Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3606
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Figueiredo, Fabiane Fischer-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9811849246967453pt_BR
dc.creatorBoas, Renata Queiroz Villas-
dc.creator.Latteshttps://br.linkedin.com/in/renata-queiroz-villas-boas-961a40173pt_BR
dc.date.accessioned2023-04-26T17:21:56Z-
dc.date.available2023-04-26-
dc.date.available2023-04-26T17:21:56Z-
dc.date.issued2023-04-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3606-
dc.description.abstractThis bibliographical investigation aims to present the important aspects of indigenous education, specifically school dropout during social distancing due to Covid-19 and the measures taken to maintain the conventional education system. Access to education is a constitutional right guaranteed to all Brazilians and foreigners residing in the country, within this group are indigenous peoples, school dropout has been a problem for the entire national education system for some time. However, the pandemic has highlighted this problem, especially with regard to minorities, such as indigenous peoples residing in rural areas. Thus, information on the subject was sought in published texts that dealt with the damage caused and possible actions to minimize such problems. Through the investigation, it was possible to conclude that the main factor of indigenous school dropout during the pandemic was the precariousness of basic resources such as electricity, internet and access to computers. is considered a priority and is not possible. During this period, the state government of several states implements measures never seen before so that post-pandemic school dropout is minimized, actions such as a financial scholarship, among notebooks, are being essential for the effective change of indigenous school dropout. However, this research identified the lack of studies on the subject, which highlights its importance and the need to provoke other researchers to look into the subject, enabling the practical contribution of measures that can guide the creation of specific public policies for the community. indigenous in general. Keywords: truancy 1. ethnic-racial 2. indigenous 3.pt_BR
dc.description.resumoA presente investigação bibliográfica visa apresentar os aspectos importantes da educação indígena, especificamente da evasão escolar durante o distanciamento social em decorrência do Covid-19 e as medidas tomadas para a manutenção do sistema convencional de educação. O acesso à educação é um direito constitucional garantido a todos os brasileiros e estrangeiros residentes no país, dentro desse grupo estão os povos indígenas, a evasão escolar é um problema de todo o sistema nacional de educação há tempos. Entretanto, a pandemia evidenciou essa problemática, principalmente no que se refere as minorias, como é o caso dos povos indígenas residentes na zona rural. Dessa forma, buscou-se informações sobre o tema, em textos publicados, que tratavam dos prejuízos causados e possíveis ações minimizadoras de tais problemáticas. Por meio da investigação, foi possível concluir que a evasão escolar indígena no período da pandemia teve como principal fator a precariedade de recursos básicos como é o caso de energia elétrica, internet e acesso a computadores, ao final da pesquisa restou evidente que o tema não é tido como prioridade não sendo possível. Durante esse período o governo estadual de diversos estados implementos medidas nunca vista para que a evasão escolar pós pandemia seja minimizada, ações como bolsa financeira, entre de notebooks estão sendo essenciais para mudança efetiva da evasão escolar indígena. Contudo, a presente pesquisa identificou a falta de estudos acerca do tema o que evidencia a sua importância e necessidade de provocação para que outros pesquisadores debrucem sobre a temática, possibilitando a contribuição prática de medidas que possam orientar a criação de políticas públicas especificas para a comunidade indígena de modo geral.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Queiroz Villas Boas (renata.queiroz@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-04-26T17:02:09Z No. of bitstreams: 1 ARTIGO Renata Queiroz Villas Boas.pdf: 1288328 bytes, checksum: 5a54dabdcba26f3ceaefa906cf84267c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2023-04-26T17:21:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ARTIGO Renata Queiroz Villas Boas.pdf: 1288328 bytes, checksum: 5a54dabdcba26f3ceaefa906cf84267c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2023-04-26T17:21:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ARTIGO Renata Queiroz Villas Boas.pdf: 1288328 bytes, checksum: 5a54dabdcba26f3ceaefa906cf84267c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-04-26T17:21:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ARTIGO Renata Queiroz Villas Boas.pdf: 1288328 bytes, checksum: 5a54dabdcba26f3ceaefa906cf84267c (MD5) Previous issue date: 2023-04-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectevasão escolar. povos indígenas. pandemia do covid-19.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleA EVASÃO ESCOLAR INDÍGENA APÓS A PANDEMIA DO COVID-19 E AS MEDIDAS EDUCACIONAIS TOMADAS PARA MINIZÁ-LA.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO Renata Queiroz Villas Boas.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.