Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3229
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Godoy, Heloísa Baleroni Rodrigues de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7044409948826193 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Mello, Karolaine Sousa Alves | - |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Renata Rolins da Silva | - |
dc.contributor.referee2 | Ferreira, Gustavo Lopes | - |
dc.creator | Rosário, Larissa Cristina de Souza Seabra | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1896188450313799 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-15T10:07:59Z | - |
dc.date.available | 2023-12-16 | - |
dc.date.available | 2022-12-15T10:07:59Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-29 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3229 | - |
dc.description.abstract | It is known that learning becomes easier when knowledge approaches the student and they feel part of the process. The article presents the development of an educational album as a paradidactic material that proposed to connect the content worked in the classroom, on the theme of Fish, with the data collected from a scientific initiation research on the survey of species and eating habits of fish in the Rio das Almas, GO. The material was produced seeking to present auxiliary information to professors that would encourage students to get to know their own environment and, in this way, provide opportunities for contact with the scientific world. The material was vain in a 6th grade class of Elementary School II, with the participation of 30 students who were submitted to the application of an investigative questionnaire, followed by the use of the material for investigation, seeking to analyze the contributions in the worked content, to stimulate the students to the scientific research and to evaluate if the contente and the activities arranged were coherent to the age group of the students. The album was also presented at the XXIII Science and Technology Fair of the IF Goiano Ceres to disseminate the material to the target audience of the event, including teachers, students and the local community. The material was highly approved by the students who carried out the proposed activities with success, as well as high acceptance at the disclosure event, which contributed to the teaching and learning process and also provided the students with the scientific environment, often far from the Brazilian reality. | pt_BR |
dc.description.resumo | É conhecido que o aprendizado se torna facilitado quando o conhecimento se aproxima do aluno e este se sente parte do processo. O artigo apresenta o desenvolvimento de um álbum educativo como material paradidático que propôs conectar o conteúdo trabalhado em sala de aula referente à temática de Peixes com os dados coletados de uma pesquisa de iniciação científica, sobre o levantamento das espécies e hábitos alimentares dos peixes do rio das Almas, GO. O material foi produzido buscando-se apresentar informações auxiliares aos docentes que estimulassem os alunos a conhecer o seu próprio ambiente e desta forma, oportunizar o contato com o mundo científico. O material foi validado em uma turma do 6° ano do Ensino Fundamental II, com a participação de 30 alunos que foram submetidos a aplicação de um questionário investigativo, seguido do uso do material para averiguação, buscando-se analisar as contribuições no conteúdo trabalhado, estimular os alunos à pesquisa cientifica e avaliar se o conteúdo e as atividades propostas apresentavam-se coerentes à faixa etária dos estudantes. O álbum também foi apresentado na XXIII Feira de Ciência e Tecnologia do IF Goiano Ceres para divulgação do material ao público-alvo do evento, sendo docentes, discentes e comunidade local. O material teve grande aprovação por parte dos alunos que realizaram as atividades propostas com êxito em sua maioria, assim como alta aceitação no evento de divulgação, o que contribuiu para o processo de ensino e aprendizagem e proporcionou a aproximação dos alunos com o ambiente científico, muitas vezes distante da realidade brasileira. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Larissa Cristina de Souza Seabra (larissa.seabra@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-12-14T20:34:59Z No. of bitstreams: 1 tcc_Larissa Rosário.pdf: 1623164 bytes, checksum: 6405ee38e3c9689323fa2d34a1af9754 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-12-15T10:03:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_Larissa Rosário.pdf: 1623164 bytes, checksum: 6405ee38e3c9689323fa2d34a1af9754 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-12-15T10:07:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc_Larissa Rosário.pdf: 1623164 bytes, checksum: 6405ee38e3c9689323fa2d34a1af9754 (MD5) Previous issue date: 2022-11-29 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Ceres | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Divulgação científica. | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade. | pt_BR |
dc.subject | Material paradidático. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS BIOLOGICAS::ZOOLOGIA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | ENSINO DE CIÊNCIAS E PESQUISA CIENTIFICA: ÁLBUM EDUCATIVO SOBRE OS PEIXES DO RIO DAS ALMAS, GO | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Larissa Rosário.pdf | 1,59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.