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https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4026
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Rodrigues, Fernando Rocha | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8296141120054328 | pt_BR |
dc.creator | Aquino, Fabiana Silva | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8296141120054328 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-04T20:15:28Z | - |
dc.date.available | 2023-06-29 | - |
dc.date.available | 2023-12-04T20:15:28Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-29 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4026 | - |
dc.description.abstract | Este artigo tem como objetivo discorrer sobre a história do povo Kalunga da fazenda Riachão do município de Monte Alegre de Goiás, e estabelecer uma reflexão sobre a importância, de seu povo, sua cultura, da memória, das histórias contadas na escola como mecanismo de manutenção da cultura local demonstrando a importância da escrita e da memória como ferramenta contra o esquecimento. O trabalho foi realizado mediante revisão bibliográfica e a observação participante na própria comunidade bem como nas escolas locais. Evidencia-se que a história do povo Kalunga se deu com o processo histórico a mais de duzentos anos, sendo um povo descendente de negros que foram escravizados. Eles vivem no maior território do Brasil, na chapada dos veadeiros. Nesse contexto o objetivo é retratar a história de um povo de muitas lutas, tradições, desafios, e superações, que possui identidade própria, com saberes e fazeres, na tradição cultural, crenças e outros que passados de geração em geração. Nesse sentido, a metodologia será a observação participante do processo educacional no que tange ao processo de reconstrução da memória bem como a sugestão de inserção nas disciplinas específicas do cuidado com as memórias locais, tanto a memória individual quanto a coletiva como ferramenta educacional contra a morte (esquecimento). | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo tem como objetivo discorrer sobre a história do povo Kalunga da fazenda Riachão do município de Monte Alegre de Goiás, e estabelecer uma reflexão sobre a importância, de seu povo, sua cultura, da memória, das histórias contadas na escola como mecanismo de manutenção da cultura local demonstrando a importância da escrita e da memória como ferramenta contra o esquecimento. O trabalho foi realizado mediante revisão bibliográfica e a observação participante na própria comunidade bem como nas escolas locais. Evidencia-se que a história do povo Kalunga se deu com o processo histórico a mais de duzentos anos, sendo um povo descendente de negros que foram escravizados. Eles vivem no maior território do Brasil, na chapada dos veadeiros. Nesse contexto o objetivo é retratar a história de um povo de muitas lutas, tradições, desafios, e superações, que possui identidade própria, com saberes e fazeres, na tradição cultural, crenças e outros que passados de geração em geração. Nesse sentido, a metodologia será a observação participante do processo educacional no que tange ao processo de reconstrução da memória bem como a sugestão de inserção nas disciplinas específicas do cuidado com as memórias locais, tanto a memória individual quanto a coletiva como ferramenta educacional contra a morte (esquecimento). | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Fabiana da Silva Aquino (fabiana.aquino@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-12-04T20:04:07Z No. of bitstreams: 1 termo ciencia preenchido 11.pdf: 1394567 bytes, checksum: b6c9a4b8cef521c516fdf12f733e9317 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2023-12-04T20:15:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 termo ciencia preenchido 11.pdf: 1394567 bytes, checksum: b6c9a4b8cef521c516fdf12f733e9317 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2023-12-04T20:15:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 termo ciencia preenchido 11.pdf: 1394567 bytes, checksum: b6c9a4b8cef521c516fdf12f733e9317 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-12-04T20:15:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 termo ciencia preenchido 11.pdf: 1394567 bytes, checksum: b6c9a4b8cef521c516fdf12f733e9317 (MD5) Previous issue date: 2023-06-29 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Campos Belos | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.relation.references | Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. Lei n. º 11.409, de 21 de janeiro de 1991. PALÁCIO DO GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS, em Goiânia, 21 de janeiro de 1991, 103° da República. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 4. ed. 2002. LIMA, Luana Nunes Martins de. A constituição de um território identitário pela garantia dos direitos fundiários: o Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga. Soc. & Nat., Uberlândia, 25 (3): 503-512, set/dez/2013. MAIA, Claudio Lopes. Movimentos sociais no campo: terra e territorialidades. In. Pós-graduação Lato Sensu em e Educação do Campo. org: Ana Flávia Vigário, Bruno Gonçalves Borges, Wender Faleiro. Goiânia Kelps, 2022. MORGADO, Ana Cristina. As múltiplas concepções da cultura. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, v. 4, n.1, mar. 2014. NUNES, Georgina Helena Lima. Educação Quilombola. In: Ministério da Educação/ Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Orientações e ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Brasília: SECAD, 2006. Projeto da SEDUC: Ciranda da Arte busca resgatar arte Kalunga. Publicado: 01 junhos 2016. Plano Político Pedagógico. COLÉGIO ESTADUAL QUILOMBOLA KALUNGA II - SEDE E EXTENSÕES: BOM JARDIM, TINGUIZAL, BARRA, AREIA, SACO GRANDE, SÃO PEDRO, CAROLINA E SUCURI. Monte Alegre de Goiás, 2023. REIS, Wagner Pereira dos. Inventário do patrimônio cultural; estudo da Comunidade Kalunga Riachão- Monte Alegre- GO. Arraias- TO, 2022. 73 f. RODRIGUES, Donizete (2017).“Património Cultural, Memória Social e Identidade: interconexões entre os conceitos”. Revista Letras Escreve, vol. 7, nº 4, pp. 337-361. Indexação Latindex. Qualis-Capes B2 RODRIGUES, Fernando da Rocha. A festa e a Santa: ritual religioso e festive no município de Aurilândia, Goiás. 1º ed. Curitiba: Appris, 2022. SILVA, LUIZ INÁCIO LULA DA. Presidência da Republica Casa Civil Sub trechos para Assuntos Jurídicos. DECRETO Nº 4.887, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2003. Brasília, 20 de novembro de 2003; 182o da Independência e 115o da República. SOUZA, Lourdes Fernandes de. Letramento e história de vida: as memórias de Procópia dos Santos Rosa da Comunidade Kalunga-Riachão Monte Alegre – GO. Planaltina – DF 2014. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | povo kalunga. cultura e memoria educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | A HISTÓRIA DO POVO KALUNGA: EDUCAÇÃO E MEMORIA COMO MECANISMO DE RESISTENCIA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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