Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3058
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Alencar, Diego Pinheiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4296369H0&tokenCaptchar=03AIIukzgOgK738qon-ZznhTM9VFRcABCFPJcHyiN0jH88OeF02FlLmSSzZ-FiN-N6wY1CougSMeCpTLw-hB3zleH6Q7bIAhpcAt8MjHiSjjfhh12m-3f3cfXEf0YdePs5RoGA_mzB-cuPmtWyLAq1JcLnSF5W9dM35O0CqtoTIH9oSzqprL3ww5Vc25n0TwMmqmR96FQ65s9x3Zho6gmOmMVR8rKweWaxR76Hr6ynkry_ULUvCLldly0e4VKFD0mDf_qCIMdf6JhIwydJI7WGGRK68sBQfrcMsblJNbr7_lKM32zC6IoH4ySGx0d3ccN0imfiiioxB2HeMdqGbDYTsFN8On-E9mXIiU2BlHWvFf3kOGPX2vvL8LKS6pLJcPXv1wkhIXQj6zD3wmBymjx2Af_EQmEKfzPTHThRDIMNObXvZjj5NCffUD0ia4FLvRxAJDv8PS5KWcrLw6beGeVGiII5FhCOHqYhjbdncSyXlWhQ24E5C7enkPrN5FX85WwzdjTVjKohJAn4HVbwThsgHBhqA83FCLz7IjdEwJ6thrHTNrdW1NsY7NM7N2O6dBbd8aY85-2rrBa0r553N26C5aqkOXdLsNvrCgpt_BR
dc.creatorSá, Francys Maria Carlota Mendes-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/5862631553444811pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-18T18:04:54Z-
dc.date.available2022-11-11-
dc.date.available2022-11-18T18:04:54Z-
dc.date.issued2022-10-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3058-
dc.description.abstractThe theme analyzed aims to discuss the structural racism ethnic issues in the school environment. In Brazil, it is experienced by black people since their arrival in the ports brought by Portuguese ships to exploit slave labor. This later became a big mass problem during the construction of the Brazilian society. Creating in the black race/color a stereotype of disfavor, violence, cruelty and even mass murders, which are portrayed through the history of the formation of the Brazilian people, data and research done by the Institute of Applied Economics Research (IPEA) and the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE). The objective of this work is to point out the structural racism: Ethical questions in the school environment by means of the black social-historical process, legislations that were inserted in its benefit, authors' notes and statistical data as for education, income, housing and education. The methodology applied is a bibliographic review through books, articles, laws, and electronic documents. The results presented showed that black people live in a cruel, unequal and disrespectful society in Brazil, regarding politics, economy, education, health, housing, work and leisure. It is necessary to consider that public policies and prejudice regarding color/race are still strong in contemporary societypt_BR
dc.description.resumoO tema analisado tem como finalidade discorrer sobre o racismo estrutural questões étnicas no ambiente escolar. Na qual no Brasil é vivenciado pelo negro desde sua chegada nos portuários trazido pelos navios portugueses para exploração da mão de obra escrava. O que se tornou mais tarde, um grande problema em massa durante a construção da sociedade brasileira. Criando na raça/cor negra um estereótipo de desprestígio, violência, crueldade e até mesmo assassinatos em massa, que são retratados por meio da história da formação do povo brasileiro, dados e pesquisas feitas pelo Instituto de pesquisa Economia Aplicada (IPEA) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estática (IBGE). Objetivo deste trabalho é apontar o Racismo estrutural: Questões éticas no ambiente escolar por meio do processo socio- histórico do negro, legislações que foram inseridas em seu benefício, apontamentos de autores e dados estatísticos quanto educação, renda, moradia e educação. A metodologia aplicada é revisão bibliográfica por meio de livros, artigos, leis e documentos eletrônicos. Os resultados apresentados demonstraram que o negro vivência no Brasil uma sociedade, cruel, desigual, desrespeitosa quanto sua política, economia, educação, saúde, moradia, trabalho e lazer. Sendo necessário considerar que as políticas públicas, o preconceito com relação cor/raça ainda é acentuado na sociedade contemporâneapt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Francys Maria Carlota Mendes de Sá (francys.maria@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-17T21:30:52Z No. of bitstreams: 1 documentos juntos.pdf: 919677 bytes, checksum: 9c2510f5f8b8745f2ee693543231edf8 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada FRANCYS, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo:   O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) inserido não é o modelo utilizado pelo Repositório Institucional do IF Goiano (RIIF Goiano).  O documento devidamente assinado é elemento obrigatório e deve constar nos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório.  Caso não esteja devidamente inserido na submissão realizada, rejeitamos o arquivo para a realização de ajustes e adequação do(s) autor(es). Para sanar dúvidas, sugerimos a leitura do tutorial “Como submeter o trabalho no RIIF Goiano”, clicando aqui:  O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf  O(s) autor(es) deve revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo,o TCAE, a Ata de defesa e o artigo científico. Pode ser enviados em arquivos em separado, mas estes documentos precisam estar obrigatoriamente na submissão enviada Assim que o TCAE e a Ata de defesa estiverem assinados e anexados, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Recomendamos que, caso não seja possível coletar assinatura do(a) Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imagem e anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP o documento Intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE), na opção "Termos" e coletar assinaturas eletrônicas.  Você também pode tirar dúvidas, assistindo a este tutorial, clicando aqui. Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas.  Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2022-11-18T14:30:26Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Francys Maria Carlota Mendes de Sá (francys.maria@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-18T16:41:30Z No. of bitstreams: 1 ilovepdf_merged (1).pdf: 767306 bytes, checksum: 4d9bf5b280117af622e8c372b625c379 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-18T18:02:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ilovepdf_merged (1).pdf: 767306 bytes, checksum: 4d9bf5b280117af622e8c372b625c379 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-18T18:04:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ilovepdf_merged (1).pdf: 767306 bytes, checksum: 4d9bf5b280117af622e8c372b625c379 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-18T18:04:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ilovepdf_merged (1).pdf: 767306 bytes, checksum: 4d9bf5b280117af622e8c372b625c379 (MD5) Previous issue date: 2022-10-24en
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.subjectNegropt_BR
dc.subjectRacismo Estruturalpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleRACISMO ESTRUTURAL: QUESTÕES ÉTNICAS NO AMBIENTE ESCOLARpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Francys Maria Carlota Mendes de Sá.pdf749,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.