Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3275
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Aragão, Manoel | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6884779093016613 | pt_BR |
dc.creator | Silva, Maria de Fátima Fernandes | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6883421499131315 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-21T14:19:53Z | - |
dc.date.available | 2022-12-19 | - |
dc.date.available | 2022-12-21T14:19:53Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-28 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3275 | - |
dc.description.abstract | The purpose of this article is to analyze how the literacy process took place during the pandemic, as it is a very important moment for the development of children, that is, it is the moment when they learn to read and write. In literacy, teaching work requires a careful look at what is happening, because it is a contact with very young children and most of the time they depend on this professional. It is also presented as a function of the teacher, the work with content that range from basic care to specific knowledge and elaborated in activities to be carried out by the child, meeting the objectives of the formation of the subject. The learning process takes place with the appropriation of content from human experience, from what your social group knows. The individual does not learn only at school, but also in the family, in contact with other people he considers significant. The construction of the literacy process is often carried by the imposition that reading and writing are an obligation within society. This process, for the child, must generate pleasure, so it needs to be done in a different way, respecting the limitations of the students and creating an environment in which learning is pleasurable, enjoyable and not an obligation. | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste artigo é analisar como se deu o processo de alfabetização durante a pandemia, pois é um momento muito importante para o desenvolvimento das crianças, ou seja, é o momento em que elas aprendem a ler e a escrever. Na alfabetização, o trabalho docente exige um olhar atento acerca do que se passa, por se tratar de um contato com crianças muito pequenas e na maioria das vezes dependem deste profissional. Também se apresenta como função do professor, o trabalho com conteúdo que abranjam desde cuidados básicos até conhecimentos específicos e elaborados em atividades a serem realizadas pela criança atendendo aos objetivos de formação do sujeito. O processo de aprendizagem acontece com a apropriação de conteúdo da experiência humana, daquilo que o seu grupo social conhece. O indivíduo não aprende somente na escola, mas também na família, em contato com outras pessoas que considera significativas. A construção do processo de alfabetização muitas vezes é carregada pela imposição de que a leitura e escrita são uma obrigação dentro da sociedade. Esse processo, para a criança deve gerar prazer, por isso ele precisa ser feito de forma diferenciada, respeitando as limitações dos alunos e criando um ambiente no qual aprender seja prazeroso, seja gostoso e não uma obrigação. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Maria de Fátima Fernandes da Silva (2018210221350016@ifgoiano.edu.br) on 2022-12-19T19:45:59Z No. of bitstreams: 1 tcc_Maria de Fátima Fernandes da Silva.pdf: 1269751 bytes, checksum: c70a76371ec4349e1b768f625ec3f95b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-12-21T14:08:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_Maria de Fátima Fernandes da Silva.pdf: 1269751 bytes, checksum: c70a76371ec4349e1b768f625ec3f95b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-12-21T14:08:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_Maria de Fátima Fernandes da Silva.pdf: 1269751 bytes, checksum: c70a76371ec4349e1b768f625ec3f95b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-12-21T14:19:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc_Maria de Fátima Fernandes da Silva.pdf: 1269751 bytes, checksum: c70a76371ec4349e1b768f625ec3f95b (MD5) Previous issue date: 2022-10-28 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Urutaí | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Analisar | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.subject | Função | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Construção | pt_BR |
dc.subject | Analyze | pt_BR |
dc.subject | Pandemic | pt_BR |
dc.subject | Occupation | pt_BR |
dc.subject | Teacher | pt_BR |
dc.subject | Construction | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Maria de Fátima Fernandes da Silva.pdf | 1,24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.