Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3501
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Machado, Jose Henrique Rodrigues | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9613638157766770 | pt_BR |
dc.creator | Senhorini, Libia Menezes Da Silva | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8725786771378347 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-03-17T18:56:54Z | - |
dc.date.available | 2023-03-15 | - |
dc.date.available | 2023-03-17T18:56:54Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-16 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3501 | - |
dc.description.abstract | This study carries out some reflections on the secular state and religious teaching at school. It intends the following hypothesis: the school institution does not advocate secularism in religious education. And the question-problem is to what extent does the school comply with current Basic Education legislation on the teaching of religion in schools? To answer the research problem, we will bring overlaps between what governs the law on the subject and practice in schools. The research was instrumentalized on the theory in which the secularity of the State is a concept of normative nature, which incorporates and promotes a set of principles, whose function is invariably to institute a model of coexistence in society, namely the plurality of ideas and ways of life in force therein (UGARTE, 2013; TAYLOR, 2013). In view of this, the school is also secular, and it is not appropriate to bring impositions on one religion to the detriment of others. Bibliographically, this research is understood to investigate how some school positions on religion teaching, respect for diversity and all the aspects that make up this relationship are given. In view of the theoretical debate presented, the relevance of thinking about secularism in Basic Education is verified, since the documents that govern education recommend the insertion of religious teaching in schools. He understands that, in the case of a secular country, there must be freedom of expression and respect for the choice of the other both to worship and to manifest his creed also in the school environment. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo realiza algumas reflexões sobre o estado laico e o ensino religioso na escola. Intenciona a seguinte hipótese: a instituição escolar não preconiza a laicidade no ensino religioso. E tem como pergunta problema em que medida a escola atende à legislação vigente da Educação Básica sobre o ensino de religião nas escolas? Para responder ao problema da pesquisa, traremos imbricações entre o que rege a lei sobre a temática e a prática nas escolas. A pesquisa foi instrumentalizada sobre a teoria em que a laicidade do Estado é um conceito de natureza normativa, que incorpora e promove um acervo de princípios, cuja função invariavelmente é instituir um modelo de convivência à sociedade, nomeadamente à pluralidade de ideias e modos de vida nela vigentes (UGARTE, 2013; TAYLOR, 2013). Diante disso, a escola também é laica, não cabendo trazer impositivas sobre uma religião em detrimento de outras. De cunho bibliográfico, essa pesquisa se compreende por investigar como se dão alguns posicionamentos da escola sobre o ensino da religião, o respeito à diversidade e todos os aspectos que compõe todo esse relacionamento. Diante do debate teórico apresentado, verifica-se a relevância de pensar a laicidade na Educação Básica visto que os documentos que regem a educação preconizam a inserção do ensino da religião nas escolas. Compreende que, se tratando de um país laico, deve haver liberdade de expressão e respeito à escolha do outro tanto para cultuar quanto para manifestar o seu credo também no ambiente escolar. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Libia Menezes da Silva Senhorini (libia.silva@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-03-17T18:14:41Z No. of bitstreams: 3 Cópia de Artigo da Líbia Formatado FINALIZANDO (1) (4).pdf: 495221 bytes, checksum: 3d7606cc6547efd28e99fea6d2a36c30 (MD5) Líbia (2) (1).pdf: 286227 bytes, checksum: 5650d63f58366dcfd093c05147841530 (MD5) DOC-20230317-WA0104. (1).pdf: 266856 bytes, checksum: 6426021253d34fca9614937bcf746fc8 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-03-17T18:30:16Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Cópia de Artigo da Líbia Formatado FINALIZANDO (1) (4).pdf: 495221 bytes, checksum: 3d7606cc6547efd28e99fea6d2a36c30 (MD5) Líbia (2) (1).pdf: 286227 bytes, checksum: 5650d63f58366dcfd093c05147841530 (MD5) DOC-20230317-WA0104. (1).pdf: 266856 bytes, checksum: 6426021253d34fca9614937bcf746fc8 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-03-17T18:33:34Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Cópia de Artigo da Líbia Formatado FINALIZANDO (1) (4).pdf: 495221 bytes, checksum: 3d7606cc6547efd28e99fea6d2a36c30 (MD5) Líbia (2) (1).pdf: 286227 bytes, checksum: 5650d63f58366dcfd093c05147841530 (MD5) DOC-20230317-WA0104. (1).pdf: 266856 bytes, checksum: 6426021253d34fca9614937bcf746fc8 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-03-17T18:56:54Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Cópia de Artigo da Líbia Formatado FINALIZANDO (1) (4).pdf: 495221 bytes, checksum: 3d7606cc6547efd28e99fea6d2a36c30 (MD5) Líbia (2) (1).pdf: 286227 bytes, checksum: 5650d63f58366dcfd093c05147841530 (MD5) DOC-20230317-WA0104. (1).pdf: 266856 bytes, checksum: 6426021253d34fca9614937bcf746fc8 (MD5) Previous issue date: 2022-11-16 | en |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Hidrolândia | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino Religioso | pt_BR |
dc.subject | Estado Laico | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | ESTADO LAICO E ENSINO FUNDAMENTAL: TRADIÇÃO, CULTURA E RELIGIÃO EM SALA DE AULA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Libia Menezes da Silva Senhorini.pdf | 483,61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Ata de defesa_Libia Menezes da Silva Senhorini.pdf | 279,52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
tcae_Libia Menezes da Silva Senhorini.pdf | 260,6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.