Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3539
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Cetrulo Neto, Francisco | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2323760577186485 | pt_BR |
dc.creator | Carmo, Fernanda Ferreira da Silva | - |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-04T18:48:14Z | - |
dc.date.available | 2023-04-04T18:48:14Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-25 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3539 | - |
dc.description.abstract | This work was born from the interest in verifying the level and degree of democracy in the management of these public schools. Having as object of study the analysis of democratic management in four public schools of elementary education I in the city of Campos Belos - GO. To answer the questions raised, the research was developed by evaluating the documents of the schools selected from Campos Belos - GO, in order to find out if they incorporate the democratic school management of public schools as stated in the constitution. The methodology adopted was the bibliographical approach with a literature review of documents and studies carried out on the theme democratic school management and democracy in society. As a result, we reached the conclusions that It was not possible to ascertain the existence of democracy in the field. And in the analysis of the Political and Pedagogical Projects we verified the inefficiency of the PPP's elaboration, crucial information and the necessary transparency to assure democracy in a document of public interest like the PPP are scarce. It was also possible to realize that although the speeches on democratic management and democracy are held in society as well as in schools, it was noted low community participation in decision-making and in the actions and activities planned for the school year of the schools studied.Keywords: Democratic School Management. Political Pedagogical Project. Schools. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho nasceu do interesse da análise dos Projetos Políticos Pedagógicos em quatro escolas públicas de ensino fundamental I e II do município de Campos Belos – GO. Para responder aos questionamentos levantados, a pesquisa foi desenvolvida via avaliação dos documentos das escolas selecionados de Campos Belos - GO, a fim de averiguar se incorporam a gestão democrática escolar da escola pública como consta na constituição. A metodologia adotada foi a abordagem bibliográfica com revisão de literatura, de documentos e estudos realizados sobre a temática gestão escolar democrática e democracia na sociedade. Como resultado chegamos às conclusões que: Não era possível averiguar a existência da democracia em campo. E na análise dos Projetos políticos Pedagógicos constatamos que informações cruciais e a transparência necessária para assegurar a democracia em um documento de interesse público como o PPP estão escassos. Como também foi possível perceber que embora os discursos sobre gestão democrática e democracia sejam realizados na sociedade como também nas escolas, notou-se baixa participação da comunidade nas tomadas de decisões e nas ações e atividades programadas para o ano letivo das escolas estudadas. Palavras-chave: Gestão democrática escolar. Projeto Político Pedagógico. Escolas. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Fernanda Ferreira da Silva Carmo (2018206221350506@ifgoiano.edu.br) on 2023-01-25T18:19:36Z No. of bitstreams: 1 Artigo Fernanda revisão final-combinado.pdf: 923798 bytes, checksum: 67dfd41911a86377aca152b0ac2bd6c8 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada Fernanda informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: - Falta o TCAE no modelo disponibilizado pelo RIIF e tem que estar assinado pelo orientador (https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf) ----> O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) não foi anexado à submissão. O TCAE deverá constar, obrigatoriamente, dentro dos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório, por ventura o Termo não esteja inserido, a publicação será rejeitada pelos administradores da plataforma. o TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização" O TCAE, também, deverá conter assinatura do autor e do orientador do trabalho, com todas as informações corretamente preenchidas e escaneado; O(s) autor(es) devem atentar-se aos casos em que a banca de avaliação alterou o título final do trabalho; O Termo deverá ser inserido logo após a folha de rosto, para efeitos de identificação; O(s) autor(es) deve(m) revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF. Assim que os dados forem corrigidos, submeta o trabalho novamente na plataforma. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.1.pdf Para informe, o TCAE pode ser encontrado no seguinte link: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf Para emissão da ficha catalográfica, segue um tutorial: Tutorial_ficha_catalografica_1.1.pdf (ifgoiano.edu.br) on 2023-01-26T12:17:35Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Fernanda Ferreira da Silva Carmo (2018206221350506@ifgoiano.edu.br) on 2023-04-03T18:45:11Z No. of bitstreams: 1 merged (2).pdf: 2428637 bytes, checksum: 166c865f8f5ea3150002905ab06484fb (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-04-04T14:03:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 merged (2).pdf: 2428637 bytes, checksum: 166c865f8f5ea3150002905ab06484fb (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-04-04T14:10:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 merged (2).pdf: 2428637 bytes, checksum: 166c865f8f5ea3150002905ab06484fb (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-04-04T18:48:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 merged (2).pdf: 2428637 bytes, checksum: 166c865f8f5ea3150002905ab06484fb (MD5) Previous issue date: 2023-01-25 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Campos Belos | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.subject | Democracia | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.title | A GESTÃO DEMOCRÁTICA EM QUATRO ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE CAMPOS BELOS – GO: UMA VISÃO A PARTIR DE SEUS PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Fernanda Ferreira da Silva Carmo.pdf | 2,37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.