Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3335
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Vieira, Timóteo Madaleno-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1708326066590968pt_BR
dc.creatorRodrigues, Marcia Luisa de Sousa Bezerra-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/1336921887144313pt_BR
dc.date.accessioned2023-01-25T12:54:11Z-
dc.date.available2023-01-25T12:54:11Z-
dc.date.issued2022-09-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3335-
dc.description.abstractThis study proposes to investigate the relationship between students' beliefs about the experience of being evaluated and anxiety indicators. Based on the theory of the Socio-interactive Belief Structuring System, this work considers the complex network of socio-interactive factors through which pathological anxiety develops and can affect the health of students who perceive the assessment situation as a threat. The proposed analyzes highlight structured beliefs in family interactions and teacher-student interactions, considering the meaning of the institution where the study is located and its cultural environment. The school, in turn, is considered from the background of a hedocultural society. In order to reach the proposed objective, a qualitative method was used, of a descriptive nature, aiming at the production of reflections on teacher-student interactions and the structuring of healthier beliefs about the experiences of school evaluation. As an educational product, a video documentary was produced, aimed at teachers, the academic community, families and the community in general in order to promote healthier interactions aimed at a more sober, safe and healthy relationship for students with their school performance evaluations. The Dissertation presented to the Graduate Program in Professional and Technological Education, offered by the Anápolis campus of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Goiás, as part of the requirements for obtaining the title of Master/Master in Professional and Technological Education.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo propõe investigar a relação entre crenças de estudantes sobre a experiência de serem avaliados e indicadores de ansiedade. Tendo como referência a teoria do Sistema de Estruturação de Crenças Sociointerativo (SECS), esse trabalho considera a complexa rede fatores de natureza sociointerativa pela qual a ansiedade patológica se desenvolve e pode afetar a saúde de estudantes que percebem a situação de avaliação como ameaça. As análises propostas destacam crenças estruturadas nas interações familiares e nas interações professor-aluno, considerando o significado da instituição onde o estudo se situa e seu ambiente cultural. A escola, por sua vez, é considerada a partir do plano de fundo de uma sociedade hedocultural. Para atingir ao objetivo proposto foi utilizado um método qualitativo, de natureza descritiva, visando a produção de reflexões sobre as interações professor-aluno e a estruturação de crenças mais saudáveis sobre as experiências de avaliação escolar. Como produto educacional, foi realizada a produção de um documentário em vídeo, direcionado aos docentes, à comunidade acadêmica, às famílias e à comunidade em geral a fim de promover interações mais saudáveis que visem a uma relação mais sóbria, segura e saudável dos alunos com suas avaliações de desempenho escolar. A Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, ofertado pelo campus Anápolis do Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestre/Mestra em Educação Profissional e Tecnológica.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcia Luisa de Sousa Bezerra (marcia.rodrigues@ifgoiano.edu.br) on 2023-01-25T02:38:31Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Márcia Luisa de Sousa Bezerra Rodrigues (1)paradeposito.pdf: 1842382 bytes, checksum: 5a930af6fa1a4eeb6300a0ce0cd0085b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-01-25T12:18:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Márcia Luisa de Sousa Bezerra Rodrigues (1)paradeposito.pdf: 1842382 bytes, checksum: 5a930af6fa1a4eeb6300a0ce0cd0085b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-25T12:54:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Márcia Luisa de Sousa Bezerra Rodrigues (1)paradeposito.pdf: 1842382 bytes, checksum: 5a930af6fa1a4eeb6300a0ce0cd0085b (MD5) Previous issue date: 2022-09-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituição extra IF Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituição externa ao IF Goiano (especificar no Resumo/abstract)pt_BR
dc.publisher.programInstituição externa (descrever o nome da instituição no resumo/abstract)pt_BR
dc.publisher.initialsInstituição extra IF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnsiedadept_BR
dc.subjectCrençaspt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectInteraçõespt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAVALIAÇÃO ESCOLAR E INDICADORES DE ANSIEDADE PATOLÓGICA: UM ESTUDO A PARTIR DA TEORIA DO SISTEMA DE ESTRUTURAÇÃO DE CRENÇAS SOCIOINTERATIVOpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses e dissertações defendidas em outras Instituições

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Márcia Luisa de Sousa Bezerra Rodrigues (1)paradeposito.pdf1,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.