Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3936
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Salomão, Vanessa Maria Marques-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3416262921307394pt_BR
dc.creatorMonteiro, Alessandra da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5208680273903267pt_BR
dc.date.accessioned2023-10-02T22:35:50Z-
dc.date.available2023-10-02-
dc.date.available2023-10-02T22:35:50Z-
dc.date.issued2023-09-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3936-
dc.description.abstractFor a long time, people who had some type of disability were excluded from social life because they did not meet the standards imposed by society. However, over the years, concepts changed, movements, laws, decrees and ordinances were created to protect and guarantee the social rights of these people. In the field of education, this movement was no different, people with disabilities (PWD) now have guaranteed access to education, specialized care professionals and a support network for each specific case. However, ensuring access to education does not mean that it is actually included in school activities. It is necessary to think about systematized planning in a way that actually enables these students to learn. In this sense, the objective of this study was to develop a didactic sequence adapted from the teaching of Chemistry, for students with Special Educational Needs (SEN), using the Three Pedagogical Moments methodology. The research was developed qualitatively, through studies of bibliographic references on chemistry teaching, inclusive education and the Three Pedagogical Moments. Thus, the present work consisted of preparing two lesson plans on Chemical and Physical Transformations of matter, for the 1st year of high school, according to the skill EM13CNT101, expressed in the National Common Curricular Base (BNCC). The plans were created through problematizing questions related to events in the students' daily lives. To systematize scientific knowledge, expository-dialogue methodologies and active methodologies such as experimentation and peer instruction were used. This research is significant for the teaching and learning process, not only for students with SEN, but also for other students, as it encompasses actions that promote social interaction and the collective construction of scientific knowledge, based on active methodologies.pt_BR
dc.description.resumoDurante muito tempo, as pessoas que apresentavam algum tipo de deficiência eram excluídas do convívio social por se apresentarem fora dos padrões impostos pela sociedade. Porém, com o passar dos anos, as concepções foram mudando; movimentos, leis, decretos e portarias foram sendo criados para resguardar e garantir os direitos sociais dessas pessoas. No campo da educação, esse movimento não foi diferente; as pessoas com deficiência (PCD) passaram a ter garantia de acesso à educação, a profissionais de atendimento especializados e uma rede de apoio para cada caso específico. No entanto, garantir o acesso à educação não é sinônimo que de fato elas estejam incluídas nas atividades escolares. É preciso pensar em um planejamento sistematizado, de modo que possibilite de fato a aprendizagem destes alunos. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi elaborar uma sequência didática adaptada do ensino de Química, para alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), utilizando a metodologia dos Três Momentos Pedagógicos. A pesquisa desenvolveu-se de forma qualitativa, mediante estudos de referenciais bibliográficos sobre ensino de química, educação inclusiva e os Três Momentos Pedagógicos. Assim, o presente trabalho consistiu na elaboração de dois planos de aula sobre Transformações Químicas e Físicas da matéria, para a 1ª série do ensino médio, conforme a habilidade EM13CNT101, expressa na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os planos foram elaborados por meio de questões problematizadoras relacionadas a eventos do cotidiano dos alunos. Para sistematizar o conhecimento científico, foram utilizadas metodologias expositiva-dialogadas e metodologias ativas, como a experimentação e a instrução por pares. Esta pesquisa se mostra significativa para o processo de ensino e aprendizagem, não só dos alunos com NEE, mas também dos demais discentes, uma vez que engloba ações que promovem a interação social e a construção coletiva do saber científico, a partir de metodologias ativas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alessandra da Silva Monteiro (alessandra.monteiro@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-10-02T18:09:44Z No. of bitstreams: 1 TCC_Alessandra_da_Silva_Monteiro.pdf: 774277 bytes, checksum: 1773193013d1ea7dbb1a953c75108b35 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2023-10-02T22:35:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Alessandra_da_Silva_Monteiro.pdf: 774277 bytes, checksum: 1773193013d1ea7dbb1a953c75108b35 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-02T22:35:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_Alessandra_da_Silva_Monteiro.pdf: 774277 bytes, checksum: 1773193013d1ea7dbb1a953c75108b35 (MD5) Previous issue date: 2023-09-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerespt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectEducação Especialpt_BR
dc.subjectMomentos Pedagógicospt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleUMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA ADAPTADA PARA O ENSINO DE QUÍMICA À LUZ DOS MOMENTOS PEDAGÓGICOSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Alessandra_da_Silva_Monteiro.pdf756,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.