Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3579
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Brisolla, Lívia Santos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1644295636972332 | pt_BR |
dc.creator | Palmeira, Francinete Cezária | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6960645376434261 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-17T18:46:55Z | - |
dc.date.available | 2023-05-02 | - |
dc.date.available | 2023-04-17T18:46:55Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-03 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3579 | - |
dc.description.abstract | This article seeks to reflect on the importance of music in early childhood education. In this sense, the question is: what are the contributions of music to the development of children? Based on this question, a reflective theoretical introduction is proposed based on authors such as Brito (2003; 2010); GOHN; STAVRACAS (2010). Thus, the following methodology was adopted: a qualitative bibliographic and documentary research. It was supported by official documents such as the Law of Directives and Bases of National Education (LDB), the National Curricular Reference for Early Childhood Education (RCNEI) and the National Common Curricular Base (BNCC) that offer ways to conduct the practice of education professionals. Thus, it was found that music is of paramount importance for early childhood education. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo busca refletir sobre a importância da música na educação infantil. Nesse sentido, questiona-se: quais as contribuições da música para o desenvolvimento da criança? A partir dessa indagação, propõe-se uma introdução reflexiva teórica com base em autores como Brito (2003; 2010); GOHN; STAVRACAS (2010). Dessa forma, adotou se a seguinte metodologia: uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfica e documental. Apoiou-se em documentos oficiais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que, oferecem caminhos para a condução da prática dos profissionais da educação. Dessa forma, verificou-se que a música é de suma importância para a educação infantil. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Francinete Cezária Palmeira (francinete.cezaria@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-04-17T18:15:16Z No. of bitstreams: 1 Artigo - Francinete.pdf: 1477892 bytes, checksum: 9e1d51a9efe8c5f96927b7b944740aa4 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-04-17T18:44:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Artigo - Francinete.pdf: 1477892 bytes, checksum: 9e1d51a9efe8c5f96927b7b944740aa4 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-04-17T18:45:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Artigo - Francinete.pdf: 1477892 bytes, checksum: 9e1d51a9efe8c5f96927b7b944740aa4 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-04-17T18:46:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Artigo - Francinete.pdf: 1477892 bytes, checksum: 9e1d51a9efe8c5f96927b7b944740aa4 (MD5) Previous issue date: 2022-10-03 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Campos Belos | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.relation.references | ALMEIDA, Geraldo P. Teoria e prática em psicomotricidade. Rio de Janeiro: Walk, 2009. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a Base. Brasília, MEC, 2018. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1996. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais, Artes. Ministério da Educação, Brasília: MEC/SEF, 1997. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, vol.3, 1998. BRITO, Teca Alencar. Música na Educação Infantil: propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Peirópolis, 2003. BRITO, Teca Alencar. Ferramentas com brinquedos: a caixa da música. Revista da Abem, Porto Alegre, v. 24, 89-93, set. 2010. FERREIRA, Lúcia Aparecida; RUBIO, J. A contribuição da música no desenvolvimento da psicomotricidade. Revista eletrônica saberes da educação, v. 3, n. 1-2012, 2012. FONSECA, João Jose Saraiva. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. FRANÇA, Cecília Cabalieri. BNCC e a educação musical: muito barulho por nada? Revista ABEM, v. 10, n. 12, 2020, p. 30-47. GODOI, Luís Rodrigo. A importância da música na Educação Infantil. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia). Universidade Estadual de Londrina. Londrina, 2011. GOHN, Maria da Glória.; STAVRACAS, Isa. O papel da música na educação infantil. EccoS, São Paulo, v. 12, n. 2, 2010. LOUREIRO, Alícia Maria Almeida. O ensino de música na escola fundamental: dilemas e perspectivas. Revista Centro de Educação, v. 28, n. 1, 2003. SILVA, Tais Dantas da. Música, brincadeiras, educação infantil e base nacional comum curricular. Revista de Estudos em Educação e Diversidade, v.2, N. 6, p. 1-19, out./dez. 2021. SILVA, Vanilada; Cícera, Alves, LOPES. A música como instrumento pedagógico no processo de ensino-aprendizagem Revista Multidisciplinar e de Psicologia, v.14, n. 52, p. 606-620, out, 2020. SIQUEIRA, Cláudio Alves; BONFIM, Evandro Luiz Soares. A música como estratégia utilizada na educação infantil e promotora da interdisciplinaridade: um olhar singular. EFACEQ: Revista dos Discentes da Faculdade Eça de Queirós, Ano 6, Número 10, agosto de 2017. TORRES, Maria Cecília Rodrigues. Educação musical no curso de graduação em Pedagogia. Revista Expressão, São Paulo, v. 1, n. 2, 1998 | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Francinete Cezária Palmeira.pdf | 1,44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.