Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3053
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Sampaio, Tatiana Guimarães-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6755444177214788pt_BR
dc.creatorMáximo, Laurielle lopes de Carvalho-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/5420414275835543pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-18T15:51:17Z-
dc.date.available2022-11-17-
dc.date.available2022-11-18T15:51:17Z-
dc.date.issued2022-10-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3053-
dc.description.abstractThis article addresses the main challenges and possibilities of education for people with disability in the face of a scenario with pedagogical practices of a more virtual world that intensified after the emergence of the emergency situation resulting from the pandemic of the new coronavirus (Covid-19). Remote teaching and blended learning were solutions found by the educational institutions as a way of continuing the work that was being developed and today it is a reality present in the lives of students. It is worth noting that much has been said about the remote/hybrid teaching as an active methodology of education, being a strategy of learning that provides the student with autonomy and the opportunity to become a protagonist in the building your own knowledge. With this in mind, people who demand some type of disability need support to face this situation. Just like the special education is guaranteed by law, it is necessary to think of methodologies to include these students in this new learning modality, using assistive technologies. Therefore, the objective of this article is to present a bibliographic review to discuss the inclusion of these students in this new teaching modality, with the purpose of achieving knowledge necessary to become citizens inserted in society and exercising the right of citizenship.pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo aborda os principais desafios e possibilidades da educação para as pessoas com deficiência diante de um cenário com práticas pedagógicas de um mundo mais virtual que se intensificou após o surgimento da situação de emergência decorrente da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O ensino remoto e o ensino híbrido foram soluções encontradas pelas instituições de ensino como forma de dar continuidade ao trabalho que estava sendo desenvolvido e hoje é uma realidade presente na vida dos estudantes. Vale ressaltar, que muito têm se falado no ensino remoto/híbrido como metodologia ativa de educação, sendo uma estratégia de aprendizagem que proporciona ao aluno autonomia e a oportunidade de se tornar protagonista na construção do seu próprio conhecimento. Pensando nessa perspectiva, as pessoas que demandam algum tipo de deficiência precisam de um suporte para enfrentar essa situação. Assim como a educação especial é garantido por lei, se faz necessário pensar em metodologias para incluir esses alunos nessa nova modalidade de aprendizagem, tendo como recurso as tecnologias assistivas. Portanto, o objetivo desse artigo é apresentar uma revisão bibliográfica para discutir a inclusão desses estudantes nessa nova modalidade de ensino, com a finalidade de alcançar conhecimento necessário para tornarem cidadãos inseridos em sociedade e exercendo o direito de cidadania.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Laurielle Lopes de Carvalho Máximo (laurielle.maximo@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-18T00:01:33Z No. of bitstreams: 3 Laurielle Lopes de Carvalho Máximo artigo corrigido 04.04.2022.pdf: 159336 bytes, checksum: bcc5bf352a09a919b773fdb82288f2f9 (MD5) termo_de_autorizacao-assinado.pdf: 207467 bytes, checksum: 5ebd5fcb743a66712340090e2780198d (MD5) Anexo II - Ata de Defesa Laurielle assinada.pdf: 270512 bytes, checksum: e9cc3f20787f4900604b9eb63add3bba (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-18T15:47:25Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Laurielle Lopes de Carvalho Máximo artigo corrigido 04.04.2022.pdf: 159336 bytes, checksum: bcc5bf352a09a919b773fdb82288f2f9 (MD5) termo_de_autorizacao-assinado.pdf: 207467 bytes, checksum: 5ebd5fcb743a66712340090e2780198d (MD5) Anexo II - Ata de Defesa Laurielle assinada.pdf: 270512 bytes, checksum: e9cc3f20787f4900604b9eb63add3bba (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-18T15:51:17Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Laurielle Lopes de Carvalho Máximo artigo corrigido 04.04.2022.pdf: 159336 bytes, checksum: bcc5bf352a09a919b773fdb82288f2f9 (MD5) termo_de_autorizacao-assinado.pdf: 207467 bytes, checksum: 5ebd5fcb743a66712340090e2780198d (MD5) Anexo II - Ata de Defesa Laurielle assinada.pdf: 270512 bytes, checksum: e9cc3f20787f4900604b9eb63add3bba (MD5) Previous issue date: 2022-10-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Híbridopt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectMetodologias Ativaspt_BR
dc.subjectTecnologia Assistivaspt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titlePANDEMIA E EDUCAÇÃO: OS EFEITOS DO ENSINO REMOTO NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.