Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3893
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFernandes, Michele da Silva Valadão-
dc.creatorNunes, Lorena de Almeida Cavalcante Brandão-
dc.creatorSilva, Davi de Moura-
dc.creatorSilva, Letícia dos Santos da-
dc.creatorNoll, Matias-
dc.date.accessioned2023-08-22T12:01:19Z-
dc.date.available2023-08-22T12:01:19Z-
dc.date.issued2023-08-09-
dc.identifier.citationJOGOS e inteligência socioemocional: possibilidades para a educação física no ensino médio. Organização de: Michele Fernandes; Matias Noll. Goiânia, GO: IF Goiano, 2023. 89 p., il. ISBN (e-book): 978-65-87469-53-9.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-87469-53-9pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3893-
dc.description.abstractThis work proposes the teaching of games having as a centrality the education socio-emotional development and the integral development of high school students. The purpose of this book is to share pedagogical tools for the mediation of socio-emotional education in Education classes Physics or other educational spaces/moments. For this, we gathered 50 games based on a wide literature review and rereading of some games traditionally experienced in Physical Education classes. Of that In this way, we hope to motivate and encourage educators to promote a space for learning and reflection on topics such as intelligence socio-emotional, mental illness, resilience and others as relevant for high school students and teenagers. This book is structured in four chapters. The first of them, Discussing socio-emotional intelligence in high school: adolescence in focus, discusses socio-emotional education in adolescence. O second, Games and the development of socio-emotional intelligence, presents theoretical and practical concepts about the role of games in development of socioemotional intelligence. In the third chapter, Physical Education school: paths for socio-emotional education at school, emphasis is placed on curricular component Physical Education and its relationship with intelligence socioemotional. The fourth chapter, Mediation of socio-emotional intelligence in school Physical Education through games, brings the description of games that can be used as pedagogical tools/contents for the socio-emotional education in high school.pt_BR
dc.description.resumoEsta obra propõe o ensino dos jogos tendo por centralidade a educação socioemocional e o desenvolvimento integral dos estudantes do Ensino Médio. A proposta deste livro é compartilhar ferramentas pedagógicas para a mediação da educação socioemocional nas aulas de Educação Física ou outros espaços/momentos educativos. Para isso, reunimos 50 jogos a partir de uma ampla revisão de literatura e da releitura de alguns jogos tradicionalmente vivenciados nas aulas de Educação Física. Dessa forma, esperamos motivar e encorajar os educadores a promoverem um espaço de aprendizado e de reflexão sobre temas como inteligência socioemocional, adoecimento mental, resiliência e outros tão pertinentes para os adolescentes e jovens do Ensino Médio. Este livro está estruturado em quatro capítulos. O primeiro deles, Discutindo inteligência socioemocional no Ensino Médio: a adolescência em foco, discute a respeito da educação socioemocional na adolescência. O segundo, Os jogos e o desenvolvimento da inteligência socioemocional, apresenta conceitos teóricos e práticos sobre o papel dos jogos no desenvolvimento da inteligência socioemocional. No terceiro capítulo, Educação Física escolar: caminhos para a educação socioemocional na escola, é dado ênfase ao componente curricular Educação Física e a sua relação com a inteligência socioemocional. O quarto capítulo, Mediação da inteligência socioemocional na Educação Física escolar por meio dos jogos, traz a descrição de jogos que podem ser utilizados como ferramentas/conteúdos pedagógicos para a educação socioemocional no Ensino Médio.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Matias Noll (matias.noll@ifgoiano.edu.br) on 2023-08-21T19:21:23Z No. of bitstreams: 1 jogos_09ago23.pdf: 3692962 bytes, checksum: 2682cd955ebc92b89a26b49345af50fb (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-08-22T10:18:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 jogos_09ago23.pdf: 3692962 bytes, checksum: 2682cd955ebc92b89a26b49345af50fb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-22T12:01:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 jogos_09ago23.pdf: 3692962 bytes, checksum: 2682cd955ebc92b89a26b49345af50fb (MD5) Previous issue date: 2023-08-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInteligência emocionalpt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleJOGOS E INTELIGÊNCIA SOCIOEMOCIONAL: POSSIBILIDADES PARA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIOpt_BR
dc.title.alternativeGames and Socioemotional Intelligence: Possibilities for Physical Education in High Schoolpt_BR
dc.typeLivropt_BR
Aparece nas coleções:Editora IF Goiano

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
e-book_Jogos e Inteligência Socioemocional: Possibilidades para a Educação Física no Ensino Médio.pdf3,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.