNSHIPpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_geovanna gomes.pdf1,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.