Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3923
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Martins, Marccus Victor Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/444944019842389pt_BR
dc.creatorAlbuquerque, Geovana-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1353926060098121pt_BR
dc.date.accessioned2023-09-15T16:39:19Z-
dc.date.available2023-09-15-
dc.date.available2023-09-15T16:39:19Z-
dc.date.issued2023-06-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3923-
dc.description.abstractThe teaching-learning process consists of mediating content between teachers and students in the educational environment. Maintaining this process in its conventional form, stigmatized by the principles of the 1950s and 1960s, is a way to create deficiencies in education. With technological and scientific advancements, it is now easily possible to introduce other educational tools into this process, shaping a new way of teaching. It is up to educators to explore to the fullest extent various types of educational tools within their reach, as a proposal to make a class more interesting, engaging, and innovative. Nevertheless, these tools have not gained much ground, especially in the context of high school, due to several difficulties that hinder their use. In light of the aforementioned, this study aimed to conduct a literature review on scientific articles addressing the use of educational tools to assist the teaching-learning process. Additionally, through an empirical and qualitative research involving students from a public school in the municipality of Catalão-Goiás, it was observed that the preferred method of learning actually deviates from conventional methods, with a focus on dialogue between teachers and students, moving away from the tradition of exams as an evaluative mechanism. From the teachers' perspective, there is a need to explore other evaluative mechanisms as well as aids in their day-to-day teaching.pt_BR
dc.description.resumoO processo ensino-aprendizagem consiste na mediação de conteúdos entre professor e aluno no ambiente educacional. Manter este processo em sua forma convencional estigmatizado nos princípios das décadas de 50 e 60 é uma maneira de criar deficiência no ensino. Com o avanço tecnológico e científico é possível facilmente introduzir outros instrumentos didáticos neste processo, configurando uma nova forma de ensinar. Cabe aos educadores explorar ao máximo os mais variados tipos de instrumentos didáticos que estejam ao seu alcance, como proposta de tornar uma aula mais interessante, atraente e inovadora. Mesmo assim, esses instrumentos não têm ganhando tanto espaço, principalmente no âmbito do ensino médio, diante de várias dificuldades que acabam impedindo o uso desses instrumentos. Diante do exposto, esse trabalho propôs realizar uma revisão bibliográfica sobre artigos científicos que abordam essa temática do uso de instrumentos didáticos para auxiliar o processo ensino-aprendizagem. Além disso, por meio de uma pesquisa empírica e qualitativa com estudantes de uma escola pública do município de Catalão-Goiás, pôde-se observar que a preferência na forma de aprender de fato, foge dos métodos convencionais, destacando-se o diálogo entre professor e aluno e saindo da tradição da prova como mecanismo avaliativo. Do ponto de vista dos professores, observou-se que há a necessidade de explorar outros mecanismos tanto avaliativos como de auxílio no dia-a-dia de sua aula.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Geovana Salviano Lima Albuquerque (geovana.albuquerque@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-09-15T15:09:50Z No. of bitstreams: 1 TCC_GEOVANA_FINALIZADA_CORRIGIDA.pdf: 849182 bytes, checksum: f600be97e4e073882d0f40cfa6fbbb9b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-09-15T16:37:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_GEOVANA_FINALIZADA_CORRIGIDA.pdf: 849182 bytes, checksum: f600be97e4e073882d0f40cfa6fbbb9b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-09-15T16:39:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_GEOVANA_FINALIZADA_CORRIGIDA.pdf: 849182 bytes, checksum: f600be97e4e073882d0f40cfa6fbbb9b (MD5) Previous issue date: 2023-06-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Catalãopt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectEducadorpt_BR
dc.subjectInstrumentos didadicospt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleINSTRUMENTOS DIDÁTICOS COMO MECANISMOS PROPOSITIVOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Naturais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_GEOVANA_FINALIZADA_CORRIGIDA.pdf829,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.