Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3229
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Godoy, Heloísa Baleroni Rodrigues de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7044409948826193pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Mello, Karolaine Sousa Alves-
dc.contributor.referee1Oliveira, Renata Rolins da Silva-
dc.contributor.referee2Ferreira, Gustavo Lopes-
dc.creatorRosário, Larissa Cristina de Souza Seabra-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1896188450313799pt_BR
dc.date.accessioned2022-12-15T10:07:59Z-
dc.date.available2023-12-16-
dc.date.available2022-12-15T10:07:59Z-
dc.date.issued2022-11-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3229-
dc.description.abstractIt is known that learning becomes easier when knowledge approaches the student and they feel part of the process. The article presents the development of an educational album as a paradidactic material that proposed to connect the content worked in the classroom, on the theme of Fish, with the data collected from a scientific initiation research on the survey of species and eating habits of fish in the Rio das Almas, GO. The material was produced seeking to present auxiliary information to professors that would encourage students to get to know their own environment and, in this way, provide opportunities for contact with the scientific world. The material was vain in a 6th grade class of Elementary School II, with the participation of 30 students who were submitted to the application of an investigative questionnaire, followed by the use of the material for investigation, seeking to analyze the contributions in the worked content, to stimulate the students to the scientific research and to evaluate if the contente and the activities arranged were coherent to the age group of the students. The album was also presented at the XXIII Science and Technology Fair of the IF Goiano Ceres to disseminate the material to the target audience of the event, including teachers, students and the local community. The material was highly approved by the students who carried out the proposed activities with success, as well as high acceptance at the disclosure event, which contributed to the teaching and learning process and also provided the students with the scientific environment, often far from the Brazilian reality.pt_BR
dc.description.resumoÉ conhecido que o aprendizado se torna facilitado quando o conhecimento se aproxima do aluno e este se sente parte do processo. O artigo apresenta o desenvolvimento de um álbum educativo como material paradidático que propôs conectar o conteúdo trabalhado em sala de aula referente à temática de Peixes com os dados coletados de uma pesquisa de iniciação científica, sobre o levantamento das espécies e hábitos alimentares dos peixes do rio das Almas, GO. O material foi produzido buscando-se apresentar informações auxiliares aos docentes que estimulassem os alunos a conhecer o seu próprio ambiente e desta forma, oportunizar o contato com o mundo científico. O material foi validado em uma turma do 6° ano do Ensino Fundamental II, com a participação de 30 alunos que foram submetidos a aplicação de um questionário investigativo, seguido do uso do material para averiguação, buscando-se analisar as contribuições no conteúdo trabalhado, estimular os alunos à pesquisa cientifica e avaliar se o conteúdo e as atividades propostas apresentavam-se coerentes à faixa etária dos estudantes. O álbum também foi apresentado na XXIII Feira de Ciência e Tecnologia do IF Goiano Ceres para divulgação do material ao público-alvo do evento, sendo docentes, discentes e comunidade local. O material teve grande aprovação por parte dos alunos que realizaram as atividades propostas com êxito em sua maioria, assim como alta aceitação no evento de divulgação, o que contribuiu para o processo de ensino e aprendizagem e proporcionou a aproximação dos alunos com o ambiente científico, muitas vezes distante da realidade brasileira.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Larissa Cristina de Souza Seabra (larissa.seabra@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-12-14T20:34:59Z No. of bitstreams: 1 tcc_Larissa Rosário.pdf: 1623164 bytes, checksum: 6405ee38e3c9689323fa2d34a1af9754 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-12-15T10:03:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_Larissa Rosário.pdf: 1623164 bytes, checksum: 6405ee38e3c9689323fa2d34a1af9754 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-12-15T10:07:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc_Larissa Rosário.pdf: 1623164 bytes, checksum: 6405ee38e3c9689323fa2d34a1af9754 (MD5) Previous issue date: 2022-11-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerespt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDivulgação científica.pt_BR
dc.subjectLudicidade.pt_BR
dc.subjectMaterial paradidático.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS::ZOOLOGIApt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleENSINO DE CIÊNCIAS E PESQUISA CIENTIFICA: ÁLBUM EDUCATIVO SOBRE OS PEIXES DO RIO DAS ALMAS, GOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Larissa Rosário.pdf1,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.