Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4049
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Sousa, Marcos de Moraes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2038056571074237pt_BR
dc.contributor.referee1Cardoso, Flávio Manoel Coelho Borges-
dc.contributor.referee2Schütz, Jenerton Arlan-
dc.creatorRafael, Elisneide Rodrigues-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/5505049855767084pt_BR
dc.date.accessioned2023-12-07T17:02:22Z-
dc.date.available2023-12-07T17:02:22Z-
dc.date.issued2023-11-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4049-
dc.description.abstractThis study investigates the trajectory of public funding in the context of Federal Institutes, with an emphasis on the Federal Institute of Goiano (IF Goiano), from its inception to the 2022 budget. The research employs a comprehensive methodology guided by transparency regulations and guidelines such as the TCU Normative Instruction No. 57 of August 2008, TCU Normative Decision No. 100 of October 2009, among others. Data collection is based on a thorough analysis of the Annual Management Reports of IF Goiano, applying quantitative principles to assess the temporal evolution of financial aspects, such as total expenditures, payments made, and the percentage relationship between them. An electronic database was developed to facilitate the comparison and interpretation of these data over time. In addition to the financial approach, the study incorporates an analysis of educational variables, such as the number of students, enrollees, faculty, and courses offered. The multidisciplinary approach of the research seeks to understand the complexity of interactions between these variables, exploring institutional and external influences. The results indicate that, even in the face of financial and political challenges, IF Goiano has maintained a remarkable commitment to transparency and academic quality. The analysis emphasizes the importance of an integrated approach, considering institutional, budgetary, and educational elements, reinforcing the need for future research to adopt a multidisciplinary perspective for a more comprehensive and in-depth understanding of institutional dynamics.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho investiga a trajetória do financiamento público no contexto dos Institutos Federais, com ênfase no Instituto Federal Goiano (IF Goiano), desde sua criação até o orçamento de 2022. A pesquisa emprega uma metodologia abrangente, guiada por normativas de transparência e regulamentações como a Instrução Normativa TCU nº 57 de agosto de 2008, a Decisão Normativa TCU nº 100 de outubro de 2009, entre outras. A coleta de dados é fundamentada em uma análise minuciosa dos Relatórios de Gestão Anuais do IF Goiano, aplicando princípios quantitativos para avaliar a evolução temporal das finanças financeiras, como gastos totais, despesas pagas, e a relação percentual entre elas. Uma base de dados eletrônicos foi desenvolvida para facilitar a comparação e interpretação desses dados ao longo do tempo. Além da abordagem financeira, o estudo incorpora uma análise das variáveis educacionais, como número de alunos, inscritos, docentes e cursos oferecidos. A abordagem multidisciplinar da pesquisa busca entender a complexidade das interações entre essas variáveis, explorando influências institucionais e externas. Os resultados indicam que, mesmo diante dos desafios financeiros e políticos, o IF Goiano tem mantido um compromisso notável com a transparência e a qualidade acadêmica. A análise destaca a importância de uma abordagem integrada, considerando elementos institucionais, orçamentários e educacionais, reforçando a necessidade de pesquisas futuras adotarem uma perspectiva multidisciplinar para uma compreensão mais abrangente e aprofundada da dinâmica institucional.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Elisneide Rodrigues Rafael (elisneide.rodrigues@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-12-06T23:19:23Z No. of bitstreams: 1 Trabalho de Conclusão Elisneide Rodrigues Rafael.pdf: 1384941 bytes, checksum: 0595727511e70a99acbaa16f0c2c8774 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2023-12-07T17:02:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Trabalho de Conclusão Elisneide Rodrigues Rafael.pdf: 1384941 bytes, checksum: 0595727511e70a99acbaa16f0c2c8774 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-07T17:02:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Trabalho de Conclusão Elisneide Rodrigues Rafael.pdf: 1384941 bytes, checksum: 0595727511e70a99acbaa16f0c2c8774 (MD5) Previous issue date: 2023-11-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerespt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInstitutos Federaispt_BR
dc.subjectFinanciamento educacionalpt_BR
dc.subjectGestão orçamentáriapt_BR
dc.subjectOrçamento públicopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.titleINVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO NO INSTITUTO FEDERAL GOIANO E A RELAÇÃO COM O NÚMERO DE ALUNOS, PROFESSORES E CURSOS DE 2009 A 2022pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Bacharelado em Sistemas de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de Conclusão Elisneide Rodrigues Rafael.pdf1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.