Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3109
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Sampaio, Tatiana Guimarães-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.br/6755444177214788pt_BR
dc.creatorArantes, Rosane Silva Vieira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8890137175001431pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-24T13:34:44Z-
dc.date.available2022-11-23-
dc.date.available2022-11-24T13:34:44Z-
dc.date.issued2022-11-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3109-
dc.description.abstractOne cannot talk about the difficulties of learning at school considering the child only, it is necessary to consider the context in which he is inserted. The partnership between family and school is essential, and for this to occur, it is important that judicious and essential actions for teaching are developed at school with unconditional and effective support from the family, through a walk together in practice, and with them the objectives about the interest and development of the process where the child learns. The family and school environment must interact with each other with reciprocity. The research problem is evident in the importance of family involvement in children's school learning in early childhood education, through the promotion of co-responsibility of the institutions involved. To carry out the study, a literature review was carried out in order to define the real importance and possibilities of family participation in the teaching-learning process. The justification for carrying out this study lies in the fact of seeing the need/possibility of consolidating an effective participation (real and concrete) of the family in the child's learning in the kindergarten school in order to answer the questions: How should the family participate in the activities proposed by the school institution? How to encourage and enable fathers and mothers to participate in the child's development process as an apprentice at school? And finally, what are the results of the effective participation of parents in carrying out the child's learning at school as a process?pt_BR
dc.description.resumoNão se pode falar das dificuldades do aprender na escola considerando a criança apenas, é preciso considerar o contexto onde ela está inserida. A parceria entre família e escola é essencial, e para que isso ocorra é importante que ações criteriosas e essenciais ao ensino sejam desenvolvidas na escola com respaldo incondicional e efetivo da família, mediante um caminhar junto na prática, e com os mesmos os objetivos acerca do interesse e do desenvolvimento do processo onde a criança aprende. O ambiente da família e o da escola deve interagir entre si com reciprocidade. O problema da pesquisa, se evidencia na importância do envolvimento da família na aprendizagem escolar da criança na educação infantil, mediante a promoção da co-responsabilidade das instituições envolvidas. Para a realização do estudo fez-se uma revisão bibliográfica com objetivo de se definir a real importância e as possibilidades da participação da família no processo de ensino-aprendizagem. A justificativa para a realização deste estudo está no fato de se ver a necessidade/possibilidade de se consolidar uma participação efetiva (real e concreta) da família na aprendizagem da criança na escola de educação infantil com vistas a responder as questões: Como a família deve participar das atividades propostas pela instituição escolar? Como estimular e viabilizar que pais e mães participem do processo de desenvolvimento da criança como aprendiz na escola? E finalmente, quais os resultados da efetiva participação dos pais na realização da aprendizagem da criança na escola como um processo?pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosane Silva Vieira Arantes (rosane.vieira@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-23T19:25:02Z No. of bitstreams: 3 termo_de_autorizacao-1.pdf: 296643 bytes, checksum: 9991b424a710faf5f607fa9fee225cdd (MD5) Ata de defesa de trabalho de curso Rosane.pdf: 265514 bytes, checksum: 4eb0c299d339a8d4527162d634734203 (MD5) ARTIGO - ROSANE SILVA VIEIRA ARANTES.pdf: 164027 bytes, checksum: de3eb099357a69d0c82f636d7633143d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-24T13:29:38Z (GMT) No. of bitstreams: 3 termo_de_autorizacao-1.pdf: 296643 bytes, checksum: 9991b424a710faf5f607fa9fee225cdd (MD5) Ata de defesa de trabalho de curso Rosane.pdf: 265514 bytes, checksum: 4eb0c299d339a8d4527162d634734203 (MD5) ARTIGO - ROSANE SILVA VIEIRA ARANTES.pdf: 164027 bytes, checksum: de3eb099357a69d0c82f636d7633143d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-24T13:30:07Z (GMT) No. of bitstreams: 3 termo_de_autorizacao-1.pdf: 296643 bytes, checksum: 9991b424a710faf5f607fa9fee225cdd (MD5) Ata de defesa de trabalho de curso Rosane.pdf: 265514 bytes, checksum: 4eb0c299d339a8d4527162d634734203 (MD5) ARTIGO - ROSANE SILVA VIEIRA ARANTES.pdf: 164027 bytes, checksum: de3eb099357a69d0c82f636d7633143d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-24T13:34:44Z (GMT). No. of bitstreams: 3 termo_de_autorizacao-1.pdf: 296643 bytes, checksum: 9991b424a710faf5f607fa9fee225cdd (MD5) Ata de defesa de trabalho de curso Rosane.pdf: 265514 bytes, checksum: 4eb0c299d339a8d4527162d634734203 (MD5) ARTIGO - ROSANE SILVA VIEIRA ARANTES.pdf: 164027 bytes, checksum: de3eb099357a69d0c82f636d7633143d (MD5) Previous issue date: 2022-11-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAOpt_BR
dc.titleA IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA APRENDIZAGEM ESCOLAR DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTILpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcae_Rosane Silva Vieira Arantes.pdf289,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de defesa_Rosane Silva Vieira Arantes.pdf259,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcc_Rosane Silva Vieira Arantes.pdf160,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.