Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3169
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Luciane Nunes-
dc.contributor.advisor1Lattes2802747011364724pt_BR
dc.contributor.referee1Paula, Marcus Vinícius Guimarães-
dc.contributor.referee2Oliveira, Alyson Fernandes-
dc.creatorAlves, Mônica Torres Amorim-
dc.creator.Lattes3279667102057890pt_BR
dc.date.accessioned2022-12-05T10:54:03Z-
dc.date.available2022-12-03-
dc.date.available2022-12-05T10:54:03Z-
dc.date.issued2022-10-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3169-
dc.description.abstractThis article intends to present the use of games through a methodological approach to the teaching of mathematics for Early Childhood Education, seeking to discuss the possible practices developed for the acquisition of the concepts proposed by the curriculum. The article also raised questions related to the difficulties of the teaching/learning process for the public that starts the school career. Its main objective was to point out the benefits of using play and games in the learning of mathematics for students in Early Childhood Education. For this, a data collection was carried out systematizing the information that corresponds to the theme of this article. This collection was carried out through books and periodicals taken from the academic Google website and from the SciELO and CAPES portals. As the chosen research method, bibliographic research was used, aided by qualitative and descriptive research to conduct the entire process. So, the ludic activities constituted at the end of this study as an excellent tool for the development of learning in early childhood education. Considering that the child learns spontaneously, since the playful activities work in order to present pleasure during learning, and once they are attracted, they feel motivated, allowing the teaching and learning process in the mathematics discipline to take place. naturally, facilitating the student's acceptance of the content and promoting teacher satisfaction when seeing that he is delivering the best teaching.pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo teve a intenção de apresentar a utilização de brincadeiras através de uma abordagem metodológica para o ensino da matemática para a Educação Infantil, buscando dialogar sobre as possíveis práticas desenvolvidas para aquisição dos conceitos propostos pela matriz curricular. O artigo também levantou questões relacionadas às dificuldades do processo de ensino/aprendizagem para o público que inicia a carreira escolar. Seu objetivo principal foi apontar os benefícios da utilização das brincadeiras e jogos no aprendizado da disciplina de matemática para alunos na Educação Infantil. Para isso, foi realizada uma coleta de dados sistematizando as informações que correspondem ao tema deste artigo. Essa coleta foi realizada através de livros e periódicos retirados do site Google acadêmico e dos portais SciELO e CAPES. Como método escolhido de pesquisa, foi utilizado a pesquisa bibliográfica, auxiliada pela pesquisa qualitativa e descritiva para conduzir todo o processo. De modo que, as atividades lúdicas constituíram ao final deste estudo como uma excelente ferramenta para o desenvolvimento da aprendizagem na educação infantil. Considerando-se que a criança aprende de forma espontânea uma vez que, as atividades lúdicas trabalham em função de apresentar o prazer durante a aprendizagem, e elas uma vez atraídas sentem-se motivadas permitindo que o processo de ensino e aprendizagem na disciplina de matemática discorre com naturalidade, facilitando a aceitação do aluno ao conteúdo e promovendo satisfação do professor ao ver queestá a entregar o melhor ensino.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Monica Torres Amorim Alves (monica.amorim@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-12-04T00:58:59Z No. of bitstreams: 1 Mônica Torres Amorim Alves..pdf: 1198272 bytes, checksum: b8ad8bfcb4dd740c604541ccd0f78204 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-12-05T10:50:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Mônica Torres Amorim Alves..pdf: 1198272 bytes, checksum: b8ad8bfcb4dd740c604541ccd0f78204 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-12-05T10:50:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Mônica Torres Amorim Alves..pdf: 1198272 bytes, checksum: b8ad8bfcb4dd740c604541ccd0f78204 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-12-05T10:54:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Mônica Torres Amorim Alves..pdf: 1198272 bytes, checksum: b8ad8bfcb4dd740c604541ccd0f78204 (MD5) Previous issue date: 2022-10-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Hidrolândiapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleO ENSINO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DO LÚDICO: UMA PERSPECTIVA PARA A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTILpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Mônica Torres Amorim Alves..pdfTCC/ARTIGO.TERMO DE CIÊNCIA.ATA DE DEFESA1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.