Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4069
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Xavier, Wilian Gomes-
dc.contributor.advisor2Pereira, Vanessa Alves-
dc.contributor.advisor-co1Alves, Ana Amélia-
dc.creatorRibeiro, Karina da Silva Marra-
dc.date.accessioned2023-12-12T22:18:53Z-
dc.date.available2023-12-11-
dc.date.available2023-12-12T22:18:53Z-
dc.date.issued2023-11-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4069-
dc.description.abstractThis article aimed to discuss psychomotricity in early childhood education, through a bibliographical review on the subject. Psychomotricity is defined as the science that studies man through his mobility - movement, integrating motor and psychic functions in the relationship between the external and internal world. This study will define Psychomotricity in the development of children in early childhood education. This research is justified by the need to assist children with psychomotor exercises for their cognitive, physical and neurological development. Psychomotricity promotes an environment of inclusion in the school space and enables the development of knowledge in a constructive way, working with children on their integral development within cognitive development. Keywords: Psychomotricity, Child, Early Childhood Education.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo discutir a psicomotricidade na educação infantil, por intermédio de uma revisão bibliográfica sobre o assunto. A Psicomotricidade define-se como a ciência que estuda o homem por intermédio da sua mobilidade - movimento, integrando funções motoras e psíquicas na relação entre o mundo externo e interno. Esse estudo irá definir a Psicomotricidade no desenvolvimento das crianças na educação infantil. A referida pesquisa se justifica pela necessidade do atendimento de crianças com exercícios psicomotoras para seu desenvolvimento cognitivo, físico e neurológico. Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em que podemos identificar que a Psicomotricidade promove no espaço escolar um ambiente de inclusão e possibilita o desenvolvimento do conhecimento de forma construtiva, trabalhando com as crianças o seu desenvolvimento integral dentro do desenvolvimento cognitivo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Karina da Silva Marra Ribeiro (karina.ribeiro@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-12-12T12:22:41Z No. of bitstreams: 3 ficha 2.pdf: 3204 bytes, checksum: 4600c7d501e150a9c3826e30cd3c60cf (MD5) CamScanner 12-08-2023 15.51.pdf: 4131206 bytes, checksum: fab9a43762b659537fcc1d22acb158ce (MD5) TCC VERSAO FINAL KARINA (1).pdf: 681344 bytes, checksum: e149661ec81908f0c84a532b042c0370 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-12-12T22:13:24Z (GMT) No. of bitstreams: 3 ficha 2.pdf: 3204 bytes, checksum: 4600c7d501e150a9c3826e30cd3c60cf (MD5) CamScanner 12-08-2023 15.51.pdf: 4131206 bytes, checksum: fab9a43762b659537fcc1d22acb158ce (MD5) TCC VERSAO FINAL KARINA (1).pdf: 681344 bytes, checksum: e149661ec81908f0c84a532b042c0370 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-12-12T22:16:56Z (GMT) No. of bitstreams: 3 ficha 2.pdf: 3204 bytes, checksum: 4600c7d501e150a9c3826e30cd3c60cf (MD5) CamScanner 12-08-2023 15.51.pdf: 4131206 bytes, checksum: fab9a43762b659537fcc1d22acb158ce (MD5) TCC VERSAO FINAL KARINA (1).pdf: 681344 bytes, checksum: e149661ec81908f0c84a532b042c0370 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-12T22:18:53Z (GMT). No. of bitstreams: 3 ficha 2.pdf: 3204 bytes, checksum: 4600c7d501e150a9c3826e30cd3c60cf (MD5) CamScanner 12-08-2023 15.51.pdf: 4131206 bytes, checksum: fab9a43762b659537fcc1d22acb158ce (MD5) TCC VERSAO FINAL KARINA (1).pdf: 681344 bytes, checksum: e149661ec81908f0c84a532b042c0370 (MD5) Previous issue date: 2023-11-28en
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cristalinapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesALVES, Fátima. Psicomotricidade: corpo, ação e emoção. Rio de Janeiro: Wak, 2003. BARRETO, Sidirley de Jesus. Psicomotricidade, educação e reeducação. 2.ed. Blumenau: Livraria Acadêmica, 2000. BRASIL. Ministério da educação. Lei Diretrizes e Bases da Educação nacional. Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional nº 9394/1996. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, 2010. BRASIL, Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil. Secretaria de Educação Básica. Brasília, MEC, SEB, 2010. BRITES, Luciana. PEPI: Programa especializado em Psicomotricidade Infantil. Londrina: Editora NeuroSaber, 2021. FONSECA, V. Desenvolvimento Psicomotor e Aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2008. _____________ Manual de observação psicomotora: Significação psiconeurológica dos fatores psicomotores. Porto Alegre: Artes Médicas. 1995 KISHIMOTO, Tizuco M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2008. KYRILLOS, Michel Habib M.; SANCHES, Tereza Leite. Fantasia e criatividade no espaço lúdico: educação física e psicomotricidade. In: ALVES, Fátima. Como aplicar a psicomotricidade: uma atividade multidisciplinar com amor e união. Rio de Janeiro: Wak, 2004. p.153-175. LE BOULCH, J. A educação pelo movimento: a psic. cinética na idade escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1984. LUCKESI, Cipriano Carlos. Educação, ludicidade e prevenção das neuroses futuras: uma proposta pedagógica a partir da Biossíntese. In: LUCKESI, Cipriano Carlos (org.) Ludopedagogia - Ensaios 1: Educação e Ludicidade. Salvador: Gepel, 2000. MELLO, A. M. Psicomotricidade: Educação Física Jogos Infantis. São Paulo: Ibrasa, 2006. NEGRINI, Airton. Educação Pscicomotora. São Paulo: Ebrasa, 2003. OLIVEIRA, Gisele de Campos. Psicomotricidade: educação e reeducação num enfoque psicopedagógico. 4.ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2000 _______________Psicomotricidade: Um estudo em escolares com dificuldade em leitura e escrita. 1992. 227 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 1992. PIAGET, Jean. A psicologia da criança. Rio de Janeiro: Ed. Bertrand Brasil, 1998. SANTOS, E. L. S, & Cavalari, N. (2010). Psicomotricidade e educação infantil. Caderno Multidisciplinar de Pós-Graduação da UCP, Pitanga, 1(3), 149-163. TONIETTO, Marcos Rafael. Educação infantil: educação física. Curitiba: Positivo, 2008. THOMPSON, Rita. Desenvolvimento Psicomotor e Aprendizagem. In: Psicomotricidade da Educação Infantil à Gerontologia: Teoria e Prática. FERREIRA, C. A. (Org.) São Paulo: Editora Lovise, 2000. Págs. 45 à 52. VYGOTSKY, Lev Semenovitch. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989. VELASCO, Cassilda Gonçalves. Brincar: O Despertar Pscicomotor. Rio de Janeiro: Sprint,1996. WALLON, H. A evolução psicológica da criança. Lisboa: Edições 70,pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPsicomotricidadept_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpt_BR
dc.titleA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTILpt_BR
dc.title.alternativePSYCHOMOTRICITY IN CHILDHOOD EDUCATIONpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ata e TCAE_Karina da Silva Marra Ribeiro.pdf4,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcc_Karina da Silva Marra Ribeiro.pdf665,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.