Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3812
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Martins, Marccus-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4449440198423893pt_BR
dc.contributor.referee1Cardoso, Camila-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2793697248256824pt_BR
dc.contributor.referee2Purcina, Alcione-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7643438748895202pt_BR
dc.creatorPeres, Marcella-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1823087836932286pt_BR
dc.date.accessioned2023-08-07T15:00:27Z-
dc.date.available2023-08-07-
dc.date.available2023-08-07T15:00:27Z-
dc.date.issued2023-06-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3812-
dc.description.abstractThe approach to themes related to the field of chemistry in schools generally starts from the 9th grade, that is, the last grade of elementary II. Within this approach, it is necessary to contextualize the contents in a practical way. This is due to the fact that chemistry is an exact sciences discipline and often becomes abstract from a purely theoretical point of view. In this regard, it is very important for the teacher to create didactic mechanisms of a practical nature in order to make the teaching-learning process more attractive for students during elementary school II. Within this context, this work carried out a qualitative research to collect information about the teaching of science in two public schools in the municipality of Catalão-Goiás. For prospecting information on science teaching, a form was applied to two 9th grade classes, with students between 13 and 17 years old. The answers of the 69 students led to the understanding that science teaching does not present a practical contextualization of its theory. All students were unanimous in wanting to take practical science classes. In view of the problems detected for the absence of practical classes, 12 scripts for practical classes were proposed here using materials that are easy to obtain and perform, which can serve as support in the pedagogical planning of this discipline.pt_BR
dc.description.resumoA abordagem de temas voltados para a área da disciplina de química nas escolas começa geralmente a partir do 9º ano, ou seja, última série do fundamental II. Dentro desta abordagem, se faz necessário contextualizar de maneira prática os conteúdos. Isso se deve pela química ser uma disciplina de exatas e por muitas vezes se tornar abstrata do ponto de vista apenas teórico. Neste aspecto, é muito importante o docente criar mecanismos didáticos de cunho prático a fim de tornar o processo ensino-aprendizagem de forma mais atraente para os estudantes no decorrer do ensino fundamental II. Dentro deste contexto, esse trabalho realizou uma pesquisa qualitativa de levantamento de informações sobre o ensino da disciplina de ciências em duas escolas públicas do município de Catalão-Goiás. Para a prospecção das informações sobre o ensino de ciências, foi realizada a aplicação de um formulário em duas turmas do 9º ano, com estudantes entre 13 a 17 anos de idade. As respostas dos 69 estudantes levaram ao entendimento de que o ensino de ciência não apresenta uma contextualização prática de sua teoria. Todos os estudantes foram unânimes em querer ter aulas práticas de ciências. Em vista dos problemas detectados para a ausência das aulas práticas, propôs-se aqui 12 roteiros de aulas práticas com o uso de materiais de fácil obtenção e execução, os quais possam servir de apoio no planejamento pedagógico dessa disciplina.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcella Pacheco Peres (marcella.peres@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-08-07T14:05:40Z No. of bitstreams: 1 tcc_Marcella Peres.pdf: 1353592 bytes, checksum: 0fbb8c465fd627e92636b1dc2b08efa6 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-08-07T14:57:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_Marcella Peres.pdf: 1353592 bytes, checksum: 0fbb8c465fd627e92636b1dc2b08efa6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-07T15:00:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc_Marcella Peres.pdf: 1353592 bytes, checksum: 0fbb8c465fd627e92636b1dc2b08efa6 (MD5) Previous issue date: 2023-06-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Catalãopt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiências fundamental IIpt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectMateriais alternativospt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleA QUÍMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL 2: COMO CONTEXTUALIZAR SUA PRÁTICA COM MATERIAIS ALTERNATIVOSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Naturais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Marcella Peres.pdf1,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.