Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3427
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Marilia-
dc.date.accessioned2023-03-03T20:00:32Z-
dc.date.available2023-02-20-
dc.date.available2023-03-03T20:00:32Z-
dc.date.issued2023-02-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3427-
dc.description.abstractBrazil, like other countries in the world, faced a complex pandemic caused by Covid-19, which causes respiratory crises and infections, often asymptomatic. It became known at the end of 2019 and soon spread around the world. With the suspension of classes, teachers and schools as a whole had to reinvent themselves and change their educational practices, as they used to have their own classrooms. In this period of isolation, teachers organized and continued their work at home. Mathematics is an area of knowledge that was built from human development, being very important for every society. This article presents the challenges in teaching mathematics to elementary school students from the 1st to 5th grades, in the context of the pandemic, based on data collected through qualitative research. Five teachers from the cities of Ceres, Jaraguá and Goianésia were interviewed. We intend to assess the difficulties the teachers encountered when teaching mathematics in the early years. Which methodologies were applied to meet all students needs, and the adaptations that took place. Through the interview, five threads were generated that address the pedagogical practices and the teachers of how they continued their workpt_BR
dc.description.resumoO Brasil, assim como outros países do mundo, enfrentou uma complexa pandemia, pela Covid-19, que causa crises respiratórias e infecções, muitas vezes assintomáticas. Essa doença ficou conhecida no final do ano de 2019 e logo se espalhou pelo mundo. Com a suspensão das aulas, professores e as escolas como um todo tiveram que se reinventar e mudar suas práticas educativas, pois antes tinham suas salas de aula. Neste período de isolamento, os docentes se organizaram e continuaram seus trabalhos em casa. A matemática é uma área de conhecimento que foi construída a partir do desenvolvimento humano, sendo muito importante para toda sociedade. Este artigo apresenta os desafios em ensinar matemática para os alunos de Ensino Fundamental dos anos iniciais, do 1° ao 5° ano, no contexto da pandemia, a partir de dados coletados, através de uma pesquisa qualitativa. Foram entrevistadas cinco professoras das cidades de Ceres, Jaraguá e Goianésia e, a partir da análise das informações obtidas, foram gerados cinco fios condutores que abordam as práticas pedagógicas das professoras de como prosseguiram seu trabalho. Os resultados obtidos indicam quais as dificuldades que as professoras encontraram ao ensinar matemática nos anos iniciais, quais metodologias foram aplicadas para atender a todos os alunospt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Alves de Oliveira (marilia.alves@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-02-20T15:05:05Z No. of bitstreams: 1 Microsoft Word - Artigo final - Marília corrigido enviar (2).pdf: 404601 bytes, checksum: b32cdbefd4d1bc6fda645e3669746813 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada MARILIA Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes peloseguinte motivo:   O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) e a ata de defesa não foram anexados àsubmissão. Tais documentos são elementos obrigatórios e devem constar nostrabalhos acadêmicos submetidos no Repositório. Caso não estejam devidamenteinseridos nas submissões realizadas, rejeitamos o arquivo para a realizaçãode ajustes e adequação do(s) autor(es).  Para sanar dúvidas, sugerimos a leitura do tutorial“Como submeter o trabalho no RIIF Goiano”, clicando aqui:   O TCAE está disponível naplataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado noseguinte link: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf  O(s)autor(es) deve revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo emformato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo,o TCAE, a Atade defesa e o artigo científico. Pode ser enviados emarquivos em separado, mas estes documentos precisam estar obrigatoriamente nasubmissão enviada Assim que o TCAE e a Ata dedefesa estiverem assinados e anexados, nos reenvie pela plataforma.Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente naplataforma e seguir os procedimentos solicitados. Recomendamosque, caso não seja possível coletar assinatura do(a)Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imageme anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP odocumento Intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE),na opção "Termos" e coletar assinaturas eletrônicas.  Você tambémpode tirar dúvidas, assistindo a este tutorial, clicando aqui. Aguardamos a devolução domesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2023-02-21T15:14:01Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Alves de Oliveira (marilia.alves@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-02-23T13:52:36Z No. of bitstreams: 1 Microsoft Word - Artigo final - Marília corrigido enviar (2).pdf: 404601 bytes, checksum: b32cdbefd4d1bc6fda645e3669746813 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada Marília informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo:- Falta o TCAE no modelo disponibilizado pelo RIIF e tem que estar assinado pelo orientador (https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf); - Falta folha de aprovação assinada por todos os integrantes da banca ----> O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) não foi anexado à submissão. O TCAE deverá constar, obrigatoriamente, dentro dos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório, por ventura o Termo não esteja inserido, a publicação será rejeitada pelos administradores da plataforma. o TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização" O TCAE, também, deverá conter assinatura do autor e do orientador do trabalho, com todas as informações corretamente preenchidas e escaneado; O(s) autor(es) devem atentar-se aos casos em que a banca de avaliação alterou o título final do trabalho; O Termo deverá ser inserido logo após a folha de rosto, para efeitos de identificação; O(s) autor(es) deve(m) revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF. Assim que os dados forem corrigidos, submeta o trabalho novamente na plataforma. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.1.pdf Para informe, o TCAE pode ser encontrado no seguinte link:  https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf on 2023-02-23T17:38:22Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Marilia Alves de Oliveira Alves de Oliveira (marilia.alves@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-03-03T19:27:50Z No. of bitstreams: 1 Microsoft Word - Artigo final - Marília corrigido enviar (2).pdf: 404601 bytes, checksum: b32cdbefd4d1bc6fda645e3669746813 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada Marília informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: - Falta o TCAE no modelo disponibilizado pelo RIIF e tem que estar assinado pelo orientador (https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf);- O mesmo precisa estar assinado também pelo seu orientador ----> O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) não foi anexado à submissão. O TCAE deverá constar, obrigatoriamente, dentro dos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório, por ventura o Termo não esteja inserido, a publicação será rejeitada pelos administradores da plataforma. o TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização" O TCAE, também, deverá conter assinatura do autor e do orientador do trabalho, com todas as informações corretamente preenchidas e escaneado; O(s) autor(es) devem atentar-se aos casos em que a banca de avaliação alterou o título final do trabalho; O Termo deverá ser inserido logo após a folha de rosto, para efeitos de identificação; O(s) autor(es) deve(m) revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF. Assim que os dados forem corrigidos, submeta o trabalho novamente na plataforma. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.1.pdf Para informe, o TCAE pode ser encontrado no seguinte link:  https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf on 2023-03-03T19:42:13Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Marilia Alves de Oliveira Alves de Oliveira (marilia.alves@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-03-03T19:55:45Z No. of bitstreams: 2 Microsoft Word - Artigo final - Marília corrigido enviar (2).pdf: 404601 bytes, checksum: b32cdbefd4d1bc6fda645e3669746813 (MD5) TCAE_Ata da defesa_Marília Alves de Oliveira (1).pdf: 810401 bytes, checksum: 309952b8007209dcbbb61bde128e3d56 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2023-03-03T19:59:58Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Microsoft Word - Artigo final - Marília corrigido enviar (2).pdf: 404601 bytes, checksum: b32cdbefd4d1bc6fda645e3669746813 (MD5) TCAE_Ata da defesa_Marília Alves de Oliveira (1).pdf: 810401 bytes, checksum: 309952b8007209dcbbb61bde128e3d56 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2023-03-03T20:00:24Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Microsoft Word - Artigo final - Marília corrigido enviar (2).pdf: 404601 bytes, checksum: b32cdbefd4d1bc6fda645e3669746813 (MD5) TCAE_Ata da defesa_Marília Alves de Oliveira (1).pdf: 810401 bytes, checksum: 309952b8007209dcbbb61bde128e3d56 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-03T20:00:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Microsoft Word - Artigo final - Marília corrigido enviar (2).pdf: 404601 bytes, checksum: b32cdbefd4d1bc6fda645e3669746813 (MD5) TCAE_Ata da defesa_Marília Alves de Oliveira (1).pdf: 810401 bytes, checksum: 309952b8007209dcbbb61bde128e3d56 (MD5) Previous issue date: 2023-02-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCovid-19; Ensino de Matemática; Prática Pedagógicapt_BR
dc.subjectCovid-19; Teaching Mathematics; Pedagogical Practicept_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleCOMPREENDENDO AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO PERÍODO DE PANDEMIA DE COVID-19pt_BR
dc.title.alternativeUnderstanding educational mathematics practices in the early years of elementary school in the period of the covid-19 pandemicpt_BR
dc.typeOutropt_BR
dc.audience.educationlevelPos graduadapt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Educação Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Microsoft Word - Artigo final - Marília corrigido enviar (2).pdf395,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCAE_Ata da defesa_Marília Alves de Oliveira (1).pdf791,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.