Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3330
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Costa, Maxwell Severo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3459652416168398 | pt_BR |
dc.creator | Martins, Laiane Pereira | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0988253380580207 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-01-23T00:25:27Z | - |
dc.date.available | 2023-01-23T00:25:27Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-22 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3330 | - |
dc.description.abstract | In the course of the history of Brazilian education, as well as in the construction of Science, we experience a macho, elitist, white, Eurocentric, cisheteronormative and androcentric society, which imposes several obstacles on the trajectory of women. The gender theme, with its heterogeneity, seeks to break the paradigms pre-established by society in all areas, be it academic, professional, economic and/or social. Thinking about these aspects, the present research aims to analyze the PPC of the Degree in Chemistry course at the Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí, seeking to identify how the curricular matrix of the course contemplates gender issues and how this theme is approached in the training process of chemistry teachers.The research in question is a case study with a qualitative approach, in which the data collection was carried out in the PPC elaborated by the Degree Course in Chemistry of the Federal Institute of Goiano - Campus Urutaí. From the research, we observed that gender discussions in the PPCs of the course are scarce, causing damage and weaknesses in the teachers' training process in this regard. Therefore, it is expected that this study will be relevant for the Chemistry Licentiate course at IF Goiano – Campus Urutaí, so that training actions that promote gender discussions are rethought and implemented. | pt_BR |
dc.description.resumo | No decorrer da história da educação brasileira, como também na construção da Ciência, vivencia-se uma sociedade machista, elitista, branca, eurocêntrica, cisheteronormativa e androcêntrica, que impõe diversos obstáculos na trajetória das mulheres. A temática gênero, com sua heterogeneidade, busca romper os paradigmas pré-estabelecidos pela sociedade em todos os âmbitos, seja acadêmico, profissional, econômico e/ou social. Pensando nesses aspectos, a presente pesquisa tem como objetivo analisar o PPC do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí, buscando identificar como a matriz curricular do curso contempla as questões de gênero e como ocorre a abordagem dessa temática no processo formativo dos professores de Química. A pesquisa em questão se trata de um estudo de caso com abordagem qualitativa, no qual a coleta de dados foi realizada nos PPC elaborados pelo Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí. A partir da pesquisa observamos que as discussões de gênero nos PPCs do curso são escassas, causando prejuízos e fragilidades no processo formativo dos professores quanto a esse aspecto. Portanto, espera-se que esse estudo seja de relevância para o curso de Licenciatura em Química do IF Goiano – Campus Urutaí, para que ações formativas que promovam discussões de gênero sejam repensadas e efetivadas. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Laiane Pereira Martins (laiane.pereira@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-01-20T23:49:27Z No. of bitstreams: 1 tcc_Laiane Pereira Martins.pdf: 828751 bytes, checksum: 23c343decf20a5a4a8409a3a42649b8d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-01-23T00:22:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_Laiane Pereira Martins.pdf: 828751 bytes, checksum: 23c343decf20a5a4a8409a3a42649b8d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-01-23T00:25:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc_Laiane Pereira Martins.pdf: 828751 bytes, checksum: 23c343decf20a5a4a8409a3a42649b8d (MD5) Previous issue date: 2022-12-22 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Urutaí | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Projeto Pedagógico de Curso | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura em Química | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.title | GÊNERO NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA: UM ESTUDO DE CASO | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Laiane Pereira Martins.pdf | 809,33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.