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dc.contributor.advisor1Bandeira, Dina Carla da Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0397545997189633pt_BR
dc.contributor.referee1Sousa, Alice dos Santos-
dc.contributor.referee2Moura, Gleiciane da Costa-
dc.creatorAlves, Stefany Thays Correia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4987149531137781pt_BR
dc.date.accessioned2022-12-21T15:34:47Z-
dc.date.available2022-12-20-
dc.date.available2022-12-21T15:34:47Z-
dc.date.issued2022-10-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3277-
dc.description.abstractGood nutrition is linked to success in school performance, which will directly reflect on nutritional status and the teaching and learning process of school-age children and adolescents. The present study aims to question the influence of food and pedagogue in improving learning and school performance. In this way, the objective is to re-discuss the importance of healthy eating for learning. This is a systematic literature review study and, for the selection of studies, articles published since 2017 in the databases of scientific journals available online and electronic data were used. The results found in the literature showed that it is necessary to develop food and nutrition education actions in schools, highlighting the benefits of a nutritious diet, also evidencing the adoption of good eating habits to promote the well-being of the school community and to improve of students' learning.pt_BR
dc.description.resumoUma boa alimentação está interligada ao sucesso no desempenho escolar, que irá refletir diretamente no estado nutricional e no processo de ensino e aprendizagem de crianças e adolescentes em idade escolar. O presente estudo visa questionar a influência da alimentação e do pedagogo na melhora da aprendizagem e do desempenho escolar. Desta forma, objetiva-se rediscutir a importância da alimentação saudável para a aprendizagem. Trata-se de um estudo de revisão sistemática da literatura e, para a seleção de estudos, foram utilizados artigos publicados desde 2017 nas bases de dados eletrônicos e revistas cientificas disponíveis online. Os resultados encontrados na literatura mostraram que, é necessário desenvolver ações de educação alimentar e nutricional em escolas, destacando os benefícios de uma alimentação nutritiva, evidenciando ainda a adoção de bons hábitos alimentares para a promoção do bem-estar da comunidade escolar e para a melhora da aprendizagem dos educandos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Stefany Thays Correia Alves (stefany.thays@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-12-16T18:32:20Z No. of bitstreams: 1 Artigo - TCC 3 - Stefany.pdf: 139201 bytes, checksum: 4609e1f8d949d834f6a2a9fb3b2eaada (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada STEFANY, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo:  O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) e a ata de defesa não foram anexados à submissão. Tais documentos são elementos obrigatórios e devem constar nos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório. Caso não estejam devidamente inseridos nas submissões realizadas, rejeitamos o arquivo para a realização de ajustes e adequação do(s) autor(es).  Para sanar dúvidas, sugerimos a leitura do tutorial “Como submeter o trabalho no RIIF Goiano”, clicando aqui:  O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf  O(s) autor(es) deve revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo,o TCAE, a Ata de defesa e o artigo científico. Pode ser enviados em arquivos em separado, mas estes documentos precisam estar obrigatoriamente na submissão enviada Assim que o TCAE e a Ata de defesa estiverem assinados e anexados, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Recomendamos que, caso não seja possível coletar assinatura do(a) Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imagem e anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP o documento Intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE), na opção "Termos" e coletar assinaturas eletrônicas.  Você também pode tirar dúvidas, assistindo a este tutorial, clicando aqui. Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas.  Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2022-12-17T02:51:03Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Stefany Thays Correia Alves (stefany.thays@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-12-20T00:09:37Z No. of bitstreams: 4 Artigo - TCC 3 - Stefany.pdf: 139201 bytes, checksum: 4609e1f8d949d834f6a2a9fb3b2eaada (MD5) Ata de defesa - Stefany.pdf: 584460 bytes, checksum: d776fa4bd8b1a1805afc5e764440fe8a (MD5) Termo de autorização - Stefany.pdf: 206803 bytes, checksum: 9015c3766c1f914ce664dd9d144e1ae6 (MD5) Ficha catalográfica - Stefany.pdf: 2329 bytes, checksum: 9766319033c8bcdc70c39b434fdbec20 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-12-21T15:32:00Z (GMT) No. of bitstreams: 4 Artigo - TCC 3 - Stefany.pdf: 139201 bytes, checksum: 4609e1f8d949d834f6a2a9fb3b2eaada (MD5) Ata de defesa - Stefany.pdf: 584460 bytes, checksum: d776fa4bd8b1a1805afc5e764440fe8a (MD5) Termo de autorização - Stefany.pdf: 206803 bytes, checksum: 9015c3766c1f914ce664dd9d144e1ae6 (MD5) Ficha catalográfica - Stefany.pdf: 2329 bytes, checksum: 9766319033c8bcdc70c39b434fdbec20 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-12-21T15:32:41Z (GMT) No. of bitstreams: 4 Artigo - TCC 3 - Stefany.pdf: 139201 bytes, checksum: 4609e1f8d949d834f6a2a9fb3b2eaada (MD5) Ata de defesa - Stefany.pdf: 584460 bytes, checksum: d776fa4bd8b1a1805afc5e764440fe8a (MD5) Termo de autorização - Stefany.pdf: 206803 bytes, checksum: 9015c3766c1f914ce664dd9d144e1ae6 (MD5) Ficha catalográfica - Stefany.pdf: 2329 bytes, checksum: 9766319033c8bcdc70c39b434fdbec20 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-12-21T15:34:47Z (GMT). No. of bitstreams: 4 Artigo - TCC 3 - Stefany.pdf: 139201 bytes, checksum: 4609e1f8d949d834f6a2a9fb3b2eaada (MD5) Ata de defesa - Stefany.pdf: 584460 bytes, checksum: d776fa4bd8b1a1805afc5e764440fe8a (MD5) Termo de autorização - Stefany.pdf: 206803 bytes, checksum: 9015c3766c1f914ce664dd9d144e1ae6 (MD5) Ficha catalográfica - Stefany.pdf: 2329 bytes, checksum: 9766319033c8bcdc70c39b434fdbec20 (MD5) Previous issue date: 2022-10-31en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlimentaçãopt_BR
dc.subjectRendimento Escolarpt_BR
dc.subjectEscolas Públicaspt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleNUTRIÇÃO ESCOLAR: INFLUÊNCIA DA ALIMENTAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM ESCOLAS PÚBLICAS DO BRASILpt_BR
dc.title.alternativeSCHOOL NUTRITION: Influence of food on process of teaching and learning of children and adolescents in public schools in Brazilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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Ata de defesa - Stefany.pdf570,76 kBAdobe PDFView/Open
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