Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3835
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Martins, Marccus Victor-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4449440198423893pt_BR
dc.contributor.referee1Martins, Marccus Victor-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4449440198423893pt_BR
dc.contributor.referee2Nascimento, Nádia Gisele-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8722873754566556pt_BR
dc.contributor.referee3Nunes, Simara Maria-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6775966589667074pt_BR
dc.creatorCosta, Andréia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1868877840694545pt_BR
dc.date.accessioned2023-08-10T17:11:07Z-
dc.date.available2023-08-09-
dc.date.available2023-08-10T17:11:07Z-
dc.date.issued2023-06-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3835-
dc.description.abstractThe teaching-learning process needs didactic and innovative proposals to make this teaching more exciting and enjoyable. In view of this, it is up to the teacher to seek methodological innovation alternatives that may be part of their pedagogical planning with the intuition of achieving better efficiency in this educational process. Therefore, this work presented a playful way of revising/reinforcing the contents taught in the first year of high school regarding the discipline of chemistry. Specifically, the ludic game 'Quízmica' was created, as an innovative proposal on the contents of chemistry in the 1st year of high school. To test the pedagogical efficiency of the game, two high school classes (1st and 2nd years) from a public school in the city of Catalão-GO were invited to participate in the research. After the two groups had played the game, a form with 6 questions was applied to measure the efficiency of the ludic game. The results showed that the playful game “Quízmica” had 100% acceptance in terms of interest, pleasure, and satisfaction for both groups. However, in a more specific way, what was shown revealed that the game showed a higher efficiency yield in the second-year class, as expected, since this group had already had contact with the first-year subject. How ever, the game “Quízmica” was presented as an efficient teaching tool that can be implemented not only with contents aimed at the first year of chemistry, but also for the other years, as well as for other areas of high school.pt_BR
dc.description.resumoO processo de ensino-aprendizagem necessita de propostas didáticas inovadoras na perspectiva de tornar o ensino mais instigante e prazeroso. Em vista disso, cabe ao professor buscar alternativas de inovação metodológica que possam fazem parte do seu planejamento pedagógico com o intuito de alcançar uma melhor eficiência no processo educacional. Diante do exposto, este trabalho apresentou uma forma lúdica de revisar/reforçar os conteúdos ministrados no 1º ano do ensino médio referentes à disciplina de Química. Especificamente, criou-se o jogo lúdico “Quízmica” como proposta inovadora sobre os conteúdos de Química do 1° ano do ensino médio. Para testar a eficiência pedagógica do jogo, duas turmas de ensino médio (1° e 2° anos) de uma escola pública do município de Catalão-GO foram convidadas a participar da pesquisa. Após a prática do jogo lúdico por parte das duas turmas, aplicou-se um formulário com seis questões para mensurar a eficiência do mesmo. Os resultados apontaram que o jogo lúdico “Quízmica” teve 100% de aceitação nos quesitos interesse, aprendizado e satisfação para ambas as turmas. Porém, de um modo mais específico, o questionário revelou que o jogo apresentou maior rendimento e eficiência na turma de 2º ano, conforme esperado, uma vez que esses alunos já tiveram contato com o conteúdo no 1º ano. Contudo, o jogo “Quízmica” apresentou-se como uma eficiente ferramenta didática que pode ser implementada não apenas com conteúdos voltados para a disciplina Química do 1º ano, mas também para as demais séries, bem como para outras disciplinas do ensino médio.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Andréia Duarte Gonçalves Costa (andreia.goncalves@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-08-10T02:38:54Z No. of bitstreams: 1 TCC FINAL 33 - cartas corrigidas - v2-edit.pdf: 2576773 bytes, checksum: 403cedf753a05bdfed2f126a2f376aaa (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2023-08-10T17:11:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC FINAL 33 - cartas corrigidas - v2-edit.pdf: 2576773 bytes, checksum: 403cedf753a05bdfed2f126a2f376aaa (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-10T17:11:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC FINAL 33 - cartas corrigidas - v2-edit.pdf: 2576773 bytes, checksum: 403cedf753a05bdfed2f126a2f376aaa (MD5) Previous issue date: 2023-06-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Catalãopt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectQuízmica ; jogos lúdicos ; cartas.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleQUÍZMICA: APRENDENDO QUÍMICA DE UMA FORMA LÚDICApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Naturais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC FINAL 33 - cartas corrigidas - v2-edit.pdfTCC Quízmica : Andréia Duarte2,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.