Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3143
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Andrade, Wesley Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/pkg_cv_estr.iniciopt_BR
dc.creatorMartins, Rosa Elina de Araujo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5242528984670082pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-29T15:07:20Z-
dc.date.available2022-11-30-
dc.date.available2022-11-29T15:07:20Z-
dc.date.issued2022-10-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3143-
dc.description.abstractMuch of the content and meaning of children's play is playful activities in which the child plays some role and imitates that most significant aspect of adult activities and their contact with them. The evolution of the child and the game is related to the environment in which both develop, which will mediate the development of skills and abilities. The methodology used was a literature review with a qualitative approach. The main authors that supported this work were: Kishimoto (2017), Joia (2018) and Andrade (2018). This work was structured as follows: section one (1) contains the introduction, which contains the theories of authors who discussed the topic, the objectives, the justification, the hypotheses and the question. Session two discusses the material and methods used to carry out this literature review and lists the authors who gave their contributions on the topic. In session three, the results and discussion are presented and, last but not least, considerations and recommendations for further studies are made. The results indicated that, for play to become a teaching and learning tool, the following conditions must be met: increase creativity; allow the general development of the child; eliminate excess competitiveness, seeking more cooperative than competitive; give more importance to the process than to the result; establish as a form of cooperative learning that avoids situations of marginalization; be motivating and interesting; and be a challenge for the child, but achievable. Keywords: Playful. Teaching and learning. Benefits of play. Child education.pt_BR
dc.description.resumoMuito do conteúdo e significado das brincadeiras infantis é constituído por atividades lúdicas nas quais a criança desempenha algum papel e imita aquele aspecto mais significativo das atividades adultas e seu contato com elas. A evolução da criança e do jogo está relacionada com o ambiente em que ambos se desenvolvem, o que irá mediar o desenvolvimento de competências e habilidades. Teve-se como metodologia uma revisão da literatura de abordagem qualitativa. Os principais autores que embasaram este trabalho foram: Kishimoto (2017), Joia (2018) e Andrade (2018). Este trabalho ficou assim estruturado: a sessão um (1) contém a introdução em que constam as teorias de autores que discorreram sobre o tema, os objetivos, a justificativa, as hipóteses e a pergunta. A sessão dois discute o material e os métodos utilizados para a realização dessa revisão bibliográfica e elenca os autores que deram as suas contribuições sobre o tópico. Na sessão três são apresentados os resultados e a discussão e por último, mas não menos importante, são feitas as considerações e as recomendações para estudos posteriores. Os resultados indicaram que, para que o lúdico se torne um instrumento de ensino e aprendizagem, as seguintes condições devem ser atendidas: aumentar a criatividade; permitir o desenvolvimento geral da criança; eliminar o excesso de competitividade, buscando mais o cooperativo do que o competitivo; dar mais importância ao processo do que ao resultado; estabelecer como uma forma de aprendizagem cooperativa que evita situações de marginalização; ser motivador e interessante; e ser um desafio para a criança, mas que seja alcançável. Palavras-chave: Lúdico. Ensino e aprendizagem. Benefícios do lúdico. Educação Infantil.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosa Elina de Araújo Martins (rosa.martins@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-28T23:31:29Z No. of bitstreams: 1 PDF para repositório.pdf: 1238199 bytes, checksum: 519e5cee4f47035eea47cc2e972a15c7 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-29T15:07:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF para repositório.pdf: 1238199 bytes, checksum: 519e5cee4f47035eea47cc2e972a15c7 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-29T15:07:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF para repositório.pdf: 1238199 bytes, checksum: 519e5cee4f47035eea47cc2e972a15c7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-29T15:07:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF para repositório.pdf: 1238199 bytes, checksum: 519e5cee4f47035eea47cc2e972a15c7 (MD5) Previous issue date: 2022-10-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLúdico.pt_BR
dc.subjectEnsino e Aprendizagem.pt_BR
dc.subjectBenefícios do lúdico.pt_BR
dc.subjectEducação Infantil.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: INSTRUMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho final.pdf1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.