Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3105
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Benicío, Edgard Ricardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5190158341527254pt_BR
dc.creatorRezende, Roberta Pereira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3670368236345109pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-23T18:09:38Z-
dc.date.available2022-10-20-
dc.date.available2022-11-23T18:09:38Z-
dc.date.issued2022-09-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3105-
dc.description.abstractThis article brings a contribution to the debate about the performance of teachers with students diagnosed with Attention Deficit Hyperactivity Disorder in the public school system, in the early years of elementary education. For Silva (2009) ADHD has a genetic origin and is related to dysfunction in the prefrontal region of the brain, responsible for controlling impulses, inhibiting inappropriate behavior and the inability to plan, organize, pay attention, concentrate and remember, among other functions: 1 - Attention Deficit Disorder of the predominantly inattentive type; 2 - Attention Deficit Hyperactivity Disorder of the predominantly Hyperactive/Impulsive type; 3- Attention Deficit Hyperactivity Disorder of the combined type. The objective is to recognize the pedagogical practices used by teachers who learning with elementary school students with ADHD, as well as to identify what the training pathway of teachers who work with ADHD students is like, and to contribute to the debate on teacher training. The methodology of the experimental bibliographical research was qualitative, of a basic and exploratory nature. Silva (2009), Barkley (2002) and Ramos (2012) were used as references. For analysis we searched the articles published between the periods 2020 to 2022, with the descriptors: ADHD and learning, in the Google Academic portal. For the discussion of results we did the work of basing all content the teaching strategies; differentiate the types of ADHD and teaching methods to use in the classroom; the importance of training. As a result, we found lack of information, lack of knowledge and difficulties in including students with special educational needs. As an alternative, that teacher training should be guided by understanding the needs of the student, as well as planning differentiated activities that are appropriate to the demands of each student included.pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo traz uma contribuição ao debate sobre atuação dos professores com estudantes diagnosticados com Transtorno do Déficit de Atenção Hiperatividade da rede pública de ensino, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para Silva (2009) o TDAH é de origem genética está relacionado à disfunção na região pré-frontal do cérebro, responsável por controlar os impulsos, inibir comportamentos inadequados e pela incapacidade de planejamento, organização, atenção, concentração e memória, entre outras funções. O TDAH é subdivido em três tipos: 1 – Transtorno do Déficit de Atenção do tipo predominantemente desatento; 2 – o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade do tipo predominantemente Hiperativo/Impulsivo; 3 – o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade do tipo combinado. O objetivo é reconhecer as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores que atuam com estudantes do ensino fundamental com TDAH, além de identificar como é o percurso de formação dos professores que atuam com estudantes TDAH e contribuir com o debate na formação de professores. A metodologia da pesquisa experimental, bibliográfica de abordagem qualitativa, de natureza básica e exploratória. Como aporte a pesquisa utilizamos no referencial Silva (2009), Barkley (2002), Ramos (2012). Para analises buscamos os artigos publicados entre o período de 2020 a 2022, com os descritores: TDAH e aprendizagem, no portal Google Acadêmico. Para a discursão de resultados fizemos o trabalho de fundamentar todo conteúdo abordado as estratégias de ensino; diferenciar os tipos de TDAH e métodos de ensino para utilizar em sala de aula; a importância da formação. Como resultado, encontramos falta de informação, desconhecimento e dificuldades de incluir o estudante com necessidades educativas especiais. Como alternativa, que a formação do professor deve ser pautada na compreensão das necessidades do estudante que ele atua, bem como no planejamento de atividades diferenciadas e adequadas às demandas de cada estudante incluso.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Roberta Pereira Rezende (roberta.rezende@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-23T17:26:20Z No. of bitstreams: 3 Roberta Pereira Rezende.pdf: 242529 bytes, checksum: 73f7b1930965d195f2ca8d9075ed3331 (MD5) Ata de defesa Roberta Pereira Rezende.pdf: 397231 bytes, checksum: 03e2a44c6a4bc0f70ff381aba584e3a2 (MD5) Artigo Científico_Roberta Pereira Rezende.pdf: 404990 bytes, checksum: bc965ceb8a87f788cd4f3776c300fd77 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-23T18:08:56Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Roberta Pereira Rezende.pdf: 242529 bytes, checksum: 73f7b1930965d195f2ca8d9075ed3331 (MD5) Ata de defesa Roberta Pereira Rezende.pdf: 397231 bytes, checksum: 03e2a44c6a4bc0f70ff381aba584e3a2 (MD5) Artigo Científico_Roberta Pereira Rezende.pdf: 404990 bytes, checksum: bc965ceb8a87f788cd4f3776c300fd77 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-23T18:09:13Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Roberta Pereira Rezende.pdf: 242529 bytes, checksum: 73f7b1930965d195f2ca8d9075ed3331 (MD5) Ata de defesa Roberta Pereira Rezende.pdf: 397231 bytes, checksum: 03e2a44c6a4bc0f70ff381aba584e3a2 (MD5) Artigo Científico_Roberta Pereira Rezende.pdf: 404990 bytes, checksum: bc965ceb8a87f788cd4f3776c300fd77 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-23T18:09:38Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Roberta Pereira Rezende.pdf: 242529 bytes, checksum: 73f7b1930965d195f2ca8d9075ed3331 (MD5) Ata de defesa Roberta Pereira Rezende.pdf: 397231 bytes, checksum: 03e2a44c6a4bc0f70ff381aba584e3a2 (MD5) Artigo Científico_Roberta Pereira Rezende.pdf: 404990 bytes, checksum: bc965ceb8a87f788cd4f3776c300fd77 (MD5) Previous issue date: 2022-09-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Hidrolândiapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTDAHpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectAnos iniciaispt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleFORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ATUAÇÃO COM ALUNO TDAHpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcae_Roberta Pereira Rezende.pdfTermo de Ciência e de Autorização236,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de defesa Roberta Pereira Rezende.pdfAta de Defesa387,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Artigo Científico_Roberta Pereira Rezende.pdfArtigo Cientifíco: Roberta Pereira Rezende395,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.