Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2835
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Andrade, Rosivânia da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8388450058691001pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Viana, Diego Carvalho-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9042875660561395pt_BR
dc.contributor.referee1Barboza, Renata Joaquina de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7709319727429180pt_BR
dc.contributor.referee2Nascimento, Ayrton Matheus da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2133681906638163pt_BR
dc.creatorFreitas, Maykelly Almeida-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1282992308227045pt_BR
dc.date.accessioned2022-10-11T01:06:00Z-
dc.date.available2022-10-08-
dc.date.available2022-10-11T01:06:00Z-
dc.date.issued2022-09-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2835-
dc.description.abstractThe teaching in Early Childhood Education is very important for the development of the human being and for the knowledge of the world and collaborates with motor, psychic and psychomotor development. Through the production of resources, one can develop pedagogical activities similar to the didactic resources existing in the market, which allow the child to feel the concept and visualize what one wants to teach. Considering schools with few resources, the production of low-cost teaching materials and/ or from the use and recycling facilitates the teaching-learning of children who live precariously. From research in annals and magazines and according to the eed to present the contents, the objective is to bring an Exploratory Qualitative Research about the production of pedagogical materials to be used in early childhood education and vowels, consonants, alphabet, colors, geometric shapes and musicalization, noting the importance of reusing consumer goods for the preservation of the planet’s ecosystem. Thus, the objective was to identify the types of pedagogical materials that can assist in the synthesis of teaching in Early Childhood Education and the results were the combination of didactic resources and their representations by figures, facilitating the understanding of different resources as a teaching instrument, detailing how they should be used. It was concluded that teaching materials are fundamental for visualization and handling, however, the teacher must know how to mediate and produce and, from this, develop environmental awareness in children.pt_BR
dc.description.resumoO ensino na Educação Infantil é muito importante para o desenvolvimento do ser humano e para o conhecimento do mundo e colabora com o desenvolvimento motor, psíquico e a psicomotricidade. Através da produção de recursos, se pode desenvolver as atividades pedagógicas semelhantes aos recursos didáticos existentes no mercado, os quais permitem que a criança possa apalpar o conceito e visualizar o que se quer ensinar. Considerando as escolas com poucos recursos, a produção de materiais pedagógicos de baixo custo e/ou a partir do aproveitamento e reciclagem facilita o ensino-aprendizagem das crianças que vivem de forma precária. A partir de pesquisas em anais e revistas e de acordo com a necessidade de apresentar os conteúdos, objetiva-se trazer uma Pesquisa Qualitativa Exploratória acerca da produção de materiais pedagógicos a serem utilizados na Educação Infantil e introduzir os números, as vogais, as consoantes, o alfabeto, as cores, formas geométricas e musicalização, observando a importância de reutilizar bens de consumo para a preservação do ecossistema do planeta. Assim, objetivou-se identificar os tipos de materiais pedagógicos que possam auxiliar na sintetização do ensino na Educação Infantil e os resultados foram a junção de recursos didáticos e as suas representações por figuras, facilitando a compreensão de forma decorrida a diferentes recursos como instrumento de ensino, detalhando como devem ser utilizados. Concluiu-se que os materiais de ensino são fundamentais para a visualização e manuseio, porém, o professor deve saber mediar e produzir e, a partir disto, desenvolver a consciência ambiental nas crianças.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Maykelly Almeida Freitas (maykelly.freitas@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-10-08T21:00:30Z No. of bitstreams: 1 tcc_Maykelly Freitas.pdf: 868627 bytes, checksum: 2ecfa14e4f91c65f6ce0c0bf62a19e85 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-10-11T01:03:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_Maykelly Freitas.pdf: 868627 bytes, checksum: 2ecfa14e4f91c65f6ce0c0bf62a19e85 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-11T01:06:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc_Maykelly Freitas.pdf: 868627 bytes, checksum: 2ecfa14e4f91c65f6ce0c0bf62a19e85 (MD5) Previous issue date: 2022-09-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesBRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. 4. ed, Brasília: Senado Federal, 2020. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/572694/Lei_diretrizes_bases_4ed.pdf?se quence=1&isAllowed=y. Acesso em: 04 de outubro de 2021. _____. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acesso em: 16 de outubro de 2021. _____. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 03 de outubro de 2021. CARVALHO, A. M.; GOMES, P. L. D.; ALVES, M. M. F. Brincar e Educação: concepções e possibilidades. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 10, n.2, p. 11-15, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pe/a/kFpV5sBMYhTLMw39wXfyJ6M/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 16 de out. de 2021. CAVALCANTE, E. D.; FERREIRA, M. C. P. L. O lúdico para Maria Montessori. 2021. Disponível em: http://45.4.96.19/bitstream/aee/18150/1/Estela.pdf. Acesso em: 13 de setembro de 2021. FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 2ª ed. São Paulo: Artmed, 2017. GIL, A. C. Como elaborar um projeto de pesquisa. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2017. GONÇALVES, A. G.; BRACCIALLI, L. M. P. Utilização de recursos pedagógicos por professores da educação infantil. Pensar a Prática, v. 17, n. 2, 2014. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/24290/16797. Acesso em 13 de setembro de 2021. KAUFMANN, C. A arte-educação contribuindo para a educação ambiental mediante a utilização de materiais alternativos/sucata no processo pedagógico. Unoesc & Ciência- ACHS, v. 5, n. 1, p. 7-14, 2014. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/235124775.pdf. Acesso em: 13 de setembro de 2021. KISHIMOTO, T. M. Brinquedos e materiais pedagógicos nas escolas infantis. Educação e Pesquisa, v. 27, p. 229-245, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/F8tRTphWbLFsWKhmJpNnZkt/?lang=pt&format=pdf. Acesso em 13 de setembro de 2021. LIMA, E. M. D. A utilização dos métodos de recursos visuais na contação de histórias para as crianças surdas. Universidade Federal de Uberlândia (UFU), 2011. Disponível em: http://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/wpcontent/uploads/2014/11/827.pdf. Acesso em 24 de mar. de 2022. LIMA, M. B. de. Sucata como recurso didático: despertar da imaginação e criação na infância. 2011. 101 f. Trabalho de Conclusão de Curso, Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2011. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/2221/1/2011_MairaBarbosadeLima.pdf. Acesso em: 13 de setembro de 2021. MELO, J. M. D. et al. Educação Infantil no Método Montessori. Revista Saúde e Educação, v. 4, n. 2, p. 94-105, 2019. Disponível em: https://ojs.fccvirtual.com.br/index.php/REVISTA- SAUDE/article/view/351/284. Acesso em: 13 de setembro de 2021. MELO, M. F. Mapeamento dos aspectos afetivos que influenciam e dificultam a aprendizagem a partir do uso de ferramentas pedagógicas produzidas por egressos do mestrado profissional de ensino de ciências na Amazônia. 2012. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia, Escola Normal Superior, Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2012. Disponível em: https://docplayer.com.br/79502537-Marlucia-ferreira-melo.html. Acesso em: 13 de setembro de 2021. NILES, R. P.; SOCHA, K. A importância das atividades lúdicas na Educação Infantil. Ágora: Revista de divulgação científica, v. 19, n. 1, p. 80-94, 2014. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/agora/article/view/350#:~:text=Percebe%2Dse%20q ue%20o%20l%C3%BAdico,educar%2C%20sabendo%20que%20isto%20n%C3%A3o. Acesso em: 13 de setembro de 2021. OLIVEIRA, J. A.; CONTE, E. Musicalização na Educação Infantil-Vem cantar e dançar, no berçário cantarolar. In: SEFIC UNILASALLE - A pesquisa e o respeito à diversidade, 2017, Canoas. Anais [...]. Canoas, LASALLE, 2017. Disponível em: https://anais.unilasalle.edu.br/index.php/sefic2017/article/view/647/584. Acesso em 24 de março de 2022. OLIVEIRA, V. S. C. et al. PRODUÇÃO DE JOGOS PEDAGÓGICOS COM USO DE SUCATAS. In: Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental, 11., 2020, Vitória. [...] Anais. Vitória, 2020. p. 01-05. Disponível em: https://www.ibeas.org.br/congresso/Trabalhos2020/VII-003.pdf. Acesso em: 13 de setembro de 2021. PACHECO, M. J. C. Aprender através de recursos didáticos na educação pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico: reflexão sobre a promoção de aprendizagens ativas e significativas. 2013. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Departamento de Ciências da Educação, Universidade de Açores, Ponta Delgada, 2013. Disponível em: https://repositorio.uac.pt/bitstream/10400.3/2296/1/DissertMestradoMarinaJesusCorreiaPache co2013.pdf. Acesso em: 13 de setembro de 2021.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectRecursos Didáticospt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titlePRODUÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS DE BAIXO CUSTO PARA A EDUCAÇÃO INFANTILpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Maykelly Freitas.pdf848,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.