Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3297
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Sampaio, Tatiana Guimarães-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.br/6755444177214788pt_BR
dc.contributor.referee1Sampaio, Tatiana Guimarães-
dc.contributor.referee1Latteshttps://lattes.cnpq.br/6755444177214788pt_BR
dc.creatorSilva, Maria Conceição Pereira da-
dc.creator.Latteshttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=5CA0AEA203315AC90C8152615D27FE31pt_BR
dc.date.accessioned2023-01-02T19:17:55Z-
dc.date.available2022-11-25-
dc.date.available2023-01-02T19:17:55Z-
dc.date.issued2022-11-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3297-
dc.description.abstractFairy tales have positive effects on children due to their structural and content characteristics. They not only provide space for fantasy, but also provide aesthetic pleasure and reveal the inner nature with infinite spiritual, moral and psychic possibilities. There remains space for reflection on teaching practice on how reading and writing classes are carried out and how this influences the student body. On the other hand, the writing process is not over yet. Students should have writing experiences in which they can write about themselves, what they see and feel. Furthermore, literary creation must be seen as a necessary and fundamental space in the process of appropriation of written language. The main objective of this article was to carry out a literature review on how reading fairy tales, as a pedagogical strategy combined with literary creation, can stimulate and strengthen the written production of students in the 1st year of Elementary School I. The methodology used was the qualitative literature review, the publications had a time frame from 2015 to 2020. However, other publications from previous years and that addressed the topic in full, were not discarded. As a result and conclusion, the general objective was partially achieved, since there is a shortage of works directed to this school phase. But some authors made their contribution by analyzing fairy tales from the point of view of reinforcing and teaching reading and writing. It is therefore recommended that more scientifically based studies be carried out on the subject in order to confirm or refute the hypotheses previously established in this article.pt_BR
dc.description.resumoOs contos de fadas têm efeitos positivos nas crianças devido às suas características estruturais e de conteúdo. Eles não apenas proporcionam espaço para a fantasia, mas também proporcionam prazer estético e revelam a natureza interior, com infinitas possibilidades espirituais, morais e psíquicas. Resta espaço para reflexão da prática docente sobre a forma como são realizadas as aulas de leitura e escrita e como isso influencia o corpo discente. Por outro lado, o processo de escrita ainda não acabou. Os alunos devem ter experiências de escrita nas quais possam escrever sobre si mesmos, sobre o que veem e sentem. Além disso, a criação literária deve ser vista como um espaço necessário e fundamental no processo de apropriação da linguagem escrita. O objetivo principal deste artigo foi o de realizar uma revisão de literatura sobre a forma de a leitura de contos de fada, como estratégia pedagógica aliada à criação literária, pode estimular e fortalecer a produção escrita dos alunos do 1o ano do Ensino Fundamental I. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura de cunho qualitativo, as publicações tiveram um recorte temporal de 2015 a 2020. No entanto, outras publicações de anos anteriores e que abordavam o tema na íntegra, não foram descartados. Como resultado e conclusão tem-se que o objetivo geral foi parcialmente alcançado, já que há escassez de trabalhos direcionados para essa fase escolar. Mas alguns autores deram seu contributo ao analisarem os contos de fadas sob o prisma do reforço e ensino da leitura e da escrita. Recomenda-se, portanto, que mais estudos com base científica possam ser realizados sobre o tema com o fim de confirmar ou refutar as hipóteses previamente estabelecidas neste artigo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Conceição Pereira da Silva (maria.pereira1@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-12-29T12:26:11Z No. of bitstreams: 1 DOCUMENTOS CONCEICAO ATA ARTIGO TERMO.pdf: 732701 bytes, checksum: 5a3365ebbefc6855c11b469e53170069 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-01-02T19:11:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DOCUMENTOS CONCEICAO ATA ARTIGO TERMO.pdf: 732701 bytes, checksum: 5a3365ebbefc6855c11b469e53170069 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-01-02T19:14:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DOCUMENTOS CONCEICAO ATA ARTIGO TERMO.pdf: 732701 bytes, checksum: 5a3365ebbefc6855c11b469e53170069 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-02T19:17:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DOCUMENTOS CONCEICAO ATA ARTIGO TERMO.pdf: 732701 bytes, checksum: 5a3365ebbefc6855c11b469e53170069 (MD5) Previous issue date: 2022-11-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectContos de Fadaspt_BR
dc.subjectCriação literária infantilpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleCONTOS DE FADAS - CRIAÇÃO LITERÁRIA PARA FORTALECER A PRODUÇÃO ESCRITA DE ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I 1pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Maria Conceição Pereira da Silva.pdf715,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.