Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3243
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rigo, Rangel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1139390922530074pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Faria Filho, Fausto-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0770568305981513pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, JAqueline-
dc.contributor.referee2Gontijo, Indiana-
dc.creatorPeixoto, Macilon-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5740524204609648pt_BR
dc.date.accessioned2022-12-16T10:44:09Z-
dc.date.available2022-12-16-
dc.date.available2022-12-16T10:44:09Z-
dc.date.issued2022-11-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3243-
dc.description.abstractCurrently, the information technology (IT) sector is one of the most lucrative and important in society, organizations and institutions are increasingly demanding professionals who develop and manage information systems, with the adoption of these tools being essential for the success and improvement of quality of services. The higher education of IT professionals presents a problem widely known and debated in the scientific literature, evasion, responsible for a large loss of capital invested in courses and a low training rate in relation to the initial number of beginners in undergraduate courses. Evasion occurs in the vast majority in the first period of IT courses, one of the causes is the discipline of introduction to programming, a passing curricular requirement and which has a high degree of demand and difficulty, such factors challenge students who largely do not have basic logic and prior mathematics to adapt to the content, skills are outside most high school curriculum. Given the above, the present work aims to carry out a literature review whose theme is the use of didactic tools in the teaching and learning of programming logic. An exploratory research was carried out on scientific bases, looking for works that address how the integrated use of pedagogical programming tools can help the learning of contents related to the introductory programming discipline, increasing the chances of the student succeeding in the initial phase of the course, such as chances of evasion. Works identified as Scratch, VisuAlg, MOJO, BOCA-LAB, among others, are systematically discussed in specific chapters for each tool.pt_BR
dc.description.resumoAtualmente, o setor de tecnologia da informação (TI) é um dos mais lucrativos e importantes da sociedade, as organizações e instituições cada vez mais demandam profissionais que desenvolvam e gerenciem os sistemas informacionais, sendo a adoção destas ferramentas fator fundamental para o sucesso e melhoria da qualidade dos serviços. A formação superior de profissionais de TI apresenta uma problemática amplamente descrita e debatida na literatura científica, a evasão, responsável por uma grande perda de capital investido nos cursos e uma baixa taxa de formação em relação ao número inicial de iniciantes nos cursos de graduação. A evasão ocorre em grande maioria no primeiro período dos cursos de TI, uma das causas é a disciplina de introdução à programação, requisito curricular indispensável e que possui um alto grau de exigência e dificuldade, tais fatores desafiam os alunos que em grande parte não possuem base lógica e matemática prévia para se adaptar ao conteúdo, competências estas que estão fora da maioria dos currículos de Ensino Médio. Diante do exposto o presente trabalho objetiva realizar uma revisão de literatura cuja temática é o uso de ferramentas didáticas no ensino e aprendizagem de lógica de programação. Foi feita uma pesquisa exploratória em bases científicas, buscando trabalhos que abordem como o uso integrado de ferramentas pedagógicas de programação podem auxiliar o aprendizado dos conteúdos referentes à disciplina introdutória de programação, aumentando as chances de o aluno obter sucesso na fase inicial do curso, diminuindo as chances de evasão. Foram identificados trabalhos como o Scratch, o VisuAlg, o MOJO, o BOCA-LAB, dentre outras, que são sistematicamente discutidos em capítulos específicos para cada ferramenta.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Macilon Arruda Peixoto (macilon.peixoto@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-12-15T15:44:44Z No. of bitstreams: 4 tcc_Macilon.pdf: 718598 bytes, checksum: fdd234199b188f3aba7509a64a70b53c (MD5) ficha_catalografica_Macilon.pdf: 2384 bytes, checksum: ae450cce5a4b3da321d1dc689fac77c2 (MD5) ata_de_defesa_Macilon.pdf: 502346 bytes, checksum: d1732a0fdaaec8c9fd01d61af0c5b916 (MD5) termo_autorização_depósito_Macilon.pdf: 154064 bytes, checksum: 03e7fafd476e7bb4c800d6fa7d6ce4fe (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-12-16T10:34:26Z (GMT) No. of bitstreams: 4 tcc_Macilon.pdf: 718598 bytes, checksum: fdd234199b188f3aba7509a64a70b53c (MD5) ficha_catalografica_Macilon.pdf: 2384 bytes, checksum: ae450cce5a4b3da321d1dc689fac77c2 (MD5) ata_de_defesa_Macilon.pdf: 502346 bytes, checksum: d1732a0fdaaec8c9fd01d61af0c5b916 (MD5) termo_autorização_depósito_Macilon.pdf: 154064 bytes, checksum: 03e7fafd476e7bb4c800d6fa7d6ce4fe (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-12-16T10:44:09Z (GMT). No. of bitstreams: 4 tcc_Macilon.pdf: 718598 bytes, checksum: fdd234199b188f3aba7509a64a70b53c (MD5) ficha_catalografica_Macilon.pdf: 2384 bytes, checksum: ae450cce5a4b3da321d1dc689fac77c2 (MD5) ata_de_defesa_Macilon.pdf: 502346 bytes, checksum: d1732a0fdaaec8c9fd01d61af0c5b916 (MD5) termo_autorização_depósito_Macilon.pdf: 154064 bytes, checksum: 03e7fafd476e7bb4c800d6fa7d6ce4fe (MD5) Previous issue date: 2022-11-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerespt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLógica de Programaçãopt_BR
dc.subjectFerramentas didáticaspt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.titleUMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ACERCA DO USO DE FERRAMENTAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Bacharelado em Sistemas de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Macilon.pdfTRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO701,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ficha_catalografica_Macilon.pdfFICHA CATALOGRÁFICA2,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ata_de_defesa_Macilon.pdfATA DE DEFESA490,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
termo_autorização_depósito_Macilon.pdfTERMO DE AUTORIZAÇÃO DE DEPÓSITO150,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.