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https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3553
Tipo: | Dissertação |
Título: | INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO DE GEOMETRIA EM NÍVEL FUNDAMENTAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA: contribuições e perspectivas |
Título(s) alternativo(s): | INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO DE GEOMETRIA EM NÍVEL FUNDAMENTAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Autor(es): | Calaça de Sousa, Claudiany |
Primeiro Orientador: | Fernandes Sobrinho, Marcos |
Primeiro Coorientador: | Silva, Anderson Rodrigo da |
Resumo: | O ensino necessita adaptar-se às tecnologias que permitam que estudantes aprendam de maneira mais ativa e significativa ao desenvolvimento de competências e habilidades. A Inteligência Artificial (IA), por sua vez, apesar de não ser uma área de estudo recente, vem há algum tempo auxiliando o homem a melhorar a sua qualidade de vida, sua aprendizagem e seu status quo. No contexto educacional as possibilidades, os efeitos e as implicações éticas da aplicação da IA no ensino são temas que vêm ganhando espaço em debates na área de tecnologia educacional em todo o mundo. O presente trabalho norteia-se pela seguinte questão de pesquisa: De que forma a tecnologia digital, desenvolvida com Inteligência Artificial (IA), contribui com o ensino de geometria espacial, em anos iniciais e finais do ensino fundamental, de uma escola pública municipal? A pesquisa tem como objetivo principal identificar eventuais possibilidades e contribuições no processo ensino de geometria espacial no ensino fundamental, mediante o desenvolvimento e aplicação de um produto educacional, especificamente, um jogo educacional articulado à IA. Justifica-se pela relevância temática atual uso de tecnologias no ensino. Para tanto, a pesquisa seguiu uma abordagem quali-quanti, com características de pesquisa-ação, com aplicação de questionários e observação da prática pedagógica. A pesquisa tem como lócus uma escola pública municipal do ensino fundamental Região Norte do Brasil. A amostra foi constituída por dois professores anos iniciais e dois dos anos finais dessa escola. A análise dos dados foi realizada com base nos aspectos fundamentais que envolvem o papel do professor na facilitação da aprendizagem significativa segundo a perspectiva ausubeliana. Os resultados permitiram compreender que não há mais desculpas para não se adaptar e adequar as tendências tecnológicas na educação como a IA. Também foi possível compreender que o jogo apresentado atende as condições necessárias para uma aprendizagem significativa em virtude de seu potencial significativo para despertar o interesse e motivação do aluno, sendo ainda um recurso útil para auxiliar o professor no processo a facilitação do conhecimento em construção por meio de conteúdos visuais que se relacionam com o cotidiano do aluno. |
Abstract: | Teaching needs to adapt to technologies that have made students learn in a more active and meaningful way to develop skills and abilities. Artificial Intelligence (AI), in turn, despite not being a recent area of study, has been helping man to improve his quality of life, his learning and his status quo for some time. In the educational context, the possibilities, effects and ethical motivations of applying AI in teaching are topics that have been gaining ground in debates in the area of educational technology around the world. The present work is guided by the following research question: How does digital technology, developed with Artificial Intelligence (AI), contribute to the teaching of spatial geometry, in the early and final years of elementary school, in a municipal public school? The main objective of the research is to identify possibilities and contributions in the teaching process of spatial geometry in elementary school, through the development and application of an educational product, specifically, an educational game articulated to AI. It is justified by the thematic mix of the current use of technologies in teaching. Therefore, the research followed a quali-quantitative approach, with action-research characteristics, with the application of classes and observation of pedagogical practice. The research has as its locus a municipal public elementary school in the North of Brazil. The sample consisted of two early and two final year teachers from that school. Data analysis was carried out based on the fundamental aspects that the teacher's role in facilitating learning is significant according to the ausubelian perspective. The results made it possible to understand that there are no more excuses for not adapting and adapting to technological trends in education such as AI. It was also possible to understand that the game presented as necessary conditions for a meaningful learning due to its significant potential to arouse the interest and motivation of the student, being still a useful resource to assist the teacher in the process of facilitating knowledge under construction through visual contents that relate to the student's daily life. |
Palavras-chave: | Ensino Básico Redes Neurais Jogo Educacional |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Urutaí |
Programa/Curso: | Programa de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básica |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3553 |
Data do documento: | 17-Mar-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica |
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