Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3362
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: USO DO COMÉRCIO ELETRÔNICO E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DO NORDESTE GOIANO FRENTE AO SURTO DE COVID-19
Autor(es): Santos, Larissa Pereira dos
Primeiro Orientador: Guimarães, Ítalo José Bastos
Primeiro Membro da Banca: Francisco Neto, Daniel
Segundo Membro da Banca: Fonseca, Helane Gomes da
Resumo: O artigo apresenta a importância do comércio eletrônico e busca compreender sua viabilidade de uso e ampliação em meio a pandemia do COVID-19. O objetivo geral da pesquisa foi compreender como as pessoas das cidades do Nordeste Goiano estão utilizando o comércio eletrônico para suprir suas demandas, bem como o comportamento do consumidor em meio às incertezas da pandemia do Coronavírus (Covid-19). O estudo se caracteriza como uma pesquisa exploratória e descritiva, de abordagem quantitativa. Como instrumento de coleta de dados, optou-se pelo uso do questionário online aplicado com 173 respondentes, consumidores das cidades do Nordeste Goiano. A análise dos dados ocorreu por meio do software Microsoft Excel. Os resultados apontam que a maioria dos entrevistados passou a comprar mais online durante o período pandêmico e se sentem satisfeitos e seguros com a realização de compras de forma online. Quanto ao aspecto que influencia no processo de compra, 40% dos participantes discordam que os amigos possuem algum tipo de influência. Além disso, a maior parte acredita que as medidas de isolamento impostas, diminuirá as vendas e o número de empregos no nordeste goiano. Referente aos preços, a maioria dos entrevistados afirma que tendem a aumentar os preços dos produtos durante o período da pandemia.
Abstract: The article presents the importance of e-commerce and seeks to understand its viability of use and expansion in the midst of the COVID-19 pandemic. The general objective of the research was to understand how people in the cities of Northeastern Goias are using ecommerce to supply their demands, as well as consumer behavior amid the uncertainties of the Coronavirus pandemic (Covid-19). The study is characterized as an exploratory and descriptive research, with a quantitative approach. As an instrument of data collection, it was opted for the use of the online questionnaire applied with 173 respondents, consumers from cities in the Northeast of Goias. The data analysis occurred through the Microsoft Excel software. The results indicate that most of the interviewees started buying more online during the pandemic period and feel satisfied and safe with online shopping. As for the aspect that influences the buying process, 40% of the participants disagree that friends have some kind of influence. In addition, most of them believe that the isolation measures imposed will decrease sales and the number of jobs in the northeast of Goiás. Regarding prices, most of the interviewees affirm that they tend to increase the prices of products during the pandemic period.
Palavras-chave: Comércio Eletrônico
Comportamento do Consumidor
Nordeste Goiano
COVID-19
Área do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Posse
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3362
Data do documento: 9-Dez-2022
Aparece nas coleções:Bacharelado em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Larissa Santos.pdf574,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de defesa_Larissa Pereira dos Santos.pdf255,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcae_Larissa Pereira dos Santos.pdf323,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.