Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3394
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Benicio, Edgard Ricardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5190158341527254pt_BR
dc.contributor.referee1Machado, José Henrique Rodrigues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9613638157766770pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Adriana Lira da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7267303191133079pt_BR
dc.creatorSilva, Yara de Jesus-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9841891409873645pt_BR
dc.date.accessioned2023-02-23T00:35:01Z-
dc.date.available2023-02-25-
dc.date.available2023-02-23T00:35:01Z-
dc.date.issued2022-10-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3394-
dc.description.abstractThe present article approaches the theme of the inclusion of deaf students in elementary education and the learning of the Portuguese language. The theme presented for this article is important for study and research because it demonstrates the difficulties of deaf students when they are inserted in school institutions for the process of learning the Portuguese language. The objective of the study is to address the difficulties presented by deaf students at the beginning of elementary school, in a literacy class for hearing students, demonstrating how social interactions occur between deaf and hearing students and between teachers and deaf students, and also to verify how it occurs. teaching in schools for deaf students. It is a bibliographic research, with a qualitative approach, exploratory and basic in nature. The main theoretical references are: Vygotsky (1996), Lima (2015), Souza (2017), Isaac (2020) and Lima and Lopes (2022). For the analyses, we used Google Scholar and Scielo to select scientific articles, from 2020 to 2021, taking into account the theme, objectives and research questions, as well as the keywords: literacy of the deaf, mother tongue , Libras, bilingualism and teacher training. As a result, we found that teacher training should be the first step towards the inclusion of deaf students in the school context; the function of interpreters, if they do not have a qualified professional, is essential for monitoring the school's processes; the recognition of the needs of deaf students in the literacy process must guarantee their insertion in social life.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho aborda a temática da inclusão dos alunos surdos no ensino fundamental e a aprendizagem da língua portuguesa. O tema apresentado se faz importante para estudo e pesquisa por demonstrar as dificuldades dos alunos surdos ao serem inseridos nas instituições escolares para o processo de aprendizagem da língua portuguesa. O estudo tem como objetivo principal abordar as dificuldades apresentadas por alunos surdos no início do ensino fundamental, em classe de alfabetização de estudantes ouvintes, demonstrando como ocorrem as interações sociais entre alunos surdos, ouvintes e entre professores e alunos surdos, e ainda verificar como ocorre o ensino em escolas próprias para alunos surdos. É uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, de caráter exploratório e de natureza básica. Os principais referenciais teóricos são: Vygotsky (1996), Lima (2015), Souza (2017), Isaac (2020) e Lima e Lopes (2022). Para as análises, utilizamos o Google Acadêmico e Scielo para seleção dos artigos científicos, no período de 2002 a 2022, levando em consideração o tema, os objetivos e as questões de pesquisa, bem como as palavras-chave: alfabetização de surdos, língua materna, Libras, bilinguismo e formação de professores. Como resultados encontramos que a formação de professores deve ser o primeiro passo para a inclusão no contexto escolar dos estudantes surdos; o papel dos intérpretes, caso não tenha profissional habilitado é de fundamental para o acompanhamento dos processos da escola; o reconhecimento das necessidades dos estudantes surdos no processo de alfabetização deve garantir sua inserção na vida social.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Yara de Jesus Silva (yara.silva@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-02-22T22:58:17Z No. of bitstreams: 3 INCLUSÃO DOS ALUNOS SURDOS NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA.pdf: 1026679 bytes, checksum: 9cbca3dcd3641f8bdda882c5734a3788 (MD5) Ata de defesa Yara.pdf: 376974 bytes, checksum: 09771d9963448f1d895a34a5fe1695b9 (MD5) Termo de ciência e autorização .pdf: 399660 bytes, checksum: 93f6f4c81c70cbc34ca96c2683236a13 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-02-23T00:34:31Z (GMT) No. of bitstreams: 3 INCLUSÃO DOS ALUNOS SURDOS NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA.pdf: 1026679 bytes, checksum: 9cbca3dcd3641f8bdda882c5734a3788 (MD5) Ata de defesa Yara.pdf: 376974 bytes, checksum: 09771d9963448f1d895a34a5fe1695b9 (MD5) Termo de ciência e autorização .pdf: 399660 bytes, checksum: 93f6f4c81c70cbc34ca96c2683236a13 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-02-23T00:34:52Z (GMT) No. of bitstreams: 3 INCLUSÃO DOS ALUNOS SURDOS NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA.pdf: 1026679 bytes, checksum: 9cbca3dcd3641f8bdda882c5734a3788 (MD5) Ata de defesa Yara.pdf: 376974 bytes, checksum: 09771d9963448f1d895a34a5fe1695b9 (MD5) Termo de ciência e autorização .pdf: 399660 bytes, checksum: 93f6f4c81c70cbc34ca96c2683236a13 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-02-23T00:35:01Z (GMT). No. of bitstreams: 3 INCLUSÃO DOS ALUNOS SURDOS NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA.pdf: 1026679 bytes, checksum: 9cbca3dcd3641f8bdda882c5734a3788 (MD5) Ata de defesa Yara.pdf: 376974 bytes, checksum: 09771d9963448f1d895a34a5fe1695b9 (MD5) Termo de ciência e autorização .pdf: 399660 bytes, checksum: 93f6f4c81c70cbc34ca96c2683236a13 (MD5) Previous issue date: 2022-10-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Hidrolândiapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetização de surdospt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectBilinguismopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAOpt_BR
dc.titleINCLUSÃO DOS ALUNOS SURDOS NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Yara de Jesus Silva.pdf1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de defesa_Yara de Jesus Silva.pdf368,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcae_Yara de Jesus Silva.pdf390,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.