Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2887
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Issa, SIlva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2594855396838175pt_BR
dc.creatorFlorinda, Rafaela-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6272443023500213pt_BR
dc.date.accessioned2022-10-21T20:55:19Z-
dc.date.available2022-10-21-
dc.date.available2022-10-21T20:55:19Z-
dc.date.issued2022-10-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2887-
dc.description.abstractEarly Childhood Education is the stage of basic education, where children are encouraged to exercise their cognitive and motor capacity, in order to develop their skills and make discoveries about themselves and the environment around them. The integral development of the child is influenced by the context in which the child is inserted, so the importance of caring about stimulation appropriately for the development of the child's abilities. Based on the supporting documents of Early Childhood Education, this article aims to highlight the role of Base Nacional Comum Curricular (BNCC) in the importance of playing for teaching learning in Early Childhood Education. This study is a bibliographic review, based on a descriptive qualitative approach of exploratory nature using authors who approach the theme, with main basis in Vygotsky's works. The documents governing Early Childhood Education were also used, with emphasis on the BNCC. Given the objectives of the research, the results are based primarily on the BNCC, thus presenting the contributions of BNCC to play in Early Childhood Education. The study contributes to understand the development of cognitive abilities (logical-mathematical, interpretive) and the social, affective, ethical and cooperative in Early Childhood Education. As well as, it also contributes to teachers who work and will act in Early Childhood Education and must implement the new requirements of this document in their classes, and understand how play is inserted within the BNCC.pt_BR
dc.description.resumoA Educação Infantil (EI) é a etapa da educação básica, onde as crianças são estimuladas a exercitar sua capacidade cognitiva e motora, com o intuito de desenvolver suas habilidades e fazer descobertas sobre si e sobre o meio que lhe rodeia. O desenvolvimento integral da criança é influenciado pelo contexto em que a criança está inserida, por isso a importância de se preocupar com a estimulação de forma adequada para o desenvolvimento das habilidades da criança. O brincar na EI de acordo com a BNCC, amplia conhecimentos, estimula a imaginação e a criatividade, possibilita experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas e sociais. Este artigo tem por objetivo compreender como último documento trata o brincar na Educação Infantil. É um estudo de revisão bibliográfica, de cunho qualitativo, descritivo e exploratório utilizando-se de autores que abordam a temática, tendo como principal embasamento Vygotsky. Também foram utilizados os documentos que regem a EI, com destaque na BNCC. Visto os objetivos da pesquisa, os resultados são baseados, prioritariamente, na BNCC, apresentando assim, as proposições da BNCC para o brincar na EI. O estudo contribui para compreender o brincar no desenvolvimento das capacidades cognitivas (lógico-matemático, interpretativo) e o social, afetivo, ético e cooperativo na EI. Assim como, também contribui com os professores que atuam e atuarão na EI e devem implantar as novas exigências do referido documento em suas aulas, e compreender como o brincar é instituído de acordo com a BNCC.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafaela Cristina Pereira Florinda (rafaela.cristina@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-10-21T14:25:20Z No. of bitstreams: 1 tcc_Rafaela Cristina Pereira Florinda.pdf: 743944 bytes, checksum: 97ef624873965101d38c08c51c29901c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Poliana Ribeiro Dourado (poliana.ribeiro@ifgoiano.edu.br) on 2022-10-21T20:54:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_Rafaela Cristina Pereira Florinda.pdf: 743944 bytes, checksum: 97ef624873965101d38c08c51c29901c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Poliana Ribeiro Dourado (poliana.ribeiro@ifgoiano.edu.br) on 2022-10-21T20:55:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_Rafaela Cristina Pereira Florinda.pdf: 743944 bytes, checksum: 97ef624873965101d38c08c51c29901c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-21T20:55:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc_Rafaela Cristina Pereira Florinda.pdf: 743944 bytes, checksum: 97ef624873965101d38c08c51c29901c (MD5) Previous issue date: 2022-10-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBrincarpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Integralpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL CONSOANTE COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULARpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Rafaela Cristina Pereira Florinda.pdf726,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.