Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3018
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Luciene Pereira da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1783677485381684pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Samara-
dc.contributor.referee2Silva, Sidney-
dc.creatorNogueira, Fernanda Maria de Souza-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/0829630227749702pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-16T17:48:23Z-
dc.date.available2022-11-15-
dc.date.available2022-11-16T17:48:23Z-
dc.date.issued2022-11-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3018-
dc.description.abstractThe present monographic work aroused the curiosity to understand interculturality in the modality of education for young people and adults. Being an education supported by LDB 9394/96 and the Federal Constitution and other legal means. Interculturality in education appears as a pedagogical proposal that seeks to develop relations of cooperation, respect and acceptance, between different cultures and subjects, thus aiming to preserve cultural identities, with the objective of providing the exchange of experiences, and mutual enrichment. Education promotes values such as equality, a sense of community, acceptance and respect for others, respect for human rights or solidarity. Both these principles and the concept of intercultural education are strongly rooted. The bibliographic research was based on publications by cited authors such as Paulo Freire; Figueredo; Coast; Pinto and Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9394/96 of December 20, 1996. The objective of the theme is to reflect and present the Interculturality of the EJA, as complements in the present and future projects of the students. National cultural identities are not subordinated to each other and that all other forms of difference must be respected and the Brazilian people gain from culture.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho monográfico despertou a curiosidade de compreender a interculturalidade na modalidade de educação de jovens e adultos. Sendo uma educação amparada pela LDB 9394/96 e a Constituição Federal e outros meios legais. A interculturalidade na educação aparece como uma proposta pedagógica que busca desenvolver relações de cooperação, respeito e aceitação, entre diferentes culturas e sujeitos, visando dessa forma, preservar as identidades culturais, com o objetivo de propiciar a troca de experiências, e o enriquecimento mútuo. A educação promove valores como a igualdade, o sentido comunitário, a aceitação e o respeito pelo outro, o respeito aos direitos humanos ou à solidariedade. Tanto esses princípios como o conceito de educação intercultural se encontram fortemente enraizados. A pesquisa bibliográfica foi produzida com base em publicações de autores citados como Paulo Freire; Figueiredo; Costa; Pinto e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9394/96 de 20 de dezembro de 1996. O objetivo do tema é refletir e apresentar a Interculturalidade da EJA, como complementos nos projetos presentes e futuros dos estudantes. As identidades culturais nacionais não se subordinam umas às outras e que todas as outras formas de diferença devem ser respeitadas e o povo brasileiro ganha com cultura.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Maria de Souza Nogueira (fernanda.nogueira@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-15T22:49:47Z No. of bitstreams: 2 Fernanda final revisado.doc.PDF: 384507 bytes, checksum: 36b6bf7b73ab9c991d964a1b4cfad19e (MD5) ilovepdf_merged.pdf: 1409968 bytes, checksum: 39d9947a8081555ccd0dc22326ffb1d5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-16T17:48:12Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Fernanda final revisado.doc.PDF: 384507 bytes, checksum: 36b6bf7b73ab9c991d964a1b4cfad19e (MD5) ilovepdf_merged.pdf: 1409968 bytes, checksum: 39d9947a8081555ccd0dc22326ffb1d5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-16T17:48:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Fernanda final revisado.doc.PDF: 384507 bytes, checksum: 36b6bf7b73ab9c991d964a1b4cfad19e (MD5) ilovepdf_merged.pdf: 1409968 bytes, checksum: 39d9947a8081555ccd0dc22326ffb1d5 (MD5) Previous issue date: 2022-11-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Hidrolândiapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInterculturalidadept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectLecionarpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleINTERCULTURALIDADE DA EJA: EDUCAÇÃO É TRANSMISSÃO DE CULTURApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fernanda final revisado.doc.PDFTrabalho Conclusão de Curso375,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de autorização.pdfATA de Defesa - TCAE1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.