Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3190
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lamonier, Elisângela Leles-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7175715121981610pt_BR
dc.creatorOliveira, Marilza Valéria Duarte de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7282706943915883pt_BR
dc.date.accessioned2022-12-10T00:55:10Z-
dc.date.available2022-12-07-
dc.date.available2022-12-10T00:55:10Z-
dc.date.issued2022-11-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3190-
dc.description.abstractThis study was developed through a bibliographic review based on renowned authors who address the role of the teacher in the process of school inclusion of children with autism, in order to seek answers to the following question: What is the role of the pedagogue in the face of school inclusion of children with autism? The main objective to be achieved with this study is to reflect on reflecting on the role of the pedagogue in the schooling and school inclusion of autistic children. In this way, this work became relevant, since, with each passing day, we are following a greater frequency of children with autism within the school environment, and the role of the teacher is very important so that the process of inclusion, school adaptation and the teaching-learning process takes place without prejudice to the development of students. In this sense, it becomes necessary and important to reflect on the role and importance of the pedagogue within this process of schooling and school inclusion of children with autism, providing opportunities for all academic training that is the right of all. At the end of the study, it can be seen that the pedagogue plays an essential role in this process of school inclusion, through the creation of bonds and affection, it is possible for the child to develop and learn.and school inclusion of children with autism, providing opportunities for all academic training of law for all. Keywords: School inclusion. Autism Spectrum Disorder.. Teaching-learning process. pedagogue.pt_BR
dc.description.resumoEsse estudo foi desenvolvido através de uma revisão bibliográfica com base em conceituados autores que abordam sobre o papel do professor no processo de inclusão escolar de crianças com autismo, de forma a buscar respostas para o seguinte questionamento: Qual o papel do pedagogo frente à inclusão escolar de crianças com autismo? O objetivo maior a ser alcançado com este estudo é refletir sobre refletir sobre o papel do pedagogo na escolarização e inclusão escolar de crianças autistas. Dessa forma, este trabalho se fez pertinente, uma vez que, a cada dia que passa, estamos acompanhando uma maior frequência de crianças com autismo dentro do ambiente escolar, e o papel do professor é muito importante para que o processo de inclusão, adaptação escolar e o processo de ensino-aprendizagem ocorra sem prejuízos ao desenvolvimento dos alunos. Nesse sentido, se torna necessário e importante refletir qual o papel e a importância do pedagogo dentro desse processo de escolarização e inclusão escolar da criança com autismo, oportunizando toda a formação acadêmica de direito de todos. Findo o estudo, pode-se perceber que o pedagogo desenvolve papel essencial nesse processo de inclusão escolar, através da criação de vínculos e afetividade é possível que a criança se desenvolva e aprenda.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marilza Valeria Duarte de Oliveira (marilza.valeria@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-12-09T22:59:20Z No. of bitstreams: 1 Artigo Cientifico Marilza Valéria Duarte de Oliveira.pdf: 1123279 bytes, checksum: 88ef2e58b924be9d84bc0a4929cd1d04 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-12-10T00:51:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Artigo Cientifico Marilza Valéria Duarte de Oliveira.pdf: 1123279 bytes, checksum: 88ef2e58b924be9d84bc0a4929cd1d04 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-12-10T00:53:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Artigo Cientifico Marilza Valéria Duarte de Oliveira.pdf: 1123279 bytes, checksum: 88ef2e58b924be9d84bc0a4929cd1d04 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-12-10T00:55:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Artigo Cientifico Marilza Valéria Duarte de Oliveira.pdf: 1123279 bytes, checksum: 88ef2e58b924be9d84bc0a4929cd1d04 (MD5) Previous issue date: 2022-11-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectPedagogopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleO PAPEL DO PEDAGOGO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM CRIANÇA AUTISTApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Cientifico Marilza Valéria Duarte de Oliveira.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.