Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3051
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Paulo Rogério Santos e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6919799524374520pt_BR
dc.creatorOliveira, Lorrana Dornelas-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4257712853842167pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-18T15:09:57Z-
dc.date.available2022-11-12-
dc.date.available2022-11-18T15:09:57Z-
dc.date.issued2022-11-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3051-
dc.description.abstractDistance learning appears, in contemporary society, as a modality of educationcorresponding to new educational and professional demands. Demonstrating the growth inthe use of technology for the world and its scope in the area of education, favoring teacherswith the possibility of professional qualification, through EAD. The interest in the topicwas due to it being the resource used for the training of the academic and author of thisarticle, from there some questions were raised, such as, how does the training process occurand its contributions to the training of trained professionals? Where we sought answers tothis question, from bibliographical references that address distance learning for the trainingof teachers, these being Souza e Silva, Aretio, Alonso, Carvalho, among others, whobrought important reinforcements on the subject.KEYWORDS: Distance Education. Training. Quality.pt_BR
dc.description.resumoO texto apresenta a educação infantil e um breve histórico de mudanças marcantes que trouxeram várias adaptações e melhorias para o ensino. Onde o objetivo é demonstrar o uso do lúdico como um recurso importante para o desenvolvimento das crianças, apresentando no decorrer desde o seu nascimento até o fim da sua trajetória na educação infantil. No decorrer deste trabalho será exposto o verdadeiro intuito de ensinar o aluno de forma divertida e prazerosa e ensinado a interagir com os outros, com atividades que despertam o prazer. Ensinar de forma prazerosa e ensinado a interagir com os outros, com atividades de despertam o prazer. Ensinar de forma significativa para que o sujeito entenda que ele faz parte de todo o processo, que ele é importante e que tudo ao seu redor é propulsor de seu desenvolvimento. Justificando essas afirmações serão utilizados referencias dos seguintes autores; Khulmann Junior, Didonet, Wajskop, Almeida, Wallon, entre outros.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Lorrana Oliveira Dornelas (2018210221350482@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-17T19:08:32Z No. of bitstreams: 3 Artigo- Lorrana Dornelas 1011.pdf: 270406 bytes, checksum: c441f86de00a3659eda55df28d47bd28 (MD5) ata assinada LORRANA.pdf: 751948 bytes, checksum: 9600781edb447d53fe458106bc850a22 (MD5) REPOSITORIO LORRANA_signed.pdf: 605933 bytes, checksum: 398d67f5401d9f1ecee35f48f5028612 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-18T14:55:57Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Artigo- Lorrana Dornelas 1011.pdf: 270406 bytes, checksum: c441f86de00a3659eda55df28d47bd28 (MD5) ata assinada LORRANA.pdf: 751948 bytes, checksum: 9600781edb447d53fe458106bc850a22 (MD5) REPOSITORIO LORRANA_signed.pdf: 605933 bytes, checksum: 398d67f5401d9f1ecee35f48f5028612 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-18T15:09:57Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Artigo- Lorrana Dornelas 1011.pdf: 270406 bytes, checksum: c441f86de00a3659eda55df28d47bd28 (MD5) ata assinada LORRANA.pdf: 751948 bytes, checksum: 9600781edb447d53fe458106bc850a22 (MD5) REPOSITORIO LORRANA_signed.pdf: 605933 bytes, checksum: 398d67f5401d9f1ecee35f48f5028612 (MD5) Previous issue date: 2022-11-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cristalinapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, Carina Turk. O papel do professor na educação à distância. ÀGORA, PortoAlegre, Ano 2, jul./dez.2011. ISSN 2175-3792.ALONSO, K. M. Algumas considerações sobre a educação a distância, aprendizagens e agestão de sistemas não presenciais de ensino. In: PRETI, O. Educação a distância:resinificando práticas. Brasília (DF): Liber Livro, 2005, pp. 17-38.ALVES, Rêmulo Maia; ZAMBALDE, André Luiz; & FIGUEIREDO, Cristhiane Xavier.Ensino a Distância. UFLA/FAEPE. 2004.ARETIO, Lorenzo. Para uma Definição de Educação a Distância. TecnologiaEducacional, Rio de Janeiro, v. 16, nº 78-79, p.56-61, set/dez, 1987.BELLONI, Maria Luiza; MARCONI, Mariana de Andrade. Educação a distância/MariaLuzia Bellone. 5. Ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2008 (Coleção educaçãocontemporânea).CARVALHO, Ana Beatriz. O Curso de Licenciatura em Geografia no Âmbito do Por -licenciatura e a Mudança de Paradigma na Formação dos Professores. In: VIIEncontro Nacional da Napege - Espacialidades Contemporâneas, o Brasil, a AmericaLatina e o Mundo, 2007, Niterói.CORTELAZZO E ELISEI, Ângelo Luiz e Cristina de Carvalho Ares. Desempenho dosestudantes de cursos presenciais e a distância no Enade em 2015, 2016 e 2017.Biblioteca digital Scielo.Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/grVFCbvx6XLqt6BXMg6M5WP/?lang=pt#. Acesso em 16 de Setembro de 2021.COSTA, Karla; FARIA, Geniana. EAD – sua origem histórica, evolução e atualidadebrasileira face ao paradigma da educação presencial. ANAIS do Congresso ABED,2008.FAGUNDES, L. A formação de professores na licenciatura presencial e na licenciaturaa distância: semelhanças e diferenças. In: BRASIL, Desafios da Educação a Distância naFormação de Professores. Brasília, DF: SEED, 2006, pp. 67-78.FILHO, Roberto Fragale. Analises dos Parâmetros Legais e Normativos (2003)Giolo, Jaime. A educação a distância e a formação de professores. `Educ. Soc. 29(105)`•`Dez`2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/yQbgDvpr5BmJPwJRqfdvDQb/?lang=pt. KEEGAN, Desmond. Foundations of distance education. 3.ed. London: Routledge, 1996. 15LITWIN, Edith. Educação a Distância – Temas para o debate de uma nova agendaeducativa. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.SACRISTÁN, J. G. Consciência e ação sobre a prática com libertação profissional dosprofessores. In: NÓVOA, A. (Org.). Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1995. p. 63- 91. Soares, Ana Paula. Avaliação Na Modalidade Ead: Tcc Em Prol Da AprendizagemSignificativa No Curso De Pedagogia. Curitiba-PR, 2017. Disponível em:https://repositorio.uninter.com/bitstream/handle/1/123/ANA%20PAULA%20SOARES.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 29 de Setembro de 2022SILVA, Mozart Linhares da. A urgência do tempo: novas tecnologias e educaçãocontemporânea. In: ____ (org.) Novas Tecnologias: educação e sociedade na era dainformática. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.SOUZA, P. N. P. de & SILVA, E. B. Como entender e aplicar a nova LDB: Lei nº9.394/96. São Paulo: Pioneira, 2001.VAILLANT, Denise; MARCELO, Carlos. Ensinando a ensinar: as quatro etapas de uma aprendizagem. Curitiba: UTFPR, 2012.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
dc.titleO LUDICO COMO ELEMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTILpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Lorrana Oliveira Dornelas.pdf264,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de Defesa_Lorrana Oliveira Dornelas.pdf734,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcae_Lorrana Oliveira Dornelas.pdf591,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.