Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2988
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Alencar, Diego Pinheiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0272401401068579pt_BR
dc.contributor.referee1Nunes, José Ângelo Gomes-
dc.contributor.referee2Chaves, Davillas Newton de oliveira-
dc.creatorAzevedo, Adriana Bacelar-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7168808713259317pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-14T23:47:46Z-
dc.date.available2022-11-13-
dc.date.available2022-11-14T23:47:46Z-
dc.date.issued2022-10-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2988-
dc.description.abstractThis article analyzes the statistics of attendance in Early Childhood Education in the municipality of Jussara, in the pedagogical, organizational and preventive aspects within the school unit from the perspective that childhood must be recognized within the social dynamics for a better understanding that the child is responsible in the construction of its development in response to the concepts outlined by the democratic precepts established by the Law of Directives and Bases of Education (LDB n. 9394/1996). Therefore, this article aims to make a retrospect of the evolution of the offer and the access of the child to Early Childhood Education aiming at a sampling of the attendance in the day care centers and preschools, in the municipality of Jussara and if these constitute a democratic space and access to all. . The methodology used was a bibliographic survey, in loco research, it is concluded that the situation is still unsatisfactory, especially when it comes to public schools that serve children from less favored social classes.pt_BR
dc.description.resumoEsse artigo analisa as estatísticas do atendimento na Educação Infantil no município de Jussara, nas vertentes pedagógicas, organizacionais e preventivas dentro da unidade escolar a partir da perspectiva de que a infância deve ser reconhecida dentro da dinâmica social para melhor compreensão de que a criança é responsável na construção de seu desenvolvimento em resposta aos conceitos delineados pelos preceitos democráticos estabelecidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB n. 9394/1996). Portanto, este artigo tem como objetivo fazer um retrospecto da evolução da oferta e do acesso da criança à Educação Infantil objetivando uma amostragem do atendimento nas creches e pré-escolas, do município de Jussara e se essas constituem em espaço democrático e de acesso a todos. A metodologia utilizada foi levantamento bibliográfico, pesquisa in loco, conclui-se que a situação ainda é insatisfatória, especialmente quando se trata das escolas públicas que atendem crianças de classes sociais menos favorecidas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Adriana Bacelar Azevedo (adriana.bacelar@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-13T22:51:43Z No. of bitstreams: 1 ilovepdf_merged (3).pdf: 1216822 bytes, checksum: d22fea4dd31429132d3887c16131eaa8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-14T23:45:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ilovepdf_merged (3).pdf: 1216822 bytes, checksum: d22fea4dd31429132d3887c16131eaa8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-14T23:46:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ilovepdf_merged (3).pdf: 1216822 bytes, checksum: d22fea4dd31429132d3887c16131eaa8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-14T23:47:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ilovepdf_merged (3).pdf: 1216822 bytes, checksum: d22fea4dd31429132d3887c16131eaa8 (MD5) Previous issue date: 2022-10-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectDesigualdade Socialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLARpt_BR
dc.titleOS IMPACTOS DAS DESIGUALDADES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTILpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Adriana Bacelar Azevedo.pdfTermo de Ciência e de Autorização, Ata de Defesa de trabalho de Curso e TCC1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.