Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3160
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Sampaio, Tatiana Guimarães-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/pkg_cv_estr.iniciopt_BR
dc.creatorLima, Kyvia Dálleti Gonçalves de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5640180702693834pt_BR
dc.date.accessioned2022-12-01T20:15:08Z-
dc.date.available2022-12-01T20:15:08Z-
dc.date.issued2022-10-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3160-
dc.description.abstractThe theme of this article is the importance of affectivity in the teaching-learning process in early childhood education and also the affective bonds in student/teacher relationships. The purpose of this research is to prove the hypothesis that affectivity determines the success of a child. This child, when finding emotional support in the teacher, has a happier and more pleasurable learning experience. Thus, the objective is to study affectivity in educational relationships in the school context, more specifically, to discuss the role of affectivity in the child's development process in Early Childhood Education, as well as the importance of living with the group for the formation of subjects. We believe that learning will be more human only in an environment where there is social interaction, exchange of feelings and affection and, consequently, knowledge through interactions will bring a more significant cognitive development, as there is no way to separate affectivity from cognition and vice versa. Affectivity is the combination of all these feelings, capable of teaching how to learn, how to properly take care of our emotions and, thus, provide the child with a full and balanced emotional life. This study constitutes a bibliographic review of retrospective and descriptive research on books and scientific articles, based on works by theorists such as Saltini, Wallon, Piaget and Vigotsky. Data collection was based on the following premise: explanatory reading of all previously selected material in order to ve rify whether the consulted work was of interest for the writing of this article. Subsequently, the works were analyzed, filed and separated to reference the construction of this research.pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem por temática a importância da afetividade no processo do ensino aprendizagem na educação infantil e também os vínculos afetivos nas relações aluno/professor. A pesquisa tem por finalidade comprovar a hipótese de que a afetividade determina o sucesso de uma criança .Esta, ao encontrar no professor um apoio afetivo tem um aprendizado mais feliz e prazeroso. Desse modo, objetiva-se estudar a afetividade nas relações educativas no contexto escolar, mais especificamente, discutir o papel da afetividade no processo de desenvolvimento da criança na Educação Infantil, bem como a importância do convívio com o grupo para a formação dos sujeitos. Acreditamos que a aprendizagem será mais humana somente em um ambiente onde haja interação social, troca de sentimentos e afeto e, consequentemente, o conhecimento através das interações trará um desenvolvimento cognitivo mais significativo, pois não tem como separar afetividade da cognição e vice-versa. A afetividade é a junção de todos esses sentimentos, capaz de ensinar a aprender, a cuidar adequadamente das nossas emoções e, assim, proporcionar à criança uma vida emocional plena e equilibrada. Este estudo constitui uma revisão bibliográfica de pesquisas retrospectivas e descritivas de livros e artigos científicos, tendo como fonte trabalhos de teóricos como Saltini, Wallon, Piaget e Vigotsky. A coleta de dados partiu da seguinte premissa: leitura explanatória de todo o material previamente selecionado com o intuito de verificar se a obra consultada era de interesse para a escrita desse artigo. Posteriormente, as obras foram analisadas, fichadas e separadas para referenciarem a construção dessa pesquisa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Kyvia Dalleti Gonçalves de Lima (2018201221350580@ifgoiano.edu.br) on 2022-12-01T19:43:14Z No. of bitstreams: 1 tcc_kyvia dálleti.pdf: 988835 bytes, checksum: a0b36039c171bbad4d456cc601754c7e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-12-01T20:14:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_kyvia dálleti.pdf: 988835 bytes, checksum: a0b36039c171bbad4d456cc601754c7e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-12-01T20:15:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_kyvia dálleti.pdf: 988835 bytes, checksum: a0b36039c171bbad4d456cc601754c7e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-12-01T20:15:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc_kyvia dálleti.pdf: 988835 bytes, checksum: a0b36039c171bbad4d456cc601754c7e (MD5) Previous issue date: 2022-10-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleAFETIVIDADE E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇASpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_kyvia dálleti.pdf965,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.