Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2945
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Benício, Edgard Ricardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5190158341527254pt_BR
dc.contributor.referee1Machado, José Henrique Rodrigues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9613638157766770pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Adriana Lira da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7267303191133079pt_BR
dc.creatorFrança, Zenobia Teodoro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8800298613202326pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-10T17:25:06Z-
dc.date.available2022-11-17-
dc.date.available2022-11-10T17:25:06Z-
dc.date.issued2022-10-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2945-
dc.description.abstractPlaying is one of the possibilities of the ludicity that is linked to childhood and is present in the day-to-day life of every child, making possible the construction of their own knowledge. The importance of addressing the theme ludicity is that children's games should be considered both in the educational environment and in family relationships, since working the playful helps in the learning and development of the child, and makes a pleasant and natural learning. The main objective of this article is to understand how playful can be essential for the development of skills and competencies to be acquired by children from a young level, in their learning process. It is a bibliographical research to deepen the knowledge of the theme addressed, in order to collect information from authors who addressed this theme. The following descriptors were used to search for articles in this study: Playful, Early Childhood Education; Learning, and Child Development. Articles were published from 2021 to 2022, especially on the Google Academic Portal. The main references for the construction of this article were PIAGET (1971), (1998) KISHIMOTO (1996), (2006), and BNCC. The results show that the playful promotes in Early Childhood Education an educational practice of knowledge, rules, and socialization, which contribute to the mediation of the teaching and learning process of the child.pt_BR
dc.description.resumoO brincar é uma das possibilidades da ludicidade que está ligado à infância e se faz presente no dia a dia de toda criança, tornando possível a construção do seu próprio conhecimento. A importância em abordar o tema ludicidade é que, as brincadeiras das crianças devem ser consideradas tanto no ambiente educacional quanto nas relações familiares, haja visto que trabalhar o lúdico auxilia na aprendizagem e no desenvolvimento da criança, e torna uma aprendizagem prazerosa e natural. O objetivo principal deste artigo é compreender como o lúdico pode ser essencial para o desenvolvimento de habilidades e competências a serem adquiridas pelas crianças desde pequenas, em seu processo de aprendizagem. É uma pesquisa bibliográfica para aprofundar o conhecimento do tema abordado, a fim de coletar informações de autores que abordaram o referido tema. Utilizou-se dos seguintes descritores para a busca de artigos deste estudo: Lúdico, Educação Infantil; Aprendizagem, e Desenvolvimento Infantil. Foram artigos publicados no período de 2021 a 2022, especialmente, no Portal Google Acadêmico. Os principais referenciais para a construção deste artigo foram PIAGET (1971), (1998) KISHIMOTO (1996), (2006), e a BNCC. Os resultados evidenciam que o lúdico promove na Educação Infantil uma prática educacional de conhecimentos, regras, e socialização, que contribuem para a mediação do processo de ensino e aprendizagem da criança.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Zenobia Teodoro França (zenobia.franca@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-10T13:41:30Z No. of bitstreams: 4 ARTIGO FINAL TCC.pdf: 1260121 bytes, checksum: 6d5c7046b483b4700e43d25c0ec32d8f (MD5) ficha_221110_083151.pdf: 23096 bytes, checksum: 79f4256d50f87c043f508be66c29d702 (MD5) 1_5143424238350238339_221110_100600.pdf: 687961 bytes, checksum: bc689671b1eb46d385e3c4db2087c645 (MD5) 1_5032805053539287748_221110_095544.pdf: 708795 bytes, checksum: a08752b42af11d1c665145b2bb43e84a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Julio Heber Camargo Silva (julio.heber@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-10T17:21:36Z (GMT) No. of bitstreams: 4 ARTIGO FINAL TCC.pdf: 1260121 bytes, checksum: 6d5c7046b483b4700e43d25c0ec32d8f (MD5) ficha_221110_083151.pdf: 23096 bytes, checksum: 79f4256d50f87c043f508be66c29d702 (MD5) 1_5143424238350238339_221110_100600.pdf: 687961 bytes, checksum: bc689671b1eb46d385e3c4db2087c645 (MD5) 1_5032805053539287748_221110_095544.pdf: 708795 bytes, checksum: a08752b42af11d1c665145b2bb43e84a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Julio Heber Camargo Silva (julio.heber@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-10T17:24:54Z (GMT) No. of bitstreams: 4 ARTIGO FINAL TCC.pdf: 1260121 bytes, checksum: 6d5c7046b483b4700e43d25c0ec32d8f (MD5) ficha_221110_083151.pdf: 23096 bytes, checksum: 79f4256d50f87c043f508be66c29d702 (MD5) 1_5143424238350238339_221110_100600.pdf: 687961 bytes, checksum: bc689671b1eb46d385e3c4db2087c645 (MD5) 1_5032805053539287748_221110_095544.pdf: 708795 bytes, checksum: a08752b42af11d1c665145b2bb43e84a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-10T17:25:06Z (GMT). No. of bitstreams: 4 ARTIGO FINAL TCC.pdf: 1260121 bytes, checksum: 6d5c7046b483b4700e43d25c0ec32d8f (MD5) ficha_221110_083151.pdf: 23096 bytes, checksum: 79f4256d50f87c043f508be66c29d702 (MD5) 1_5143424238350238339_221110_100600.pdf: 687961 bytes, checksum: bc689671b1eb46d385e3c4db2087c645 (MD5) 1_5032805053539287748_221110_095544.pdf: 708795 bytes, checksum: a08752b42af11d1c665145b2bb43e84a (MD5) Previous issue date: 2022-10-28en
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Hidrolândiapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectEarly Childhood Educationpt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectLudicpt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectTeaching and learningpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAOpt_BR
dc.titleA IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTILpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO FINAL TCC.pdf1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ficha_221110_083151.pdfFicha Catalográfica22,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
1_5143424238350238339_221110_100600.pdfTCAE671,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
1_5032805053539287748_221110_095544.pdfAta de Defesa692,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.